Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

4 de maio de 2022

Jogando: Help Will Come Tomorrow

Help Will Come Tomorrow 4

Quatro pessoas, de classes sociais diferentes, de origens diferentes, com valores diferentes, precisam aprender a conviver e superar seus preconceitos para sobreviver às condições extremas de uma floresta siberiana durante a Revolução Russa. Sem zumbis. Sem criaturas sobrenaturais. Sem alienígenas. Sem heroísmo (bem, talvez um pouco). Apenas amargor, fome, sede, desespero e a expectativa de ser encontrado a qualquer momento por sanguinários renegados.

Essa é a premissa ímpar por trás do angustiante Help Will Come Tomorrow, uma experiência em que o final feliz dificilmente será atingido. Nos últimos estertores da monarquia russa, um vagão de passageiros é descarrilhado e atacado no rigoroso inverno da Sibéria. Quatro passageiros escapam para a floresta enquanto os outros sobreviventes são caçados e assassinados. Daí para frente, cabe ao jogador utilizar as habilidades e a energia dos quatro personagens para montar um acampamento que garanta uma sobrevida, pelo menos até o dia em que um resgate virá, como promete o título.

Mecanicamente, Help Will Come Tomorrow remonta ao sofrível Zafehouse Diaries. Há uma quantidade enorme de fatores influenciando o destino de seus personagens, desde moral, traumas passados e respeito um pelo outro até os tradicionais marcadores de fome, sede e frio. O jogador terá que aprender camadas e mais camadas de processos em uma tentativa de fazer com que o mínimo de recursos seja transformado em mais uma dia, mais uma vitória, mais uma lasca de esperança. Enquanto isso, elementos randômicos e eventos podem virar a mesa para o bem ou para o mal.

Felizmente, ao contrário de Zafehouse Diaries, os dados são menos brutais com o jogador. No jogo de zumbis tudo podia estar correndo muito bem e, de repente, a jornada se tornava uma inexorável sucessão de desgraças que culminava na morte de todos. Em Help Will Come Tomorrow, você enxerga com bastante clareza que você está caminhando para o fundo do poço um dia de cada vez. Ainda assim, seus desenvolvedores manejam muito bem a arte de manter acesa aquela fagulha de que talvez você esteja fazendo tudo certo. Quando a desgraça se materializa, você não se sente trapaceado. Estava mais ou menos óbvio.

Help Will Come Tomorrow 2

Outro diferencial deste jogo são as conversações que emergem em torno da fogueira. Cada personagem tem uma história para contar, tem um passado, tem opiniões que podem bater de frente com seu companheiro de infortúnio. Minha seleção randômica de sobreviventes era constituída por uma velha senhora representante da burguesia, um soldado desertor fiel a sua religião, um oficial garboso do exército russo e um trabalhador desiludido. Tentar administrar suas diferenças e acompanhar os diálogos é um deleite, apreender a cisão social que levou ao Outubro Vermelho. É claro que a cooperação não brota como mágica. Help Will Come Tomorrow não é um conto de fadas, mas um recorte brutal de como a desunião pode levar ao fim abrupto de todos.

A melancólica trilha sonora oferece a atmosfera perfeita, evocando não apenas sua época como também a sensação pungente de abandono, solidão e o peso esmagador da derrota no horizonte.

Eu sabia desde o início como essa jornada iria terminar. Mesmo assim, recebi com choque a morte de meu primeiro sobrevivente. Alucinações, tétano, fome extrema e a proximidade dos assassinos cobraram um preço alto da moral do acampamento. A segunda morte foi silenciosa durante a madrugada gélida. O final trágico veio quase como um alento. Ciente da proposta do jogo, não me atrevi a buscar uma nova tentativa pelo amanhã.

Ouvindo: My Life With The Thrill Kill Kult - Easy Girl

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity