Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

31 de março de 2009

Credo! Assassinos!

Altair Hoje eu trago para vocês uma bizarra história dos bastidores dos jogos eletrônicos, que poderia ser primeiro de abril, poderia ser lenda urbana, poderia ser invencionice, mas não é.

No final do distante ano de 2007, a Ubisoft lançou um jogo que todos devem conhecer, chamado de Assassin's Creed. Para aqueles que não ouviram falar, o enredo, resumidamente, acompanha as missões de Altair, um assassino membro de um culto secreto em ação no Oriente Médio durante a época das Cruzadas. O projeto da Ubisoft para o jogo era ambicioso e incluiria uma trilogia de livros, a serem lançados pela editora Pocket Books. Apesar da boa recepção de Assassin's Creed, os livros jamais viram a luz do dia. Por quê?

Apesar de misturar elementos de ficção científica e algumas liberdades poéticas, o tema do jogo tinha peso histórico ao abordar um autêntico culto de assassinos. Não apenas UM autêntico culto de assassinos, mas O ORIGINAL culto de assassinos, que, inclusive, cunhou o termo "assassino". Sem saber, a Ubisoft havia mexido com assuntos que não eram brincadeira.

O autor dos livros já havia sido escolhido e o primeiro volume já estava pronto quando a Ubisoft recebeu a visita dos descendentes atuais do culto. Eles educadamente sugeriram que a empresa demonstrasse um pouco mais de respeito por suas tradições e removesse todas as referências religiosas do livro. Em seguida, o culto contratou um especialista para realizar vetos no conteúdo do texto. Não satisfeitos com os resultados, eles declararam que a edição deveria ser aprovada pessoalmente por sua autoridade máxima, Aga Kahn IV. A esta altura do campeonato, a Pocket Books achou melhor encerrar o assunto, pagar o autor pelo trabalho e jogar tudo fora.

Você teria feito diferente??

Ouvindo: Bella Morte - On the Edge

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning