Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

28 de julho de 2009

Conversa de Adultos

manhunt Alexandre Taú ataca novamente. Depois de um excelente artigo sobre liberdade de expressão, ele retorna com outra ótima matéria no Gamerview: "O que são jogos adultos?". Finalmente, alguém escreveu exatamente o que eu penso sobre os jogos supostamente "adultos" e sua fixação juvenil em sexo e violência. Confira abaixo alguns trechos:

"(…) Tudo bem, o Wii não tem tanto jogo de classificação etária alta, mas dar como exemplo de jogo adulto GTA IV foi algo que realmente me deixou com a impressão que ele não tinha a menor idéia do que estava falando.

Claro, pode ser coisa minha. Afinal de contas, estamos falando de um videogame onde você joga como um criminoso, matando, roubando carros e outras coisas, tanto que o jogo tem uma classificação “M” (Mature Only) nos EUA e “18″ na Europa. Mas acho que a definição “jogos para adultos” é algo muito diferente de “jogos adultos”.

Pode parecer apenas uma questão semântica, mas não é. “Para adultos” significa que tem cenas ou falas sobre temas de tabu (violência, sexo, drogas). Já “adulto” significa algo com discernimento e inteligência, capaz de discutir temas complicados e relevantes. Em outras palavras: um filme pornô é “para adultos”, apesar de ter um argumento que muitas vezes se resume a “entregador leva pizza a casa de gostosa ninfomaníaca”. Agora, para algo ser “adulto”, tem de ser inteligente."

E Alexandre Taú segue comparando jogos famosos, como God of War, Legend of Zelda e Manhunt. Não deixe de ler a matéria completa e acompanhar os comentários. Parece que o único erro de Taú foi colocar o "maior jogo de todos os tempos" na berlinda. Como eu ainda não joguei GTA IV (e, estranhamente, não me sinto muito empolgado), prefiro não opinar, ainda que a crítica dele se encaixe como uma luva no distante GTA III. 

Ouvindo: Björk - Hope (Co-Produced By Timbaland)

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning