Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de setembro de 2015

Jogando: Port of Call

Port of Call

Os desenvolvedores de Port of Call sabiam que tinham em mãos um título anti-comercial por definição: curto, com pouca jogabilidade, com gráficos sui generis, e um tema que não costuma atrair audiência. Sabiamente, escolheram distribuir o jogo gratuitamente no Steam. Porque o inverso de comercial é Arte em estado puro e conciliar as duas esferas não é tarefa das mais fáceis.

Port of Call 02

A atmosfera de Port of Call é onírica. Mas não a de um sonho bom que você gostaria de lembrar no dia seguinte, mas de algo opressor, um terror noturno que se deita sobre o seu peito com perguntas sombrias e respostas ainda piores. Enquanto você tenta reconstruir suas memórias e porque está nesse estranho barco com passageiros mascarados, vai revelando uma história de dor profunda. Não é um jogo bonito para a alma, ainda que o final possa trazer algum alento.

Embora eu tenha colocado o marcador de Adventure, o título se assemelha mais aos infames "walking simulators", uma vez que não há enigmas para resolver e não tenho certeza se suas respostas nos diálogos levam a resultados diferentes. A louvável exceção está na cena do bar. Olhando em retrospecto, você entende porque você tinha que fazer o que fez, se tornando o agente da situação. É uma boa sacada em um jogo sucinto que se completa em meia hora.

Port of Call 03

Port of Call é um jogo para ser enfrentado em um dia cinza. Um conto gótico que se levanta das brumas do século XIX, azeda o leite e retorna para o oblívio.

Ouvindo: Harry Callaghan - Interfacing

Um comentário:

Wanderléia Lima disse...

Excelente texto. Eu joguei ele ontem. Eu gostei dessa forma de abranger um jogo. Gosto de jogos em que você pode explorá-lo abertamente, sem se sentir obrigado a completar as missões rapidamente. Você deve ter visto que há 7 conquistas, todas são pura observações.

Realmente é um jogo triste. Creio que ele mexeu comigo por causa da trilha sonora. Sucesso para o seu blog!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning