Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

20 de outubro de 2008

Jogos x Hollywood: A Batalha Continua

Max Payne Max Payne, o filme adaptado a partir do jogo homônimo, finalmente estreou nos Estados Unidos  e já divide opiniões. Ainda que tenha recebido uma recepção nada amistosa por parte da crítica, a adaptação liderou a bilheteria do final de semana e garantiu o retorno financeiro da empreitada. Infelizmente, as balas de Max Payne não serão responsáveis por livrar as adaptações do estigma de filmes ruins que as persegue. Na melhor das hipóteses, o jogo segue empatado.

Podemos esperar em algum momento para o futuro uma mudança nesse cenário? Os seguintes jogos estão com suas adaptações prometidas ou em fase de produção:

Na Teia do Aranha?

Sam Raimi, diretor dos filmes do Homem-Aranha, afirmou recentemente que ainda existe um longo percurso para as adaptações de jogos alcançarem o mesmo sucesso das adaptações de quadrinhos. E dá seus motivos:

"Existem mais de quarenta anos de histórias em quadrinhos... Os roteiristas tem mesmo no que mergulhar para conseguir as personalidades dos super-heróis. Eles exploram seus relacionamentos, seus amores, seus vilões, suas histórias – existe muito com o que se trabalhar...

No mundo dos jogos eletrônicos, temos mais ambientes ou cenários, não são baseados em personagens... mas eles certamente poderiam ser melhores. "

WoW Ele acende uma luz no fim do túnel e atiça a imaginação dos fãs de um certo MMORPG:

"Existe World of Warcraft – que jogo impressionante! Ele tem estes personagens aventureiros e paisagens tão fantásticas e regras... Você poderia realizar um filme brilhante de World of Warcraft – tão bom quanto os melhores filmes de super-herói – se você tiver o diretor e os escritores certos."

Sam Raimi entende do riscado. Junto com o filme dos X-Men, de Bryan Singer, ele conseguiu recuperar a imagem dos filmes de super-heróis e transformar o gênero em uma mina de ouro para os estúdios. Sua visão sobre o mundo dos jogos seria bastante útil. Entretanto, vale lembrar que o diretor está com a agenda lotada até 2011, e WoW não está nos seus planos. Ele estava apenas comentando...

O Milagre Vem do Espaço?

Enquanto isso, um escritor de quadrinhos está envolvido ativamente em uma adaptação que se arrasta há anos. Grant Morrison é o autor de obras-primas como Batman: Asilo Arkham, a revitalização da Patrulha do Destino, Os Sete Soldados da Vitória e, no momento, está escrevendo a (nova) reestruturação de todo o Universo DC na controversa maxi-série Crise Final. Area-51 é um FPS de 2005 ambientado na enigmática base militar do mesmo nome e que foi recentemente liberado para download gratuito.

Area-51 A Area-51 é uma suposta instalação secreta americana para pesquisa de tecnologia extraterrestre. No jogo, uma equipe de elite entra na base para investigar um incidente e descobre uma infestação alienígena e uma grande conspiração em andamento. No papel de Ethan Cole, o jogador deve combater as grotescas criaturas que tomaram o lugar ao mesmo tempo que procura uma cura para o vírus mutagênico que contaminou seu corpo e respostas para os estranhos eventos.

Parece bacana escrito na tela, mas, na verdade, o jogo é um amontoado de clichês mal-colados já vistos antes em produtos melhores como Half-Life, Halo ou The Suffering.

Ainda assim, Morrison promete uma nova abordagem para a mitologia que cerca o lugar. E, para nossa sorte, já anuncia que não vai aproveitar toda a história do jogo. Em suas palavras, ele irá "pegar a essência, desmontá-la e fazer funcionar como filme". Alguns personagens vão aparecer e outros novos serão criados. Quem conhece o trabalho do escritor pode esperar muita bizarrice e teorias conspiratórias.

Ou será que não? O próprio autor anuncia que não vai complicar a trama e vai se concentrar no espectador médio (tradução do Omelete):

"Os quadrinhos podem ser mais sofisticados, com mais camadas de idéias, já que você pode voltar as páginas se perder alguma coisa. Mas com os filmes, você precisa atingir um público maior. Tem aquele sujeito no [estado do] Milwaukee que não liga pra nada, então a idéia tem que ser mais simplista. E apenas uma. Chegue perto de duas idéias e você terá um problema. Você tem que ser meio linear porque se alguém perdeu alguma coisa, não tem como voltar atrás"

Por enquanto, a "adaptação" continua sem data definida, sem diretor, sem elenco e sem a menor expectativa da minha parte.

Ouvindo: Nick Cave - Wings Off Flies

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity