Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

31 de maio de 2009

Jogando Resident Evil 4 com o Mouse

Resident Evil 4ATUALIZAÇÃO (26/11/2011):  O site oficial do MouseAim saiu do ar. Os arquivos agora estão hospedados no Retina Desgastada.

Desde que eu comentei minhas desventuras com a versão para PC de Resident Evil 4, uma grande quantidade de visitantes tem caído nesse blog vindos de mecanismos de buscas procurando a resposta para a grande questão: como adicionar suporte ao mouse no jogo. Decidi, então, instalar o jogo no computador de casa e correr atrás da resposta. É possível. É um serviço sujo, complicado, mas é possível. E compensa. Compensa MUITO!

Por mais estúpido que possa parecer, eu descobri que havia perdido meu serial number do jogo. Por mais que eu procurasse, eu não encontrava minha revista Fullgames em lugar nenhum. Uma pesquisa de cinco minutos no Google e eu já estava de posse de uma chave nova, válida e pirata. O que, infelizmente, comprova que estes números só servem mesmo para complicar a vida de quem adquire o jogo legalmente (e perde a revista...). Eu mal podia imaginar, entretanto, que minha jornada pelo lado negro do copyright estava apenas começando.

Passo a Passo para Habilitar o Mouse:

  1. A versão de Resident Evil 4 vendida pela Fullgames nas bancas de jornais é a versão Européia do jogo. Não confundir com a versão americana e muito menos com a versão japonesa, conhecida como Biohazard 4. Antes de qualquer coisa, baixe e instale o patch oficial da versão correta em http://patches.ubi.com/resident_evil_4/resident_evil_4_1.10_eur.exe. A instalação é demorada, mas corrige diversos bugs e dá uma pequena melhorada nos aspectos gráficos do jogo. O mais importante é que ela atualiza os arquivos executáveis do jogo para o MouseAim.
  2. A modificação que habilita o mouse no jogo é totalmente não-oficial e não autorizada pela Capcom. Os arquivos necessários e instruções completas estavam disponíveis em http://www.mouseaim.net.tc/, mas o site está fora do ar.
  3. ATENÇÃO: MouseAim não é compatível com a versão americana do jogo e tampouco com a japonesa.
  4. ATENÇÃO: MouseAim não é compatível com a versão européia legalizada do jogo. Isso mesmo que você leu: o executável legal de Resident Evil 4 possui proteções de segurança que, além de verificarem que você está com o DVD no drive, também impedem que o MouseAim funcione corretamente.
  5. Você irá precisar encontrar na Internet algum tipo de versão "craqueada" do executável game.exe do jogo. Uma vez que eu comprei o jogo e que tanto a Capcom quanto a Fullgames estão com o meu dinheiro agora, imagino que não estou infringindo nenhuma ética, mas esse terreno é pantanoso. Por razões óbvias, eu não fornecerei nenhum tipo de link para este arquivo. O autor do MouseAim recomenda o release do grupo Hatred (e eu comprovo que funciona), mas encontrá-lo é por sua conta.
  6. Caso você encontre o executável (cuidado com vírus!), apenas substitua o original pelo novo na pasta de instalação do jogo. Se preferir, faça uma cópia de backup do original com outro nome qualquer como game_original.exe. O importante é que a versão "craqueada" esteja com o nome de game.exe.
  7. Baixe e descompacte o arquivo do MouseAim 2.0 na pasta de instalação do Resident Evil 4. Ele irá criar um executável chamado de loader.exe.
  8. Execute o loader.exe.
    mouseaim
  9. Configure ao seu gosto. Todas as opções básicas estão adequadas, com a possível exceção de "Aiming Sensitivity", que pode ser bem menor que 9999.0. Eu experimentei apenas 100.0 e fiquei satisfeito. Não mexa em mais nada e clique em Exit.
  10. Baixe a correção do MouseAim para a versão 1.1 de Resident Evil 4. Descompacte o arquivo na pasta de instalação do jogo e você terá um arquivo chamado de DInput8.dll. Este arquivo alterado é fundamental para o perfeito funcionamento do MouseAim com a versão 1.1 do jogo. Infelizmente, ele invalida o uso do SetupTool.exe, que é justamente o programa que configura o teclado do Resident Evil 4!
  11. Para configurar as teclas do teclado, renomeie o DInput8.dll para qualquer coisa, rode o SetupTool.exe, salve as configurações, feche e devolva o arquivo renomeado ao seu nome original. Como, normalmente, você só irá configurar o teclado uma única vez, não chega a ser um incômodo.
  12. ATENÇÃO: Não rode o SetupTool a partir do loader.exe do MouseAim. Um dos dois não irá funcionar: ou você está com o DInput8.dll alterado e o SetupTool vai dar erro de buffer ou você está sem ele e o suporte a Mouse não será ativado.
  13. Abra o loader.exe novamente e clique em "Load Game". Pronto! Agora você tem um (i)legítimo Resident Evil 4 rodando com suporte a mouse!
Tanto trabalho faz diferença na hora de jogar para aqueles que, como eu, cresceram acostumados com a matadora combinação de Mouse + WASD. Não muda o fato de que você ainda precisa apertar quatro botões para pegar um objeto dentro de uma caixa, mas já ajuda a diminuir a má-vontade inicial contra o jogo. Em breve, uma nova análise de Resident Evil 4, agora sob uma nova perspectiva.

Ah, sim. Obrigado por nada, Capcom!

P.S.: Mais algumas boas dicas de mods nos comentários, cortesia do Jefferson.

Ouvindo: Welle- Erdball - Ich bin nicht von dieser Welt

17 comentários:

Jefferson disse...

C. Aquino, arpoveitando o ensejo dos mods, conhece o mod de texturas em alta resolução?

Separei alguns links para você dar uma olhada. Vale a pena.

http://www.rage3d.com/board/showthread.php?t=33894563

http://www.neoseeker.com/forums/1802/t910319-resident-evil-4-pc-bundle-pack-improved-graphics-mouse-support-etc/#2

Esse aqui parace que é só pra ambient occlusion

http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=251888

e aqui por fim o famoso ENB Series do Boris Vorontsov.

http://boris-vorontsov.narod.ru/index_en.html

Jefferson disse...

Aquino, mandei essa mesma mensagen agora a pouco, mas não sei se você recebeu.

Conhece o mod de textura de alta resolução? Um maluco "ripou" as textura do RE4 do Game Cube e portou para o PC, fica muito bom. Vale a pena conferir.

http://www.rage3d.com/board/showthread.php?t=33894563

http://www.neoseeker.com/forums/1802/t910319-resident-evil-4-pc-bundle-pack-improved-graphics-mouse-support-etc/#2

E por último o famoso ENB Series do Boris Vorontsov que adiciona profundidade de campo e algumas melhorias gráficas.

http://boris-vorontsov.narod.ru/index_en.html

Jefferson disse...

Achei mais =]

http://z6.invisionfree.com/Resident_Evil_4_PC/index.php?showtopic=1631

C. Aquino disse...

Valeu pelas dicas, Jefferson! Eu estava segurando alguns desses mods para incluir em outro post, mas já vou adiantando que gostei muito do mod de alta resolução. O ENB Series prometia muito mas não ficou legal aqui na máquina.... Os demais, eu vou analisar, embora eu tenha meio que desistido de Resident Evil 4.

Anônimo disse...

MAN VLW GRASSAS AO SITE EU JA TO QUASE FEXANDO O GAME COM O MUOSE VLW!

E PARABENS PELO SITE!

Anônimo disse...

Eu consegui colocar pra jogar com o mouse, mas as configurações do teclado continuam as mesma, e eu já tentei mudar. Como que faz?

bruno_kuhnen disse...

oi alguem tem o link do mouseaim?
desde ja fico grato

Anônimo disse...

O que seria esse SetupTool.exe ... e outra coisa o patch eu não consegui instalar pq?

Robson Dourado disse...

como faço para revalidar o setuptoll, nao consigo jogar mais em fullscrem... Por favor me ajud !

C. Aquino disse...

Robson, tente o passo 11 novamente para fazer o Setuptool.exe voltar a funcionar!

João Vitor disse...

veleu esse site é muito bom!

Anônimo disse...

quando clico em load game da CreateProcess failed with 2

Cleusa A. Melfior disse...

No meu diz : No game is requiring an update is installed on this computer o qu eu fa'co ? s'o posso clicar em ok :(

jhoninho sa disse...

O meu RE4 nao tem o setuptool,o que eu faço

Unknown disse...

Alguém me ajuda quando eu vou instalar o patch fala : installation destination is not found. Alguem me ajuda ?

Anônimo disse...

O alguém me ajuda aq quando tento instalar o patch da erro me ajuda !!!!!!

Its My Sim Tv disse...

Funcionou blz, mas tem um problema, o Joystick parou de funcinar.. tem como fazer os 2 pegarem juntos?

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity