Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

31 de outubro de 2008

Jogando: Gothic 3 (parte 2) – Morram, Orcs, Morram!

Gothic 2 O primeiro Gothic me ensinou a temer os Orcs. Quando os guardas do castelo me disseram "não vá por aquele caminho, é território dos Orcs", eu zombei. Não é um mundo aberto? Eu vou onde o mouse me levar! Cinco minutos depois estava correndo desesperado perseguido por um armário de dois metros e pouco de altura, mais de cem quilos e cruel até a raiz da alma. Os Orcs de Gothic eram brutais, sujos e muito perigosos. Ao longo do jogo, acabei salvando um xamã Orc, banindo por seu povo e escravizado pelos humanos. Uma estranha aliança se estabeleceu, o Herói Sem Nome obteve um amuleto que o classificava como "amigo dos Orcs" e consegui concluir a trama, enfrentando um mal ancestral muito pior que os Orcs.

Mas foi o segundo Gothic que me ensinou a odiá-los. Sua guerra contra a raça humana parecia não ter fim e sua presença se alastrava. Fui obrigado a revisitar os cenários do jogo anterior e descobrir que a força invasora havia pilhado e destruído quase tudo e todos. Os sobreviventes estavam espalhados e cercados, a um fio de serem massacrados. Impiedosamente, o jogo me mostrou que mesmo um Herói destinado a grandes feitos não poderia conter a maré crescente de Orcs.

O antigo aliado, o velho xamã Orc, enlouquecido, precisou ser eliminado. Qualquer possibilidade de convivência entre humanos e o invasor estava condenada ao fracasso.  Ao final do jogo, mesmo tendo derrotado o grande vilão da trama, o enredo seguia implacável e revelava um destino trágico para a resistência humana.

O que nos leva a Gothic 3 e ao motivo deste post. Na história do jogo, a guerra acabou. O reino dos homens de Myrtana foi derrotado e a raça humana foi feita de escrava pelo invasor. Neste cenário desolador, chega o Herói Sem Nome. Neste ponto, entra em ação a PIOR e mais ilógica decisão que um game designer tomou em todos os jogos que eu já conheci. Em Gothic 3, o jogador pode se aliar aos Orcs.

Dados os eventos dos episódios anteriores, como é possível que um jogador que tenha passado por eles possa cogitar se aliar a um dos seus mais detestáveis inimigos? Eu lembro que, em Gothic 2, em determinado ponto, eu já estava caçando Orcs por esporte. Não havia nenhuma missão me obrigando a isso e os monstros que tombavam não faziam o enredo avançar nem um milímetro. Mas eu estava me divertindo. E, dentro do espírito de um RPG, eu sabia que era a coisa certa para o personagem principal fazer. Então, em nenhuma hipótese, o Herói Sem Nome da série iria se associar ao invasor.

Suponhamos que o pessoal da Piranha Bytes tenha decidido fazer (mais uma) concessão para angariar jogadores novos que não conheciam a saga. Afinal, jogos onde o jogador pode realizar atos ambíguos estão na moda, não é? GTA, o lado negro da força em KOTOR, Overlord etc. Mas, me recuso a acreditar que um jogador, mais uma vez dentro do espirito de um RPG, testemunhe o caos provocado pelos Orcs e opte por se tornar um mercenário a seus serviços. Durante suas andanças pelo mundo de Gothic, o jogador irá contemplar fazendas destruídas, casas queimadas, corpos apodrecendo amarrados em estacas ou enforcados, escravos desnutridos trabalhando noite e dia, medo e ódio. Como um jogador pode interpretar um personagem que se curva diante uma raça que se senta em tronos feitos com crânios humanos? Se a intenção dos desenvolvedores era oferecer uma opção diferente mas coerente, que tornasse os Orcs um pouco menos bárbaros.

Talvez tudo não passe de tolas reclamações de um veterano da ilha de Khorinis. Enquanto isso, o Herói Sem Nome junta-se aos rebeldes e vou libertando cidade após cidade do jugo do opressor até que a escória Orc retorne ao seu lugar de origem...

Orc - Gothic 3

Ouvindo: Nekromantix - Nekronauts

2 comentários:

EMERSON disse...

CARA N SEI SE VC É (H) OU (M) MAS TEM MUITA COISA Q VC ESCREVEU Q FAZ SENTIDO TIPO AS DO SAVE POINT EM PRINCE OF PERSIAN AXEI O GAME MANEIRO E TAL MAS OS SAVE ALEM DE SER LONGE VC COMEÇA DO INICIO NO GOD OF WAR2 TEM UNS SAVE NA METADE O Q AJUDA MTO....

Luis Felipe Vitte Soligueti disse...

Existem pessoas que gostam de estar do lado vencedor e, nesse caso, os Orcs estão vencendo, então faz sentido alguém querer se aliar a eles. Lembre-se: o ser humano busca poder de todas as formas possíveis, numa situação realista, haveriam humanos se aliando a Orcs apenas pelo privilégio de continuar vivo. Então acho que faz sentido o jogo lhe oferecer essa decisão.
P.s: Adoro a forma como você escreve :)

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity