Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

2 de julho de 2008

Halo: O Filme (que Ninguém Vai Ver) – Parte 1

Halo

Há exatos três anos atrás, a Microsoft e a Bungie fizeram um esforço colossal para levar às telas grandes as aventuras de Master Chief e as forças militares da Terra em sua batalha contra a Covenant. Infelizmente, o projeto fracassou, deixando uma legião de fãs lamentando e especulando sobre o que poderia ter sido. Em meu blog anterior, acompanhei passo a passo este processo, com crescentes expectativas. Apresento aqui um pequeno histórico, post a post, de uma das maiores frustrações da minha (curta) carreira de blogueiro:

08/06/2005

A Microsoft está investindo pesado no projeto de levar às telas de cinema uma adaptação do jogo Halo, sucesso absoluto do Xbox. O roteiro final do filme já está pronto e agradou os executivos da empresa. A adaptação foi escrita por Alex Garland, roteirista veterano de Hollywood responsável por filmes como Extermínio e A Praia. O script está sendo oferecido pela Microsoft aos estúdios pelo lance mínimo de dez milhões de dólares (!).

Estúdios famosos como New Line (responsável pelos filmes da trilogia do Senhor dos Anéis) e Dreamworks (produtora de Shrek e O Chamado) já afirmaram não estarem interessados, devido aos altos custos de produção. É pouco provável também que a Sony se interesse por um filme de Halo, uma vez que o jogo é o carro-chefe do Xbox, concorrente do seu produto, o console Playstation.

A Microsoft pretende conduzir as negociações com mão de ferro e ter controle total do processo de filmagem. O estúdio que comprar o roteiro e se comprometer a desenvolver o filme terá que seguir algumas regras. O contrato especifica que a Microsoft terá direito a 15% da bilheteria e que a direção terá que seguir uma espécie de cartilha elaborada pelos criadores do jogo, para que nenhuma "liberdade criativa" seja tomada em cima do universo ficcional de Halo.

Após os excessos de alterações realizadas na destruição adaptação de Doom para o cinema (que não se passa em Marte e não tem inimigos oriundos do Inferno), os fãs de Halo podem se sentir um pouco mais tranquilos sabendo que a Microsoft irá proteger os conceitos do jogo ao máximo. Resta saber se algum estúdio aceitará os termos do acordo...

24/08/2005

Executivos da Fox, da Universal e da Microsoft chegaram finalmente a um acordo sobre o filme baseado em Halo. Master Chief, The Covenant, The Flood, Cortana e os demais personagens do jogo devem invadir as telas de cinema no verão americano de 2007 (entre Maio e Agosto). Por enquanto, não há nenhuma definição de quem irá dirigir ou estrelar a adaptação.

Atualização: No site oficial dos desenvolvedores do jogo, há um artigo que detalha como está sendo o processo de pré-produção do filme, o desenvolvimento do roteiro e o nível de fidelidade que se pretende alcançar. Parece que os fãs do jogo podem esperar uma experiência fantástica (e inédita) de adaptação de um jogo para o cinema. :D

04/10/2005

Depois de King Kong, o diretor Peter Jackson já tem trabalho pela frente. Foi confirmada hoje a participação do responsável pela trilogia "O Senhor dos Anéis" como produtor-executivo da adaptação de Halo para o cinema!

Atualização: Jackson irá produzir o filme junto com sua esposa Fran Walsh. Ela também participou como produtora executiva nos filmes anteriores do marido. As filmagens serão realizadas na Nova Zelândia, aproveitando a infra-estrutura de produção e pós-produção de Jackson, responsável pelos efeitos especiais da Terra Média e de King Kong. Nas palavras do próprio Peter Jackson: "Eu sou um grande fã do jogo e estou ansioso para ajudá-lo a ganhar vida na tela do cinema".

A seguir, crescem as expectativas, o diretor é anunciado e... o projeto é engavetado.

Ouvindo: The Smiths - Never had no one ever

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity