Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

6 de julho de 2008

Saqueando o Cadáver: Vídeos

Advent Rising

Ao explorar o diretório de instalação de Advent Rising, eu encontrei mais do que a trilha sonora completa. Estavam disponíveis também, na pasta Movies, todos os filmes de cutscenes do jogo. Mais de 3GB de vídeos. Considerando que um dos pontos fortes do jogo são justamente muitas destas cenas, eu havia descoberto um verdadeiro tesouro.

Os vídeos não estavam em um formato conveniente, entretanto. Nada de .WMV ou .AVI. Eles estavam com a extensão .BIK. Para quem não está acostumado, esta extensão pode parecer meio exótico. Mas não para um jogador veterano. Trata-se da extensão usada por vídeos Bink, um formato desenvolvido pela RAD Game Tools para ser usado especificamente em jogos eletrônicos. A lista de jogos que utilizam este arquivo já passa dos 4000. E felizmente, para nós jogadores, não existe nada mais fácil do que extrair estes vídeos e convertê-los.

Baixando o software gratuito Rad Game Tools é possível assistir os filmes em tela cheia, capturar o som, converter o vídeo para outro formato e até criar seus próprios filmes auto-executáveis. É uma excelente ferramenta, mesmo para quem não tem o hábito de extrair conteúdo de jogos: eu mesmo uso o programa para converter os pouco amigáveis arquivos .MOV  para .WMV ou .AVI (e sem precisar pagar por uma ferramenta própria, como o Quicktime Pro).

Salvei as quatro melhores cenas de Advent Rising e, finalmente, desinstalei o jogo...

Ouvindo: Marilyn Manson - Long Hard Road Out of Hell

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning