Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

13 de fevereiro de 2016

A Culpa É do Estagiário!

Paciência

É meio um clichê dizer que Paciência, um dos jogos mais populares já lançados pela Microsoft, para desgosto dos fãs de Halo, é um tributo à falta de algo melhor pra fazer. Símbolo de repartições públicas ineficientes e de tiozões sem tarefas a cumprir diante do computador, talvez essa fama tenha razão de ser. Pelo menos em sua origem, Paciência tem mesmo um pé na malandragem e na malemolência.

O jogo foi desenvolvido por Wes Cherry, estagiário da Microsoft durante o Verão de 1988. Ele não recebeu um centavo pela criação de Paciência. Porque esse nem era o seu trabalho mesmo.

Wes Cherry conta no Reddit que gastou boa parte tempo que deveria estar estudando para as provas finais com a cara enfiada em uma versão de Solitaire (nome original do jogo) para Macintosh. Ao chegar na Microsoft para estagiar, descobriu que tinha mais tempo vago do que imaginava, mas não podia usar um Macintosh. Então, resolveu adaptar Solitaire para o Windows, para poder ficar jogando sozinho enquanto não batia a hora de encerrar o expediente.

Ele malandramente pegou as cartas e o visual da versão para Mac que já estavam prontos e portou o código para rodar no outro sistema operacional, otimizando o que era necessário para o movimento das cartas ficar mais suave.

O resultado final poderia ter ficado ali no PC de Cherry para ser formatado quando ele fosse embora, mas, felizmente ou infelizmente, a Microsoft na época era um covil de desocupados e havia "uma empresa dentro da empresa", segundo suas próprias palavras. Essa "Bogus Software" tinha um servidor próprio na rede da Microsoft onde essa confraria de vadios guardava os "joguinhos" que pegavam ou produziam. Um gerente de software encontrou o jogo de Paciência desenvolvido por Cherry e achou que seria uma boa ideia incluir o jogo oficialmente no Windows 3.0.

Cherry diz que não se arrepende da popularidade do jogo nem tampouco por não ter recebido algo a mais pelas múltiplas reedições de Paciência. Ele conta que ganhou um IBM XT da Microsoft para corrigir os bugs quando voltasse às aulas e, para ele, esse pagamento foi mais do que suficiente.

Ironicamente, Cherry recebeu milhares de dólares em ações da Microsoft por criar uma versão para Windows de Pipe Mania, um título que ninguém lembra mais mas que foi incluído em um pacote de entretenimento para a plataforma anos depois. E também foi criado nas horas vagas. Com o dinheiro das ações, o programador chegou a comprar um barco.

Hoje, Wes Cherry administra uma fábrica de cidras. Raramente programa e geralmente apenas para controladores de hardware da produção.

Então, da próxima vez que você flagrar um funcionário jogando Paciência, não faça julgamentos prévios. Ele não tem culpa. A culpa é do estagiário.

Ouvindo: Skeletal Family - So Sure

2 comentários:

Vinícius Ferreira disse...

Vc sabia que o jogo vem lá do século XVIII?

C. Aquino disse...

E provavelmente foi inventado por alguém com muito tempo livre também na época...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity