Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

26 de agosto de 2008

Tetris: 25 anos

Tetris Um dos mais difundidos jogos eletrônicos da história está em vias de completar 25 anos. Tetris foi criado na extinta União Soviética, pelo programador Alexey Pajitnov, com o intuito de divertir os colegas de trabalho na Academia de Ciências de Moscou, mas ganhou o mundo! E O Globo online produziu uma excelente matéria sobre a história de Tetris.

Mais do que uma febre global, Tetris muitas vezes se aproxima do vício. Quem já experimentou não consegue largar o jogo por vários meses, como narra um dos leitores da matéria:

“Comecei a jogar essa porcaria quando veio instalado num 486 que comprei em 93 ou 94, não me lembro bem (talvez por causa dos danos cerebrais que o uso constante me causou). Perdí (sic) dias de trabalho por causa desta b***ta. Acho que ela quase me fez quebrar, porque não conseguia parar de jogar, mesmo se tivesse um cliente para visitar. Minha mulher me viu chegar noites atrasado em casa, porque estava jogando o maldito, e até hoje acha que estava na farra. Pois bem, instalei no iphone e tô adorando!”

Meu primeiro contato com Tetris foi durante umas férias passadas na praia. O jogo estava em uma daquelas maquininhas portáteis de camelô, muito populares quinze anos atrás, largado em um canto da casa (seu dono havia conseguido largar o vício). Alguns minutos de jogatina e eu me tornei um dependente psicológico do infinito desafio proposto pelas peças que caíam. Aqueles dias foram marcados por banhos de mar e passeios pela área. As noites eram dedicadas à baladas de rock em bares da orla. Mas o fim de tarde, depois da soneca pós-almoço, pertencia à Tetris.

O vício ficou para trás, junto com a máquina. Mas isto não me impediu de instalar esta ou aquela versão do jogo em diferentes PCs, em diferentes momentos da vida desde então.

Parabéns, Alexey! Conseguiu produzir a mais devastadora arma de diversão em massa jamais imaginada pelos pilares do comunismo.

Ouvindo: Panzer AG - Filth God

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning