Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

24 de outubro de 2010

O Fliperama do Horror

Polybius Essa história aconteceu em Portland, nos Estados Unidos, por volta do ano de 1981. Da noite para o dia, em diversos fliperamas da cidade, foi instalada uma máquina arcade que entraria para o rol dos acontecimentos estranhos na indústria dos jogos eletrônicos. Seu nome era Polybius. Sua origem é indeterminada, tendo sido supostamente criado por uma empresa alemã chamada Sinneslöschen (livremente traduzível para "apagar dos sentidos"). Há quem diga que a empresa era uma fachada para a onipotente Atari. Há quem diga que o aparelho foi criado pelo governo americano, interessado em coletar dados para um projeto de controle de comportamento. Por um período, o jogo foi muito popular entre os jovens. Entretanto, muitos são os relatos de bizarros efeitos colaterais: amnésia, insônia, alucinações, pesadelos e até suicídios. Muitos dos que jogaram Polybius nunca mais voltaram a jogar qualquer outra coisa na vida. Um deles, segundo consta, tornou-se um fervoroso ativista anti-jogos. Tão misteriosamente quanto surgiram, as máquinas foram levadas embora.

Apesar da dramaticidade do parágrafo acima, Polybius não passa de um mito, uma lenda urbana que jamais aconteceu e nunca foi comprovada. Como todo boato que se preze, sua origem é indeterminada. Como todo boato que se preze, os detalhes também variam de região para região e de quem conta. Ao jogo também já foram atribuídos o uso de mensagens subliminares, aparições randômicas de faces fantasmagóricas, auto-crédito seguido de uma voz macabra induzindo o jogador a jogar mais, capacidade de se ligar sozinho, configurações ocultas e outras bobagens capazes de assustar os crédulos e os fanáticos. Como todo boato que se preze, há quem jure de pé junto que a história é verdadeira, mas provas nunca são produzidas, apesar de ter quem alegue ter trabalhado no projeto ou ainda possuir uma ROM do jogo original. Em 2007, o famoso site Snopes, especializado em destruir lendas urbanas, declarou que Polybius é uma "brincadeira que alguém inventou anos atrás e agora encontrou seu santuário na Internet".

A brincadeira ganhou novo fôlego no mesmo ano em que o Snopes decretou o fim do mistério. O site Sinnesloschen entrou no ar e trazia de volta a velha história. Além de uma recapitulação da lenda até o momento, o site tem fotos de diversas réplicas do gabinete do Polybius e uma ROM disponível para download gratuito, criada a partir de descrições diversas do jogo.

Polybius - JogabilidadePolybius - Jogabilidade 02 Polybius - Configurações OcultasSe eu baixei o ROM e joguei? Eu não. Seguro morreu de velho...

Mais informações (e teorias malucas):

Polybius - Simpsons

Ouvindo: Habitants - AJX Sofá

2 comentários:

GORDON FREEMAN disse...

OUTRA HISTORIA CABULOSA É A DO GAME FATAL FRAME,JOGO SURVIVAL HORROR JAPONES LANÇADO EM 2001.DISEM QUE O GAME FOI INSPIRADO EM UMA HISTORIA REAL DE UM ASSASINATO QUE OCORREU EM UMA CASA LÁ NO JAPÃO E O GAME SE PASSA NESSA CASA.
ELE É BEM MELHOR QUE SILENT HILL E RESIDENT EVIL,PORQUE NO GAME VOÇE TEM QUE ''MATAR'' FANTASMAS COM UMA PODEROSA MAQUINA FOTOGRAFICA,MUITO BOM O JOGO E RECOMENDO,VALE A PENA!

Nanocult195 disse...

Como vim parar aqui

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning