Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

6 de dezembro de 2008

Faces da Polêmica

O fotojornalista britânico Robbie Cooper causou um certo burburinho no ano passado, quando publicou o livro Alter Ego: Avatars and Their Creators, onde analisava as relações entre pessoas reais e suas representações em mundos virtuais. Agora, ele está de volta com um outro projeto: Immersion.

A idéia de Immersion é simples: fotografar a expressão do rosto de crianças jogando jogos eletrônicos, navegando na Internet ou assistindo telejornais. Ainda em andamento, o projeto tem duração prevista de 18 meses e irá trabalhar com 75 crianças pré-selecionadas, todas jogadoras natas. A pesquisa é séria e irá envolver também o Centro de Mídia da Bournemouth University, com psicólogos e sociólogos analisando o impacto de toda essa exposição à mídia na mente em desenvolvimento dos pequenos.

Expressões

A polêmica nasce na escolha do material a ser utilizado por Cooper. As crianças serão expostas a jogos como GTA IV, Call of Duty 4 e Halo 3, além de vídeos, notícias e filmes relacionados à guerra. Há quem acredite que a pesquisa já está concluída e finalmente encontrou a hipotética relação entre jogos violentos e agressividade. Na verdade, este é o tom da notícia na BBC, habilmente traduzido e copiado letra a letra pela imprensa brasileira (vide O GLOBO e o Estadão).

O fato do próprio Cooper não acreditar em idéias pré-concebidas é, como sempre, irrelevante para aqueles que estão decididos a apontar as novas mídias como culpadas por tudo. Nas palavras de Cooper (também copiadas da BBC, por que não?):

"É possível que haja uma ligação entre os jogos violentos e agressão social, intimidação ou exclusão, mas é difícil dizer se os jogos violentos são um fator importante nisso", diz Cooper.

"Eu acho que muito do que se disse até hoje sobre o efeito da violência da mídia sobre as crianças não leva em consideração a formação psicológica de cada um e o quanto cada um dos diferentes tipos de violência da mídia tem sobre cada criança específica", afirma.

O fato do projeto trabalhar com condições extremas que não deveriam existir no mundo real, também é desconsiderado, na hora de atacar os jogos eletrônicos. GTA IV tem censura 18 anos na Inglaterra. Call of Duty e Halo, censura 14 anos. Em outras palavras, para aqueles que não conseguem ler nas entrelinhas, todos os jogos utilizados na pesquisa NÃO SÃO recomendados para crianças. Se Cooper exibisse filmes pornográficos a suas cobaias, também obteria fotos interessantes, mas aí, ele provavelmente seria preso.

O resultado da pesquisa sairá apenas daqui a um ano e meio. Até lá, pais responsáveis não precisam jogar pedras na indústria dos jogos ou exigir a proibição da venda de determinados títulos.

Pais responsáveis precisam ler a classificação dos jogos e exercer sua autoridade. Simples assim.

Ouvindo: Michiru Yamane - Track10

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity