Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterCanal no YouTubeRSS

10 de outubro de 2019

Picareta é Para os Fracos ou Como Vencer Minecraft Sem Minerar Nada

minecraft-big-bang

Minecraft é um jogo em que você Mine ("minera") e Craft ("fabrica"). Está no nome, deveria ser mais ou menos óbvio qual é o foco da grande criação da Mojang. Entretanto, não há limites para o que a mente humana pode fazer quando se tem tempo e disposição de sobra. Quem acompanha a cena de Minecraft conhece muito bem as proezas inacreditáveis dos jogadores.

Entretanto, SpikyHedGey resolveu subverter a essência do jogo e decidiu vencer Minecraft sem minerar um único bloco. É importante destacar que, ainda que esse seja um jogo aberto em que o jogador faz o que sua imaginação manda, ele possui um "final", um objetivo definitivo que a grande maioria de seus usuários escolhe ignorar. Meu filho e eu, em todos esses anos em que o jogo foi instalado e reinstalado por aqui, só atingimos esse final uma única vez, no primeiro ano, para nunca mais tentar de novo: explorar a dimensão The End e derrotar o dragão que lá habita.

Então, não é uma tarefa fácil. Derrotar o Ender Dragon envolve equipamento de ponta. Viajar para sua dimensão exige ativar um portal e uma fortaleza que costuma ficar oculta no interior do solo. Embora o mapa de Minecraft seja praticamente infinito, existem apenas três dessas fortalezas em todo mundo. Para ativar a passagem é necessário coletar recursos disponíveis em criaturas difíceis de matar e uma delas vive apenas em outra dimensão que, por sua vez, exige outro método complexo para ser acessado. É cansativo atingir o final de Minecraft e, na minha opinião, não vale o esforço, exceto por alguma satisfação pessoal.

E esse SpikyHedGey chegou lá sem pegar em uma única picareta, sem usar pás ou machados.

Para realizar essa meta bizarra, ele confiou na sorte e na malícia. Inicialmente, gastou boa parte do seu tempo explorando o mapa, vagando em busca de vilas e templos onde seria possível obter itens gratuitamente a partir de baús. Com esses itens, fabricou seus componentes mais básicos para a sobrevivência ou coletou alimentos para se manter saudável. Como esses lugares são gerados randomicamente, SpikyHedGey precisou percorrer longas distâncias, escapando dos inimigos por um triz, até encontrar tudo que precisava.

Gerar o portal para o Nether envolveu o uso inteligente de baldes de água e lava para criar obsidiana natural no formato exato da passagem. Imagino a dificuldade para se encontrar um acendedor sem conseguir minerar o abundante cascalho que existe no mundo...

Encontrar uma fortaleza foi uma questão de tentativa e erro usando nada mais nada menos que Creepers como dinamite. A criatura explode quando próxima do jogador, então, atrair Creepers para escavação é um convite ao caos e à morte. A partir de eventuais Creepers derrotados na lâmina da espada, SpikyHedGey fabricou mais TNT para abrir crateras no mundo em sua busca.

Com equipamento roubado, engenhosidade e sorte, ele invadiu o The End e pôs um fim ao dragão final do jogo. Não é a forma como Notch pensou que Minecraft poderia ser vencido, mas é mais uma prova que as mecânicas sólidas do jogo criaram a caixa de areia definitiva e que a maior ferramenta de Minecraft é mesmo aquela que o jogador traz para dentro de seu universo.

Ouvindo: Rise Against - The Good Left Undone (live)
Seu apoio é muito importante! Ajude esse blog a crescer! Patreon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino | Seja um patrono!

Deliver Us the Moon