Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

22 de junho de 2008

Sobrevivendo ao Horror

Jogos de Horror

Como grande aficcionado do cinema e da literatura de terror, natural que esta preciosidade fizesse parte da minha coleção. Após ter comprado meu primeiro CD-ROM, retornei ao jornaleiro para saber se havia alguma novidade (na verdade, qualquer outro CD novo já seria interessante: quantas vezes um jogador novo pode repetir os mesmos jogos?). Para minha surpresa, a CD Expert tinha lançado um disco inteiro dedicado ao... horror!

zombieParabéns pela aquisição de mais um dos produtos da CD EXPERT. Reunimos aqui uma sensacional coletânea com 20 jogos que vão aterrorizar o seu micro, você vai encontrar games que vão agradar a todos, desde os fanáticos por arcade, adventure, 3D, pinball e até por jogos futuristas. Todos os demos-jogáveis tem um único enfoque: o medo.

(…) Participe de uma sensacional e inovadora entrevista interativa em CD-ROM, e adivinhe só quem será o entrevistado... Sim, ele mesmo,  o nosso mago do Horror, o reconhecido mundialmente Zé do Caixão!

(…) Tudo isto será encontrado em um único CD, que a nossa equipe reuniu cuidadosamente para que você conheça o que há de melhor no mercado e também possa se divertir da melhor maneira possível. Deixamos aqui um grande abraço e desejamos a todos um bom divertimento.

Não vou cometer a loucura de comentar detalhadamente cada um dos 20 demos de jogos disponíveis no CD. Vou separá-los em dois grupos: os que eu gostei e os que eu não gostei.

Sangue Bom

  • 3D Ultra Pinball Creep Night Blood
    Clássico e violento FPS que entrou para a minha lista de favoritos.
  • Chasm
    Outro FPS de qualidade, muito pouco conhecido no Brasil.
  • Diablo
    Dispensa comentários.
  • Hexen 2
    Meu segundo contato com o mesmo jogo! Merece um post mais pra frente.
  • Machine Hunter
    Divertido. Fechei em 30 minutos com um amigo meu e nunca mais joguei.
  • Shadow Warrior
    Ótimo FPS, que mais tarde seria lançado completo pela mesma CD Expert. Muito divertido!
  • Take no Prisoners
    Ficção-científica em um futuro pós-apocalíptico. Onde está o horror? Muito bom, de qualquer forma.
  • 3D Ultra Pinball Creep Night
    Merece um post, com certeza! O jogo de computador que eu mais joguei com minha esposa (e até com minha sogra!). É uma longa história...

O CD-ROM ainda trazia um mini-documentário sobre os cem anos do horror no cinema, uma entrevista com a figuraça Zé do Caixão e um curta do cineasta. Vivíamos uma época em que CD-ROMs tinham que ser experiências multimídias completas e não um monte de arquivos e pastas salvos na raiz.

Sangue Ruim

Bad Mojo Se eu gostei de apenas 8 jogos do CD, isto nos deixa com 12 jogos que não agradaram meu paladar: Alone in the Dark 1 e 3 (os gráficos já eram velhos demais; infelizmente, um clássico que não consegui desfrutar); Bad Mojo e Shivers 2 (adventures... como é difícil gostar de adventures); Daggerfall (RPG complicadíssimo, quem poderia imaginar que eu iria adorar a continuação: Morrowind?); Dungeon Keeper (para ser franco, eu adorei o demo, foi a versão completa que eu detestei!); Hunter Hunted, Hex e Pandemonium (jogos de plataforma; sem paciência para buscar o “pulo perfeito”); Theater of Pain e Perfect Weapon (jogos de luta que nem tinha o elemento horror!); Legacy of Kain (controles bizarros, dificuldade elevada, apenas a história me motivou a completar o demo).

Completando o CD, vinha o jogo de naves espaciais Stargunner, mandando o bom-senso e o tema da edição literalmente para o espaço.

Sobrevivendo

O impacto do CD-ROM em meu gosto embrionário pode ser medido pela quantidade de jogos completos que eu corri atrás após completar o demo da revista: 6 dos 8 jogos aprovados. Machine Hunter ficou de fora e Hexen 2 eu nunca consegui fazer rodar no Windows XP. Todos os outros foram adquiridos e fechados, com exceção do jogo de pinball que era impossível de finalizar (não que alguém se importasse).

O destino da CD Expert hoje em dia é uma incógnita. Após anos de bons serviços prestados aos jogadores brasileiros, a empresa sumiu do radar e seu site está “em manutenção” há meses. Uma pena.

Com o fortalecimento do gênero horror no coração dos jogadores, não seria o momento perfeito para lançar uma segunda edição deste CD? Por que não um DVD-ROM com demos de F.E.A.R., Resident Evil 4, Penumbra, Alone in the Dark 5, Jericho e tantos outros? Não faltariam jogos espaciais para serem distribuídos completos como extras!

Ouvindo: Body Count - Strippers

9 comentários:

chipset disse...

Essa edição da CD Expert marcou minha vida. Experiências multimídia completa, como você disse, ainda tinha um trecho ou era o filme mesmo do Zé intitulado: "A meia-noite levarei sua alma!"

Até o jogo espacial completo era bonzinho!

Blood e sem duvidas o jogo mais assustador que eu já joguei. Acho que porque eu era menor, e tomava cada susto de sair correndo do quarto. Jogar sozinho ou de noite? Nem fodendo. Eu e meu irmão debulhamos blood no modo mais foda. Mas também era dar um passo e salvar porque não tinha jeito.

Infelizmente meus CDs sumiram misteriosamente, e peço a quem ler:
Gostaria muito das trilhas que tinham no CD de blood, que eram reproduzidas no começo das fazer (até você morrer), ou quando você colocava o CD no cd-player (e pulava a 1 faixa).
São músicas medonhas mesmo!
Se alguém tiver entre em contato [email protected]

Hawk disse...

Já que você tocou no nome...

Chegou a jogar o Clive Barker's Jericho?

Joguei e zerei ele - tenho o jogo original, comprado em pré-venda - umas 6 vezes. O jogo é muito bom e vale muito a pena.

gui disse...

Opa, blz? Nossa que nostalgia ler seu artigo, eu tinha uma edição da cd expert chamada jogos de horror com o zé do caixão, pena que vendi ela... são tempos ótimos que nao voltam mais...

Lucas disse...

Cara, q nostalgia maravilhosa que vc me trouxe com esse post.
Esse é o único relato dessa edição do CD Expert que eu encontrei.
Esse jogo marcou minha infância, hj tenho 24 anos e nem lembro que idade eu tiha quando jogava!
Esse post é antigo. Vc por acaso ainda teria esse CD??

C. Aquino disse...

Lucas, ainda devo ter esse CD guardado aqui em algum lugar...

Touro_Sentado disse...

Vlw, tava procurando o nome desses jogos que eu joguei na época que eu tinha o cd

Thiagoob disse...

RIP. Essa edição marcou minha adolescência! Haha

Lucas de Almeida Silva disse...

Aquino, acha q ainda tem o CD? Se sim, PoR favor!!! entre em contato comigo pelo whats 11944710591

Anônimo disse...

Eu lembro desse CD, conheci na casa de um amigo. Queria muito jogar e zerar a lista completa dos jogos, pelo menos os de horror de verdade

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity