Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

4 de março de 2009

Os Maiores Personagens Negros da História dos Jogos

Prometo que é a última vez que eu toco no assunto por um bom tempo, mas não posso perder a oportunidade de mencionar que o site Game Daily, comemorando o Mês da História Negra nos Estados Unidos, publicou uma lista com os personagens negros mais marcantes na história dos jogos eletrônicos. A lista cita dez personagens, entre protagonistas e coadjuvantes, e inclui nomes certos como Carl Johnson (de GTA: San Andreas), Marcus Reed (de True Crime: NYC) e Eli Vance (de Half-Life 2).

averyjohnson

O sargento Avery Johnson, da série Halo, é outro dos homenageados. Ainda que ele tenha começado como uma cópia descarada do sargento Apone, do filme Aliens (que, por sua vez, sintetizava todos os clichês de sargentos durões do cinema), Johnson evoluiu para se tornar um personagem com vida própria. O sargento linha-dura da UNSC teve seu papel estendido nos livros de Halo e foi protagonista de Contact Harvest, que narra o primeiro contato entre a raça humana e a Covenant. Coube, inclusive, a Johnson a dúbia honraria de ser o primeiro homem a matar um alienígena. Contact Harvest esmiúça sua personalidade, suas motivações e até mesmo seu passado familiar, transformando uma figura inicialmente unidimensional em alguém com quem possamos nos importar. Nos jogos, o papel de Avery Johnson também se amplia e alcança seu ápice em uma desesperadora batalha em Halo 3.

Os jogos eletrônicos ainda estão longe de ter uma proporção matematicamente justa de personagens negros, mas a matéria do GameDaily nos lembra que não falta brilho ou força em seus representantes.

Ouvindo: O Silêncio

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning