Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

29 de maio de 2023

(não) Jogando: South Park - The Stick of Truth

south-park-04

Meu primeiro contato com South Park foi direto no longa-metragem. Ainda que os episódios passassem na MTV em canal aberto, nunca tinham chamado a minha atenção. Eu tinha a estranha convicção de que o canal devia se exclusivamente para videoclipes (e talvez eu estivesse mesmo certo, diante da enxurrada de reality shows que se tornaram o ocaso da MTV anos depois). O SBT teve a ousadia de exibir o filme sem cortes, com ampla campanha de marketing. Confesso que tomei um susto com o humor sem freios, no limite do escatológico, porém curti. Não virei um fã de South Park, mas era um universo que eu sabia que existia e finalmente podia entender os memes.

Pulamos para duas décadas depois. Se vi três episódios de South Park nesse hiato, foi muito. Porém, estava procurando um RPG por turnos que fosse casual, uma contradição em termos. Se em uma época mais tranquila da minha vida levei nove meses para completar Baldur's Gate 2, quanto tempo levaria hoje para encarar um Planescape ou mesmo um Dragon Age? Escolhi então o elogiado South Park - The Stick of Truth.

Primeiramente, vamos tirar o elefante da sala: o tipo de humor de South Park não me incomoda nem um pouco. Eu apenas acho que existem obras em que ele é mais inteligente e menos focado no valor de choque. Em outras palavras, o estilo específico de Trey Parker e Matt Stone não me cativa tanto quanto outras paródias da vida americana, como The Simpsons, Family Guy ou mesmo Cyanide & Happiness. Desta forma, a combinação South Park e clichês de RPGs de fantasia não funcionou para mim como deveria. OK, temos piadas de peido com o FUS-RO-DAH lado a lado com crítica social sutil, porém, de uma forma geral, tudo parece muito forçado, quase cringe.

south-park-03

O que nos leva para as mecânicas. Se um RPG não convence por sua história ou atmosfera, precisamos prestar atenção nas mecânicas. E essas conseguem ser simultaneamente frágeis e confusas. O sistema de progressão é bastante engessado e não há tantas opções de combate na hora em que a onça bebe água. São os mesmos ataques, os mesmos padrões, sem muita inovação. Em contrapartida, existe uma estranha mistura de batalha por turno com QTEs, em que os ataques e as defesas exigem reflexos do jogador. É possível se acostumar, entretanto, desmotivado pelo universo e pela trama, atraído por outros títulos mais interessantes, deixei longas pausas entre as sessões, pausas que poderiam se estender por semanas, e que exigiam que eu pegasse o jeito das lutas novamente todas as vezes.

south-park-07

South Park - The Stick of Truth é um episódio gigante e pouco inspirado com um RPG esquisito colado por cima. Imagino que deva ser um deleite para os fãs da franquia, ainda que decepcionante para amantes de RPG. Estava com o jogo parado desde 8 de março, então imaginei que desta vez não haveria mais retorno.

Dizem por aí que South Park - The Fractured But Whole é um RPG superior e mais divertido. Fico imaginando se cairei no canto de sereia novamente ou se minhas diferenças ancestrais com a franquia são irreconciliáveis.

Ouvindo: Devo - Snowball

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning