Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

10 de abril de 2009

Conexão Moscou

Após passar um bom tempo sem ir ao jornaleiro, eis que eu descubro que a Digerati voltou a atacar e despejou lançou um pack de dois jogos nas bancas, ao preço combinado de R$19,90: You Are Empty e Hard Truck Apocalypse. O acabamento do dito "pacote" não deixa enganar que o "lançamento" se trata de encalhe (mal) reembalado e com desconto. Encontrei em um canto da banca uma caixa de papelão com uns dez exemplares pegando poeira, claro sinal de que o material poderia voltar para os galpões da editora. A pergunta é: apesar da precariedade da publicação, os jogos valem a pena?

You Are Empty esteve por um tempo em minha lista de possíveis aquisições depois que eu andei pesquisando um pouco no Mobygames. Por eu ter um certo fascínio por jogos exóticos e subestimados, o estranho jogo russo sobre mutações e distopia exerceu um certo apelo em mim. A história se passa em um passado alternativo, onde a União Soviética é a grande potência mundial dos anos 1950 e decide realizar uma série de experiências genéticas para criar o ser humano perfeito. Como é de praxe, a pesquisa dá errado e o resultado é uma cidade abandonada, infestada de aberrações enlouquecidas, onde o jogador precisa encontrar uma saída. Entretanto, o que os russos chamam de "estranho" não corresponde exatamente ao que nós ocidentais chamamos de "estranho". Seus monstros mutantes são criaturas decadentes que beiram o patético e o grotesco, ao invés de parecerem aterradoras.

You Are Empty You Are Empty
You Are Empty You Are Empty

Apesar da engine gráfica parecer aceitável, as análises do Mobygames descrevem o jogo como uma experiência vazia com uma direção de arte confusa. A nota baixa (2,9 de 5,0) tirou minha empolgação com o jogo de vez. Eu diria que, dada sua natureza bizarra, o jogo tem o potencial tanto para ser uma pérola oculta quanto uma completa bomba.

Hard Truck Apocalypse, por outro lado, nunca esteve dentro dos meus radares. Apesar de sua nota no Mobygames ser superior (3.8 de 5.0), sua premissa é um cruzamento de Mad Max com caminhões e exploração. Basicamente, o mundo sofreu um holocausto nuclear, a civilização está se reconstruindo, você vaga pelo deserto com um caminhão fortemente armado tentando estabelecer rotas comerciais e sobreviver ao ataque de outros veículos. Os gráficos não são de encher os olhos:

Hard Truck Apocalypse Hard Truck Apocalypse
Hard Truck Apocalypse Hard Truck Apocalypse

O curioso é que ambos os jogos vendidos juntos pela Digerati são russos. Assim como The Stalin Subway e Instinct, lançados antes pela editora! Ainda que seja interessante ter uma perspectiva diferente da indústria dos jogos eletrônicos fora do eixo USA-Japão-Inglaterra, a Digerati está ficando com fama de publicar títulos de qualidade questionável. Eu arrisquei (e me dei mal) com The Stalin Subway. Não acredito que eu vá comprar este "pacote" agora. Mas, se eles tem uma conexão forte com uma distribuidora russa, por que não lançar no Brasil o aclamado S.T.A.L.K.E.R., ou o controverso Pathologic, por exemplo?

Ouvindo: John Williams - Cantina Band

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning