Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

18 de fevereiro de 2018

Não Fui Eu Que Joguei: Soda Dungeon

Soda Dungeon 11

Jogos de RPG em que você monta sua equipe de aventureiros e explora masmorras lotadas de monstros, coletando recompensas existem às dúzias desde os anos 80. Mas um onde você não vai pra linha de frente, mas só fica administrando uma taverna que atrai aventureiros e fica com o lucro? Bem, esse jogo é Soda Dungeon.

Para manter a classificação etária baixa e atrair o público infanto-juvenil, seus desenvolvedores trocaram as bebidas alcoólicas por refrigerantes, mas a dependências química é a mesma: essa taverna vende sabores tão viciantes que seus clientes são capazes de qualquer coisa, inclusive entrar em labirintos lotados de monstros, encarar os perigos e dar todo o saque para você. Melhor negócio, impossível. Com esse nível de senso de humor, Soda Dungeon apresenta lutadores fanáticos, inimigos bizarros e uma jogabilidade minimalista que também te fisga de forma viciante.

Soda Dungeon 116

Quanto melhor a taverna e os refrigerantes oferecidos, melhores guerreiros, feiticeiros e curandeiros poderão ser atraídos para ela, que poderão ser recrutados e enviados para masmorras melhores (e mais difíceis) com saques progressivamente melhores também. A fórmula é mais clara que refrigerante de limão e brinca com a nossa necessidade quase compulsivamente de se ir cada vez mais longe, encarar monstros cada vez mais fortes, obter armaduras e armas absurdamente mais poderosas que as anteriores. O humor absurdo estende o interesse, com criaturas fora do convencional.

Soda Dungeon 29Soda Dungeon 95

Entretanto, se alguém espera profundidade ou enredo mais elaborado em Soda Dungeon, irá se decepcionar. O jogo é casual e não esconde isso de ninguém. Ele está gratuito em todas as plataformas onde pode ser encontrado e você certamente irá se questionar qual é o modelo de negócios de seus criadores, mas aí já será tarde demais, porque poderá estar viciado como os incautos guerreiros atraídos para a taverna. Os desenvolvedores pagam suas contas oferecendo moedas e bônus no jogo em troca de dinheiro de verdade, mas nada que o jogador controlado não possa evitar.

Meu filho levou 32 horas de sua vida para perceber a principal falha de Soda Dungeon: sua repetitividade. As batalhas são tão monótonas que existe uma opção de confronto automático, para que o próprio computador assuma a tarefa de conduzir cada encontro com os inimigos. Em 26 minutos, o jogo atravessou do nível 1 ao 100, derrotando o chefe final da primeira masmorra, sem que o guri movesse um músculo.

Soda Dungeon 44Soda Dungeon 77

O que pode funcionar muito bem como um passatempo no celular, perde seu encanto no PC com tantas opções mais substanciais e nutritivas na plataforma. Depois de um bom tempo sem tocar no jogo, ou apenas abrindo para configurar uma equipe e ver o jogo se jogar sozinho, o garoto finalmente se entediou e pediu para desinstalar.

Ouvindo: Black Sabbath - God is Dead?

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity