Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

3 de julho de 2008

Halo: O Filme (que Ninguém Vai Ver) – Parte 2

Halo

Há exatos três anos atrás, a Microsoft e a Bungie fizeram um esforço colossal para levar às telas grandes as aventuras de Master Chief e as forças militares da Terra em sua batalha contra a Covenant. Infelizmente, o projeto fracassou, deixando uma legião de fãs lamentando e especulando sobre o que poderia ter sido. Em meu blog anterior, acompanhei passo a passo este processo, com crescentes expectativas. Apresento aqui a segunda parte de um pequeno histórico, post a post, de uma das maiores frustrações da minha (curta) carreira de blogueiro:

Primeira parte

18/08/2006

Halo, o filme, está programado para ser lançado em 2008 (embora o elenco não esteja escalado e as filmagens não tenham começado). O filme terá a direção do estreante Neill Blomkamp. A produção executiva está nas mãos de Peter "Senhor dos Anéis" Jackson e a Weta Digital será responsável pelos efeitos especiais.

Peter Jackson comenta sobre a produção do filme e a escolha do diretor, em uma entrevista para o site "Ain't It Cool News". Em suas palavras, o mais importante não era simplesmente ter um grande nome na direção, mas um diretor que fosse apaixonado pelo jogo e fosse capaz de emprestar uma visão única ao filme.

E engana-se quem pensa que Neill Blomkamp não tem bala na agulha. Em uma curta-metragem realizado ano passado chamado "Alive in Joburg" (download | YouTube), ele mostra que realmente tem uma visão "única" sobre a ficção científica. O pequeno vídeo de menos de sete minutos simula um documentário sobre uma suposta comunidade alienígena vivendo abaixo do limite da pobreza na capital da África do Sul.

Neill Blomkamp também tem uma entrevista no site "Ain't It Cool News". Ele não esclarece muita coisa a esta altura da produção, mas demonstra ter conhecimento do universo do jogo.

20/10/2006

Tanto a Fox quanto a Universal não vão mais financiar a adaptação do jogo Halo para os cinemas. Rumores indicam que os estúdios ficaram preocupados com o orçamento inicial previsto para o filme de US$ 135 milhões já estar perto dos 200 milhões, antes mesmo do início das filmagens. A Microsoft e o produtor Peter Jackson se defendem dizendo que os estúdios recuaram após uma mal-sucedida manobra para reduzir os custos do filme.

Segundo o representante dos produtores, a Universal tomou a iniciativa de renegociar a participação dos estúdios a poucos dias do primeiro investimento de capital. Tanto a Universal quanto a Fox estariam pressionando para que a Microsoft e Jackson reduzissem suas participações no lucro, ou os estúdios não iriam liberar um centavo. O resultado do impasse foi a saída dos dois estúdios do financiamento.

A Microsoft está procurando agora novos parceiros para a produção do filme e o processo de pré-produção dos efeitos visuais não irá parar. A Weta Digital e a Weta Workshop, de propriedade do produtor Peter Jackson, estão a pleno vapor criando o universo de Halo.

01/11/2006

A notícia que eu não queria dar. Um comunicado oficial da Microsoft confirma o adiamento (para um futuro desconhecido) do filme baseado no jogo Halo. Saiu no Omelete (link não está mais disponível):

"Como confirmado anteriormente, lamentamos profundamente que Universal e Fox tenham escolhido não seguir adiante com o financiamento de Halo sob os termos originais do acordo. Peter Jackson e Fran Walsh, ao lado do seu parceiro, a Microsoft, decidiram adiar a criação do filme baseado no universo do game, até que possamos honrar a promessa, feita a milhões de fãs de Halo ao redor do mundo, de trazer nada menos do que um filme de primeira classe para as telas. Apoiamos totalmente a visão do filme do diretor Neill Blomkamp. Neill é um cineasta talentosíssimo e seu trabalho preliminar em Halo é verdadeiramente inspirador. Enquanto, indubitavelmente, levará um pouco mais de tempo até que Halo chegue ao cinema, estamos confiantes de que o produto final valerá toda a espera."

O projeto chegou a ser oferecido a outros estúdios, mas ninguém aceitou. Não se sabe se o projeto foi oferecido para a Sony ou para a Disney, mas seria certo que ambos os estúdios iriam recusar. A Sony obviamente não iria bancar um filme baseado no maior sucesso do Xbox, principal concorrente do Playstation. E o maior acionista da Disney é ninguém menos que o rival de Bill Gates, Steve Jobs. Por sua vez, a New Line, responsável pela trilogia Senhor dos Anéis, está lutando na justiça contra Peter Jackson sobre o faturamento da trilogia. Dos grandes estúdios capazes de bancar um projeto deste porte restaram a Warner e a Paramount. A Warner atravessa um ano difícil em termos de faturamento. As apostas eram fortes para que a Paramount aceitasse a oferta, mas, pelo visto, as negociações não decolaram.

:(

Finish the Fight

Desde então, não se ouviu mais falar de qualquer tentativa de produção de um filme de Halo. Resta aos fãs a esperança de que, com tantas adaptações de peso a caminho, os estúdios voltem a se animar e o projeto ressuscite.

A aliança entre Neill Blomkamp e a Bungie rendeu uma excelente série de curtas envolvendo o universo de Halo, usado para promover Halo 3. Os vídeos são praticamente um aperitivo do que o filme poderia ter sido: uma criativa mistura de documentário com ficção-científica, tão realista que chega a assustar. Tenho certeza de que o diretor e a Weta tem bastante material de pré-produção guardado, apenas esperando um sinal verde para reiniciar as máquinas...

Ouvindo: The Dandy Warhols - All I Have To Do Is Dream

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning