Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

18 de outubro de 2008

Para a Hora do Almoço

Jogos feitos em Flash (ou similares) tem tomado de assalto os navegadores e os corações e mentes de milhões de usuários. Bem-vindo ao mundo dos jogos casuais.

A maioria dos jogadores da velha guarda, viciados em jogos "de verdade", torce o nariz para estes simpáticos "joguinhos" e para a legião de newbies que eles atraem. Talvez não a maioria. Talvez seja apenas eu, com esta opinião preconceituosa. O fato é que existem dezenas de subprodutos de quinta categoria criados com o único intento de arrancar trocados de Adsense dos visitantes e destruir a produtividade do escritório. Mas também existem aqueles que se destacam pela qualidade e pela inventividade de seus programadores.

Javascript Wolfenstein 3D

Wolfenstein 3D Você não leu errado: é javascript mesmo, não é Java! Jacob Seidelin levou a linguagem javascript até seus limites técnicos e recriou o pioneiro dos jogos 3D! Com direito ao mesmo visual, a música, sons, navegação combinada de WASD e mouse e nazistas sendo baleados. Naturalmente, a Inteligência Artificial é nula e os inimigos não atiram de volta ou se movem.

Não roda em Internet Explorer (seria pedir demais), mas funciona perfeitamente com Firefox, Safari e Opera. O autor também produziu outros experimentos com javascript, incluindo Super Mario e Xadrez.

Tombs of Asciiroth

Esse é para fazer as pazes com o pessoal da velha guarda. Aliás, com o pessoal ancião, porque o jogo emula o estilo dos arcaicos RPG em ASCII, como Rogue. Seu personagem na tela é um sinal de @ que se movimenta por um cenário criado a partir de outros símbolos e enfrenta inimigos exóticos como a letra Z ou o sinal de $. Existe também uma versão para o computador, para jogar sem precisar de conexão com a Internet.

Novamente, produzido usando apenas javascript, Tombs of Asciiroth é open-source e qualquer um está convidado a produzir novos mapas ou modificar o jogo. O site conta com um editor de mapas para baixar e ampla documentação para quem quiser se aventurar a criar sua própria aventura.

Portal: The Flash Version

Portal O mais intrigante produto da Valve ganha sua versão em Flash. A perspectiva é completamente diferente do jogo original, mas a idéia permanece a mesma: escapar de uma série de salas usando apenas a arma que cria portais de teleporte. Ao invés da visão em primeira pessoa, o jogador tem uma visão completa do cenário e pode preparar melhor sua estratégia (o que não torna esta versão menos desafiadora).

Ao contrário dos jogos anteriores, este não é o resultado dos esforços de um programador solitário, mas o que falta em ousadia sobra em qualidade de produção. É uma justa homenagem ao Portal original e uma diversão para muitas horas para aqueles que têm paciência para superar seus 40(!) níveis.

Ouvindo: Public Enemy - Prophets of Rage

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity