Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterRSS

11 de fevereiro de 2009

(não) Jogando: Resident Evil 4

Antes de mais nada, uma breve explicação: eu ainda estou jogando Duke Nukem 3D e breve atualizarei minhas impressões do jogo. A história sobre como eu vim a jogar Resident Evil 4 é, infelizmente, mais interessante que o próprio jogo.

Sem Internet no escritório, fomos informados que o reparo poderia demorar até 8 horas. Uma vez que a empresa depende essencialmente do acesso à Internet, nada havia para fazer a não ser olharmos uns para os outros com cara de cão sem dono. O chefe se mandou, alguns funcionários também, outro tentava encontrar uma solução ligando e desligando o roteador para ver se pegava no tranco.

Entediado, eu pensei: "um jogo caía bem agora". Mas o escritório de uma empresa séria é o último lugar onde você vai encontrar um bom jogo disponível. E Campo Minado e Paciência seriam um pesadelo maior do que o tédio para um jogador veterano. Lembrei, então, que eu tinha comprado Resident Evil 4 na banca de jornal e ele ainda estava na minha bolsa. Uma idéia maligna passou pela minha cabeça. Uma rápida olhada na configuração mínima e um sorriso brotou.

 Resident Evil 4

Instalado o jogo, veio a estranheza. Não o desconforto de estar jogando no lugar em que trabalho. Mas a sensação de que havia algo muito, muito errado com o jogo.

Para começar, Resident Evil 4 para PC não dá suporte oficial a mouse. Como é possível fazer um jogo de tiro, em pleno século XXI, onde a mira é controlada via teclado?! Existe por aí um patch clandestino que "corrige" o problema, mas dizem que o resultado e catastrófico ATUALIZAÇÃO: o patch é mais clandestino do que parece, mas funciona muito bem (descubra como instalar suporte ao mouse no Resident Evil 4)! Sinceramente, eu não deveria ser obrigado a pesquisar no Google e baixar uma atualização desconhecida para ter um elemento tão essencial à jogabilidade. A Capcom deveria ter feito isto pra mim.

Mas a Capcom parece ter feito esta adaptação para PC de má-vontade. Para algo que demorou um ano e meio para ser lançado, era de se esperar um trabalho mais cuidadoso. É visível que a desenvolvedora privilegiou os jogadores que possuem um gamepad e deixou a galera do teclado em apuros. Apesar das teclas serem customizáveis, você precisa sair completamente do jogo para ajustar esta opção, por exemplo. E as instruções na tela deixam bem claro que você deveria ter comprado um gamepad (ou um Playstation 2). A todo momento, se é instruído para apertar o botão 3 ou o botão 1 e você precisa manter uma imagem mental de que tecla você mapeou para aquela função. Ou morrer fugindo de uma pedra gigante.

Para completar o cenário, Resident Evil 4 para PC tem gráficos de péssima qualidade. Para um jogo de 2007, a sensação que se tem é de estar diante de um título cinco anos mais velho. Há uma perda visível de detalhes em comparação com a versão original dos consoles. Fica a impressão que a Capcom, diante da infinita variedade de configurações dos usuários de PC, optou por nivelar tudo por baixo. Esta impressão fica mais nítida diante de absoluta falta de opções de ajuste de vídeo. Você pode mexer na resolução de tela e nada mais. Ajuste de  Antialising, sombras, detalhe das texturas? Dá muito trabalho para desenvolver...

Quarenta minutos de jogatina depois, fui almoçar. Depois do almoço, fui dispensado e voltei pra casa, para trabalhar remotamente. Resident Evil 4 ficou instalado no escritório como uma opção extrema, para momentos de profunda inatividade. Até que ele não é de todo ruim, visto por este ângulo.

Ouvindo: Leiahdorus - The Dissection of Man
Seu apoio é muito importante! Ajude esse blog a crescer! Patreon

6 comentários:

Paco D. Lee disse...

Você falou tudo que eu imaginava, essa adaptação ficou PÉSSIMA. A jogabilidade no teclado é algo bizarro, até agora não consegui acertar um tiro na cabeça de um zumbi - que não são zumbis - isso quando eu consigo pelo menos acerta seu ombro ou algo do tipo. É terrível, os 18 reais mais mal investidos desse ano, garanto.

B-prime disse...

eu comprei um joypad por causa desse jogo, não tinha um PS2 e como apreciador da série, eu tive que jogar, mas não achava tão ruim, até que eu joguei a versão de PS2, o bom é que roda em quase qualquer PC

eu já usei o patch pra jogar com mouse, se configurar bem a sensibilidade fica jogável

eu vi uma matéria no GameVicio com todos os patchs feitos pelos fãs, e pelas screens o jogo fica lindo, mas eu num tentei aqui!!!

Anonymous disse...

Concordo com B-Prime!
Existem patchs feitos por fans que deixam o game ainda melhor que a versão GameCube!
Recomendo o ENBseries que adiciona efeito Bloom,DoF,MotionBlur entre outros.

Marcos A. S. Almeida disse...

Amigo, acredito que a sua experiência com Resident Evil 4 tenha vindo da maneira mais negativa possível: ambiente impróprio, com motivo e estado de espírito que tornariam o primeiro contato com qualquer jogo uma experiência não tão agradável, acrescentando que a versão pra PC desse game realmente á a pior de todas;Mas se realmente gosta de Shooter, não desista ( dado o tempo do post até esse meu comentário acho que já desistiu...),pois é um grande jogo.A minha primeira experiência com ele foi no PS2 , e fechei-o em todos os modos (Modo principal, com ADA, Mercenáries, etc) e sem dúvida na minha avaliação e na avaliação de grandes sites especializados ele está entre os 5 melhores jogos de PS2 (na minha opinião em 3º pra ser mais preciso, atrás de GOD of WAR I e II). O primeiro contato com a versão pra PC também foi muito boa, pois já tinha um adaptador de joystick de PS2 pra PC e adaptei configuração idêntica , e antes de jogar instalei as melhorias gráficas disponíveis, fazendo com que os gráficos fiquem tão bons ou melhores que o do PS2, e isso tornou a experiência tão agradável quanto a anterior.Fechei-o novamemente com a mesma satisfação e o que eu posso recomendá-lo é que DEFINITIVAMENTE é horrível joga-lo com mouse/teclado, portanto não insista.Se não jogar com joystick, desista , mas asseguro que que deixará de jogar um grande jogo. Abraços.

André Nunes disse...

Amigo, não sei se você irá olhar esta postagem, mas veja como são as coisas: você postou isso em 2009 e, estando em 2012, esse problema ainda existe. Joguei e zerei esse jogo na mesma época, mas bateu a saudade de jogar um joguinho antigo agora que comprei um pc novo.
Estou tendo muitas dificuldades em adaptar esse patch do mouse, acho até que terei de reinstalar o jogo só pra fazer o teu passo-a-passo.
Sinceramente, não sei como uma empresa como a Capcom fez uma merda dessas. Não há nenhum tipo de adaptação para o pc, é como se simplesmente jogassem a versão do ps2 pro computador e quisessem que todo mundo tivesse um joystick à mão.
Bom, pelo menos digo que, mesmo em 2009, encarei a bronca e joguei. E digo: vale a pena.
Faz tempo que não jogo um jogo como re4, foi um dos mais marcantes pra mim.

C. Aquino disse...

Caro André, eu sempre recebo os comentários por email, não importando o ano da postagem original.

Para todos, eu ainda não desisti completamente de Resident Evil 4! No futuro próximo vou tentar jogá-lo usando um controle e jogando o vídeo para o televisor.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino | Seja um patrono!

My Playstation WallpapersXbox WallpapersPC Game Wallpapers

High Hell