Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

11 de dezembro de 2008

Saqueando o Cadáver: Gothic 3

Gothic  3- Nordmarian Quando o gigantesco Gothic 3 finalmente tomba aos meus pés, eu me pergunto: "que tesouros se escondem em suas entranhas?". Chegou a hora de saquear o cadáver.

Uma análise rápida nos diretórios de instalação do jogo encontra desprotegido apenas um punhado de arquivos .bik na pasta /Data/Video/ Nada que eu vá guardar para a posteridade: a introdução do jogo (não muito bem animada, tenho que admitir), vários "logos" de empresas e os créditos.

Mas os desenvolvedores da Piranha Bytes colocaram 2.55GB de arquivos .DAT na raiz da pasta /Data/. Alguma coisa deve valer a pena. Infelizmente, o MultiEx Commander, minha ferramenta de estimação para explorar arquivos de jogos, engasga e não consegue processar nada. Como um saqueador prevenido, eu tiro outro software da manga: Game Extractor. Apesar da interface menos amigável, o programa dá conta da recado e consegue extrair o conteúdo dos .DAT de Gothic 3.

Três arquivos .DAT merecem atenção: Sound.dat, Speech_english.dat e Music.dat. Os dois primeiros são arquivos contendo efeitos de áudio que acontecem no jogo. Se você curte sons da natureza, como grunhidos animais, canto de pássaros, barulho de cachoeira, uivos etc, o arquivo Sound.dat é perfeito para você. Extraindo seus arquivos você terá milhares de sons em formato .OGG, cada um com no máximo dez segundos de duração. O arquivo Speech_english.dat tem 667MB de diálogos: são mais de vinte mil áudios (em formato .OGG)! O difícil mesmo é catalogar esta imensidão de falas em busca de algo que seja interessante.

Um dos poucos méritos de Gothic 3 é sua exuberante trilha sonora. E ela pode ser sua! O arquivo Music.dat contém (como o nome diz) todas as músicas do jogo, em formato .OGG. Os arquivos não tem nomes exuberantes como uma verdadeira trilha, indo pela linha de File 00022.ogg. Talvez a qualidade não seja a mesma do CD oficial, contendo as faixas. Você também irá perder o DVD extra, que vem junto com o CD. Mas o material oficial está indisponível para venda no momento e este tesouro está disponível agora, de graça, para quem já possui o jogo!

Saqueado o cadáver (e com um grande resultado em minhas mãos), Gothic 3 pode descansar em paz e ser apagado de meu HD para todo sempre. Descanse em paz, Myrtana! Descansem em paz, Herói Sem Nome, Xardas e Diego. Todos vocês serão lembrados pelas glórias dos Gothics passados e pela trilha do terceiro capítulo rodando em meu Winamp.

Ouvindo: Futuristic Sex Robotz - Welcome To The Internet

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity