Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterRSS

2 de março de 2009

RE5 Não É Racista. E Ponto Final.

RE5 O site Kikizo foi uma das muitas vozes que acusou Resident Evil 5 de racismo tão logo saiu o primeiro trailer do jogo e as primeiras demonstrações. Em específico, supostamente, o analista do Kikizo tinha visto uma cutscene onde uma vítima branca (loira) era arrastada para a morte por um zumbi negro, enquanto grita por socorro. Esta situação remeteria a um fetiche racista do negro bruto que violenta as mulheres brancas.

Como eu já expliquei anteriormente, tudo não passa de uma grande bobagem. Entretanto, Retina Desgastada não apita muita coisa e foi necessário a intervenção do British Board of Film Classification (BBFC) para colocar um fim na "polêmica".

O órgão inglês é responsável pela análise e classificação etária de filmes e jogos na terra da Rainha. Ainda que o departamento não esteja autorizado a proibir um jogo por racismo (como provavelmente algum juiz com excesso de zelo e falta de conhecimento faria no Brasil), eles têm a autoridade para elevar a recomendação etária de um produto, para impedir que consumidores mais jovens sejam expostos a conteúdo questionável. O grande problema é que Resident Evil já havia recebido o selo de venda exclusiva para maiores de 18 anos. Mesmo que o jogo fosse um simulador da Ku-Klux-Klan, não havia mais nada que o BBFC pudesse fazer. Mesmo assim, o pessoal do Kikizo levou sua reclamação ao órgão e exigiu uma resposta.

A resposta, simples e direta, é de que NÃO HÁ RACISMO EM RESIDENT EVIL 5. Curiosamente, Sue Clark, porta-voz do BBFC, usa o mesmo bom senso que eu usei:

"Como todo o jogo é ambientado na África, não é surpresa alguma que alguns dos personagens sejam negros, da mesma forma que alguns personagens da versão anterior eram espanhóis uma vez que o jogo se passava na Espanha."

A cena que aparentemente tinha incomodado o pessoal do Kikizo estava bastante diferente na versão aprovada pela BBFC: na versão final do jogo, a loira é arrastada para morte por um homem branco. Teria a Capcom editado o conteúdo para fugir dos chatos de plantão? Teria o Kikizo visto somente o que queria ver?

E, honestamente, para a loira, para o jogador, para o movimento negro, para os palhaços da KKK, faz diferença a cor do zumbi que arrasta a pobre mulher para a morte???

Ouvindo: Ghost Dance - river of no return
Seu apoio é muito importante! Ajude esse blog a crescer! Patreon

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino | Seja um patrono!

My Playstation WallpapersXbox WallpapersPC Game Wallpapers

Regalia