Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

12 de dezembro de 2008

Nas Bancas: The Stalin Subway

Stalin Subway A Digerati ataca novamente e solta nas bancas de jornais mais um jogo de qualidade duvidosa: Stalin Underground War. Dessa vez, eu paguei (literalmente) para ver e posso atestar. Fuja! Não compre esse jogo! Vire o rosto, faça cara feia para o jornaleiro e siga com sua vida.

Antes de tudo, preciso esclarecer por que eu, macaco velho, com larga experiência em jogos ruins, decidi arriscar R$12,90 nesse título.

O nome verdadeiro do jogo é The Stalin Subway. Não consegui encontrar nenhum outro lugar do mundo onde ele atenda pelo nome que a Digerati deu aqui no Brasil. Mistérios da editora. E The Stalin Subway fazia parte da minha lista secreta de jogos que eu gostaria de um dia conhecer. Essa lista é bem mais extensa do que aquela dos "desejos proibidos" e abrange todo e qualquer jogo que, em determinado momento, por um motivo qualquer, eu tenha me interessado. Pode ter sido uma análise positiva em algum site, um trailer caprichado visto tempos atrás, uma recomendação de amigo, uma tela surpreendente, enfim, de um jeito ou de outro, ele tinha entrado na lista. Isto significa uma ordem para mim mesmo: "na primeira oportunidade, compre!".

Eu também estava levemente desorientado após dois meses jogando Gothic 3. Nada melhor do que um FPS para esvaziar minha mente das desventuras do Herói Sem Nome. Ainda que eu tivesse outros shooters para instalar, apareceu o produto da Digerati, vindo direto dos porões da minha própria lista de sugestões, no momento exato em que eu estava escolhendo qual seria minha próxima empreitada.

Essa é minha desculpa. A grande verdade é que eu sou uma anta impulsiva que ficou treze reais mais pobre.

(não) Jogando: Stalin Subway

The Stalin Subway é um jogo russo, com personagens russos, ambientado na década de 50, durante o governo de Joseph Stalin, um dos maiores ditadores que o mundo conheceu. Você faz o papel de um agente do governo que esbarra em uma terrível conspiração para assassinar o ditador e, ao invés de ajudar a matar o carniceiro, luta para impedir o golpe como um bom governista. Em sua luta para manter o status quo na Mãe-Rússia, você irá explorar os subterrâneos do Kremlin e a linha secreta de metrô de Stalin (daí o título).

Stalin Subway - Screenshot De positivo, o jogo traz a ambientação incomum e a bem-cuidada reconstituição da época. Armas, cartazes, uniformes e elementos da arquitetura levam você para um lugar e uma época exóticos no, às vezes, repetitivo mundo dos FPS. Como eu não sou um profundo conhecedor da Rússia, não posso, porém, confirmar se existe precisão histórica em The Stalin Subway. Lamentavelmente, o jogo é castigado por bugs, por uma história insossa, por uma inteligência artificial nula acompanhada de uma dificuldade irracional e por uma dublagem (em inglês) desmotivada.

Se você teve o desprazer de comprar o jogo, instalá-lo e tentar rodar, vai perceber que ele apaga o seu monitor. Você provavelmente irá ficar com uma tela negra na sua frente e o led do monitor piscando sem parar. Este problema não é da minha configuração apenas. Outras pessoas passaram pelo mesmo desastre na internet. Para piorar, o jogo não tem mais site oficial e, mesmo dois anos após seu lançamento, não existe patch algum.

Calma! Não arremesse o DVD pela janela. Ainda. Você precisa rodar o programa de configuração do jogo (tem um atalho no Menu Iniciar) e ajustar os parâmetros do vídeo. Você pode mexer nas inúmeros opções até cansar, mas apenas uma resolve esse problema: resolução da tela. Por algum motivo arcano, The Stalin Subway só roda se for em uma resolução inferior ao padrão de sua máquina. Se você usa 1280x960 na sua tela, o jogo irá rodar em 1024x768. Se você usa 1024x768, o jogo irá rodar em 800x600. E por aí vai.

Mais alertas: The Stalin Subway não roda no Windows Vista; The Stalin Subway não roda em widescreen.

Rodando o jogo, outro bug aparece. As paredes e o chão dos níveis piscam e permitem você ver o que tem do outro lado. O resultado é desorientante. Com todas as configurações de vídeo no máximo, o jogo roda sem lag e dá pra ver até os poros da mão do personagem segurando as armas. Mas as paredes piscam muito. As texturas também somem ocasionalmente e são substituídas pela cor preta. Com todas as configurações no mínimo, não há grande perda de qualidade e as paredes piscam menos.

Não importa a arma que você use em The Stalin Subway. Seus inimigos agüentam quantidades maciças de tiros, a menos que você acerte suas cabeças. E cuidado com os civis! Eles ficam pelos cantos, às vezes na linha de tiro, implorando por serem poupados. Não importa que 90% deles usem o mesmo modelo, como um exército de clones proletários. É bom respeitar o direito dos clones porque três civis mortos no mesmo nível significam game over. Porém, quando os snipers inimigos começarem a transformar você em queijo suíço já no segundo nível do jogo, você não vai precisar se preocupar com mais nada. Se você insistir em continuar, eu garanto que não fica melhor. Aproveite a brecha que o sniper te deu e desinstale.

Saqueando o Cadáver: Stalin Subway

Esse é o post perfeito! "Nas Bancas", "Jogando" e "Saqueando o Cadáver" tudo em único post!

Stalin Subway - Dual

Para quem conseguiu gostar de The Stalin Subway, o jogo guarda um merecido prêmio. Todos os principais arquivos do jogo liberados no diretório de instalação! Todas as oito(!) "inesquecíveis" faixas da trilha sonora estão disponíveis em formato .ogg na pasta /MUSIC/. Todos os vídeos mal-dublados em inglês com a "arrebatadora" história podem ser encontrados na pasta /VIDEO/ e nem precisam de conversão, pois estão em formato .avi. E todos os arquivos de áudio, com diálogos, sons ambientes, barulhos de armas, portas etc estão localizados na pasta /SOUNDS/ no bom e velho formato .wav (compactação, pra quê?).

Agora, o melhor arquivo do jogo está na raiz da instalação e chama-se unins000.exe...

Ouvindo: Dead To Me - By The Throat

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity