Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

20 de janeiro de 2009

Caixa-Preta Digital

Vôo 1549 O Capitão Chesley Sullenberger entrou para a história da aviação em 15 de Janeiro de 2009, quando realizou a (quase impossível) façanha de realizar o pouso de emergência de um avião de cinqüenta toneladas nas águas de um rio. Sua habilidade permitiu que todos os 150 passageiros e os cinco membros da tripulação saíssem ilesos da experiência que poderia ter se tornado um desastre. Para se ter uma idéia da grandiosidade do feito, basta dizer que NENHUM outro piloto conseguiu, com sucesso, pousar uma aeronave comercial na água nos últimos 45 anos.

Uma empresa inglesa, especialista em simuladores de vôo (mais especificamente em criar add-ons para o Microsoft Flight Simulator), recebeu a tarefa de recriar em computador os tensos momentos do vôo, desde a decolagem até o fantástico pouso. Usando seu próprio software, a Just Flight conseguiu, em um curto espaço de tempo, fazer jus ao ato heróico de Sullenberger.

A simulação inclui a falha do motor e as chamas resultantes, o dramático retorno na Ponte George Washington (quando as duas turbinas foram desligadas) e a descida final no Rio Hudson. Com múltiplos ângulos de visão, a recriação é o mais próximo que nós, meros espectadores, chegaremos (ou desejaríamos chegar) da exata sensação que o piloto e seus passageiros tiveram naquele momento.

Sobre o trabalho da Just Flight, Michael Rawlinson, diretor da ELSPA (Entertainment & Leisure Software Publishers Association – uma associação de profissionais da indústria de jogos na Inglaterra), declarou: “Diante do drama que se desvelou na semana passada em Nova York, foi ótimo ver que tecnologias usadas para jogos poderiam ser utilizadas para reconstituir cenas tão impressionantes para os telespectadores da BBC e da ITN e se tornar também o mais assistido vídeo do site da BBC. Isto ilustra perfeitamente como tecnologias derivadas diretamente daquelas empregadas em jogos eletrônicos podem ser incrivelmente úteis em outros aspectos de nossas vidas.”

O vídeo da Just Flight foi aproveitado em vários programas de TV na Inglaterra e pode ser conferido online em http://news.bbc.co.uk/2/hi/7834499.stm.

Ouvindo: Ladytron - International Dateline

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity