Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterCanal no YouTubeRSS

7 de outubro de 2017

A Arte Imita a Vida

telltale

A cena acima faz parte do jogo Batman: The Enemy Within, a segunda temporada do adventure da Telltale Games que mergulha no universo dos quadrinhos do Homem-Morcego e mostra o que seria o resultado de um assalto com vítimas executado pela Arlequina.

Entretanto, um olhar mais atento revelou uma verdade macabra: o corpo largado no chão no jogo é idêntico ao do diplomata russo Andrei Karlov, assassinado diante das câmeras em uma exposição de arte na Turquia, em Dezembro de 2016.

andrei-karlov

Se não ficou claro, a imagem imediatamente acima é de uma pessoa real, morta a tiros e amplamente fotografada ao lado de seu assassino. Não é uma referência para desenvolvimento de jogos, um modelo em um banco de imagens, ou uma pose ensaiada. É a morte, nua e crua.

O caso repercutiu negativamente para a Telltale Games, que já publicou uma correção para o jogo em todas as plataformas removendo a imagem de Karlov. Segundo a desenvolvedora, "nós lamentamos profundamente que esse incidente tenha ocorrido e estamos tomando as medidas apropriadas internamente para garantir que nós continuemos a manter nossos elevados padrões em Garantia de Produção e Qualidade".

Ouvindo: The Jesus and Mary Chain - Darklands
Seu apoio é muito importante! Ajude esse blog a crescer! Patreon

4 comentários:

  1. Que baita coincidência. Só acho injusto a Telltale ter que alterar o jogo por causa disso, mas também seria um pouco de falta de sensibilidade se ela demonstrasse indiferença diante do ocorrido.

    ResponderExcluir
  2. Bah! Eu não acredito em "consciências" quando se fala em grandes empresas (sejam do ramo que for). E o corpo é idêntico. Chego a achar que pegaram a foto real e a photoshoparam numa tentativa grotesca de dar um "clima" de realidade para o jogo. Isso é o que acontece quando a vontade de impactar supera o bom senso... É uma linha tênue... O sucesso do impacto está em quão perto se pode chegar nela sem ultrapassá-la.

    ResponderExcluir
  3. Quis dizer coincidências ao invés de consciências acima. Achei que o corretor tinha corrigido certo e, depois que postei, vi que corrigiu errado. Desculpa aí!

    ResponderExcluir
  4. Marcos A. S. Almeida8 de outubro de 2017 21:22

    Acho que está claro que não é coincidência, a imagem é a mesma.Mas também não acho que seja um ato de várias pessoas ou que tenha sido aprovado por várias pessoas.Acho que alguém isoladamente, por preguiça ou por uma brincadeira mórbida,colocou essa imagem no jogo.Certamente uma cabeça irá rolar na Telltale.Ou cabeças,já que se há algum tipo de revisão, passou batido.Mas isoladamente nem eu identificaria a imagem, mas ainda assim é preciso cuidado ao se colocar imagens reais em jogo, já que processos podem ir a juízo,não é mesmo?

    ResponderExcluir

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino | Seja um patrono!

Conan Exiles