Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

4 de abril de 2009

Duke Nukem: Quem é Rei Nunca Perde a Majestade!

Duke Nukem Quanto mais eu jogo Duke Nukem 3D, mais eu me empolgo. Apesar de ter instalado outros títulos na máquina, ele continua lá, disponível para uma sessão ou outra para me livrar de algumas decepções recentes (leia-se Lost:  Via Domus, Crysis, Resident Evil 4...). Apesar de estar jogando desde Janeiro, a dificuldade desafiadora me impede de concluir, mas não me impede de me divertir como se aquele verão de 1997 nunca tivesse terminado! Por enquanto, fechei os dois primeiros episódios, estou na metade do terceiro e no penúltimo nível do quarto. Mais dia ou menos dia e Duke Nukem 3D será uma boa lembrança na minha trajetória.

Meu deslumbre com um jogo lançado dez anos atrás não é um caso isolado de jogador nostálgico. Na verdade, a franquia Duke Nukem nunca esteve tão viva na mente dos jogadores quanto agora.

Duke Nukem Está Vivo!

Em setembro do ano passado, uma versão turbinada do jogo foi disponibilizada por 800 pontos na rede Xbox LIVE, com estrondoso sucesso! Minha inveja dos donos do console foi forte, uma vez que a 3D Realms caprichou em novas funcionalidades que seriam muito bem-vindas no PC:

  • Clipes Compartilhados: Toda vez que o jogador joga uma partida single ou multiplayer, um clipe de vídeo é gravado! Estes clipes podem ser assistidos a qualquer momento ou compartilhados com amigos que possuem o jogo.
  • Rebobine o jogo! Como Duke Nukem 3D é um jogo bem mais difícil que esses FPSs moderninhos, a 3D Realms acrescentou a possibilidade de "voltar a cena" quando você morre. É possível reverter desde os últimos dez segundos de ação até dez minutos no passado e voltar ao jogo como se nada tivesse acontecido. Isso não impede o jogador de seguir salvando no ponto em que desejar. Eu acho muita moleza, mas reconheço que é uma grande idéia.
  • Galeria de imagens exclusivas: enquanto você vai avançando no jogo, você vai destravando conteúdo extra, como artes conceptuais jamais vistas e outros detalhes da produção do título.
  • Suporte ao Xbox 360: habilita suporte a Bilinear Filtering, motion blur, controle vibratório, Xbox LIVE Vision Camera para partidas multiplayer e mais.

Confira abaixo o trailer do lançamento:

Mas... Eu Não Tenho um Xbox, Tio!

Duke Nukem 3D Para desespero dos jogadores de PC, Duke Nukem 3D não roda nativamente em Windows XP ou Windows Vista. Ele utiliza o mesmo motor gráfico de Blood, e todos sabem como é difícil conseguir Blood rodando no Windows XP.

Para piorar a situação de nós brasileiros, o jogo teve sua venda proibida desde 1999, depois do infeliz incidente do maníaco do shopping. Hoje, um adulto, pagador de impostos, pai de família, membro do sindicato, bom moço, profissional respeitado, não pode entrar em uma loja no Brasil e comprar Duke Nukem 3D com seu dinheiro ganho honestamente. Tudo por que um time de advogados tentou argumentar que o assassino Mateus da Costa Meira estava sob "influência" do jogo quando cometeu seu crime e, portanto, não poderia ser julgado culpado, merecendo tratamento em uma instituição mental. Sensatamente, o juiz do caso não caiu nessa conversa e mandou o atirador para a cadeia por 120 anos em 2004. Insensatamente, outro juiz achou na época que proibir o jogo até que seria uma "boa idéia".

O que fazer, então? Antes que você pense em apelar para a pirataria, saiba que, por míseros 6 dólares, seus problemas estão todos resolvidos. Sai mais barato que um jogo de banca de jornais. Quem traz essa solução é o excelente serviço de distribuição digital GOG (Good Old Games), especializado em ressuscitar jogos antigos, modificá-los para rodar em máquinas modernas e vendê-los legalmente a preços camaradas.

Com apenas 27MB de download, Duke Nukem 3D legal e completo pode ser comprado aqui. Esta é a versão definitiva do título, a Atomic Edition, com todos os patches instalados e o quarto episódio extra, que não existia na versão original e traz novas armas e alienígenas. Depois de comprar o jogo, você ainda terá acesso a conteúdo exclusivo para clientes GOG, como o manual oficial, artes do jogo, tons SMS de Duke Nukem (!), papéis de parede em alta resolução e avatares.

E o melhor: GOG garante que todos os seus jogos rodam em Windows XP e Vista! Confira abaixo o trailer do lançamento do jogo no serviço:

Infelizmente, os incrementos da versão do Xbox vão continuar exclusivos do console por um tempo. Mas a turma do PC não precisa mais ficar chorando pelos cantos, reclamando que não tem como jogar.

Ouvindo: New Found Glory - Head on Collision

Um comentário:

Zimbabwe Christie disse...

Retina Desgastada:
Encontrei essa página hoje através de buscas sobre meu clássico jogo predileto de todos os tempos, DUKE NUKEM 3D (incluo nisso a oportunidade de seguir toda a trajetória do herói, desde os jogos I e II (projetados em 2D, ainda pela Apogee), até o Plutonium Pack, sem deixar de fora o Manhattan Project. Tudo isso, só pra dizer como sou fãnzasso.
Pela excelência de informações e boas críticas contidas neste blog, já o salvei em Favoritos.
E gostaria de uma informação: baixei o pacote completo dessa versão de DN renderizada em High Definition (que correu pela net nos últimos anos) e fiquei metade satisfeito, pois não consegui realizar uma partida Multiplayer...
Na verdade, não tenho ideia de como fazer isso! É possível jogar DukeMatch Online através dessa versão? Por favor, diga que sim... E qual é a melhor maneira de se fazer?
Sinto muitíssimo pelo encerramento da 3DRealms. E mais ainda pelo DN Forever ter sido responsável pela falência da empresa...
Grato pela atenção. Parabéns pelo blog!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity