Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

28 de junho de 2011

Codinome: Promissor

Codename Outbreak - Box Enquanto eu jogava Delta Force Black Hawk Down e me lembrava das falhas da série, eu também me lembrava de um obscuro FPS ucraniano que tinha tudo o que eu gostaria de ver em Delta Force. Exceto, é claro, os parasitas alienígenas. Ou os bugs. Os diversos bugs de Codename: Outbreak.

Codename: Outbreak (também conhecido como Venom) foi lançado em 2001 por uma desenvolvedora ucraniana cujo único lançamento anterior havia sido um jogo de estratégia, meses antes. O enredo era um desastre: um chuva de meteoros atinge nosso planeta em um futuro próximo e traz consigo uma leva de parasitas simbióticos do espaço com intenções malignas. A infestação se alastra principalmente por instalações militares e equipes enviadas para investigar desaparecem sem deixar traços. A invasão começa e cabe a um pequeno grupo de soldados especiais com armas especiais a árdua tarefa de neutralizar a ameaça. A premissa não ajuda nem um pouco (ainda que bobagens semelhantes sejam exploradas com êxito comercial até hoje). Para piorar a situação do FPS, ele possui uma pletora de bugs que insistem em derrubar o jogo, corromper saves e tornar complicada a tarefa de customizar uma jogatina em LAN.

Ainda assim, Codename: Outbreak foi um dos mais divertidos FPS que joguei, com sacadas geniais e funcionalidades que nunca ou quase nunca foram repetidas em títulos do gênero.

Pas De Deux

Uma das mais gratificantes características do jogo é a habilidade de comandar dois personagens em combate. Seu parceiro é controlado por uma rara Inteligência Artificial que faz jus ao seu nome. A IA é capaz de atingir inimigos com precisão e tem olhos de águia, sem, entretanto, roubar a graça do jogo. Suas habilidades estão no patamar que se espera de uma unidade militar especial, ao contrário das baratas tontas e míopes que perambulam em Delta Force. Esta IA também é capaz de acompanhar o jogador mesmo quando ele sobe escadas, entra em passagens de ar ou se esgueira por outros caminhos difíceis. Como se isso não bastasse, ela também executa ordens como Mantenha a Posição, Me Dê Cobertura, Cessar-Fogo e Dispare à Vontade.

Codename Outbreak - Tiroteio

E se a Inteligência Artificial do seu parceiro não for suficiente, você aperta um botão e troca de lugar com ele! Seu personagem passa a ser controlado pelo computador e você passa a controlar o NPC, o que permite combinações táticas inusitadas. Além disso, ambos os personagens acumulam pontos que podem ser utilizados para melhorar estatísticas e equipamentos, ainda que as primeiras tenham pouca função no jogo.

O equipamento é um destaque a mais no FPS, trocando o arsenal carregado nos jogos antigos ou a parcimônia dos jogos atuais por uma única arma. Porém, sua única arma é um protótipo de múltipla ação capaz de disparar balas de diferentes calibres, granadas, foguetes. minas e até raio laser, desde que você adquira as atualizações e selecione os itens antes de cada missão. Uma solução elegante e funcional que dá uma boa sensação de poder. Ao contrário da maioria dos shooters, em Codename: Outbreak você carrega e gerencia um inventário com munições, kits médicos e outros badulaques úteis. Sua roupa de camuflagem também precisa ser escolhida com cuidado durante o briefing da missão, de acordo com o ambiente a ser explorado. A camuflagem certa pode garantir invisibilidade quando deitado imóvel, uma vantagem matadora quando uma patrulha de soldados controladas por parasitas passar ao seu lado no meio da floresta e quase te pisar. Codename: Outbreak também antecipou a moda da interface minimalista e integrada com o contexto. Sua arma mostra no visor o tipo e a quantidade de munição disponível e o controle de pontos de vida acontece através de um mostrador no pulso do personagem. Outras informações aparecem no canto da visão, como se geradas dentro do capacete.

Codename Outbreak - Armamento Codename Outbreak - Inventário

Os cenários são imensos e você precisa estar preparado para andar alguns quilômetros. Com o módulo sniper ativado é possível eliminar inimigos cujo cadáver você só vai encontrar vários minutos depois. Outro aspecto incomum para 2001 é a possibilidade de gerar escuridão nos ambientes internos das bases militares. Tiros estratégicos nas lâmpadas, associados à visão noturna dos soldados transformam uma sala em um campo de massacre, com seus inimigos incapazes de enxergar qualquer coisa.

Venom 02 Venom 05

Tática é o elemento-chave em Codename: Outbreak. Começa com a escolha certa do equipamento e dos módulos da arma, continua com a coordenação dos esforços dos dois soldados e fecha com o uso criativo do ambiente. Todas estas idéias poderiam ter tornado a pequena desenvolvedora ucraniana em um respeitado nome na indústria dos jogos eletrônicos, mas isto não aconteceu.

O reconhecimento da GSC Software viria somente seis anos depois. Com um jogo chamado S.T.A.L.K.E.R.

Ouvindo: Bishop Allen - Eve of Destruction

3 comentários:

Douglas disse...

Caraca, os ucranianos sempre me surpreendem. Já sou fan de carterinha do S.T.A.L.K.E.R, com certeza vou pegar esse. Valeu Aquino.

Alias, bem que algumas produtoras podiam aprender alguma coisa sobre I.A, como, por exemplo, a Bethesda; peguei nojo dela após uma missão stealth no Fallout 3.

Marcos A. S. Almeida disse...

Quando vi a arma,o marcador de munição embutido e você falou que não existiam outras armas apenas uma que é customizável já lembrei de um jogo "tosquíssimo" : Tenka.Mas ao final você salvou totalmente a reputação do jogo citando S.T.A.L.K.E.R , que por sinal depois de ler sua análise , estou tentando fechar.Decidi jogar com o COMPLETE 2009 e o jogo está belíssimo!Mas a dificuldade extrema , principalmente no início - como você bem citou em sua análise - quase me fez desistir.É um jogo que ao mesmo tempo que nos instiga á exploração , nos repele por conta das anomalias e inimigos rondantes.
Mas , quanto ao jogo, surgiu uma dúvida:mesmo no modo stealth a A.I. funciona tão bem á ponto de tentar se esconder também ?(ou ao menos andar de forma que não chame á atenção)

Paulo Moura disse...

Bacana. Vou baixar hoje mesmo!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity