tag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post9219247176382217321..comments2024-03-20T14:06:11.594-07:00Comments on Retina Desgastada: (não) Jogando: Hotline MiamiUnknownnoreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-90051398611299547132015-02-14T06:54:50.671-08:002015-02-14T06:54:50.671-08:00Uma poesia essa sua análise. Parabéns pelo texto, ...Uma poesia essa sua análise. Parabéns pelo texto, tens uma capacidade incrível para escrever.<br><br>Acompanho já a anos o blog. Meus parabéns pelo trabalho.<br>Anônimonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-64517164325120242352015-02-13T10:14:53.726-08:002015-02-13T10:14:53.726-08:00Em primeiro lugar, ótimo texto, Aquino. É incrível...Em primeiro lugar, ótimo texto, Aquino. É incrível como você tratou a obra com o devido respeito mesmo tendo que deixa-la para continuar a lista. Porém, acho que o pessoal em geral aqui está se equivocando a respeito do porque da jogabilidade do jogo ser do jeito que é.<br><br>Na minha opinião, o texto conseguiu capturar de forma correta a natureza psicodélica, frenética e violenta do jogo, e acho que é nisso que nós deveríamos nos focar quando falamos a respeito da mecânica que, para muitos, é taxada simplesmente de "mata, morre, repete".<br><br>Essa mecânica não foi colocada por mero capricho ou somente como uma forma de estender o jogo, mas sim como parte essencial da narrativa. Estranho, não é? Bom, pense na forma como você joga a fase, você vai repetindo tudo de novo e de novo, até ter completa maestria sobre os padrões, até decorar todos os trajetos possíveis de todos os inimigos e seus diferentes comportamentos. Quando você chega nesse ponto, você faz tudo com tamanha frieza que, quando a música para abruptamente (isso acontece quando o ultimo inimigo é derrotado) você leva um pequeno choque, sendo deixado com aquele torpor de quem não está entendendo o que está acontecendo.<br><br>E é nesse momento que o jogo te obriga a fazer o trajeto de volta para o carro. Você é obrigado a ver tudo o que fez em um silêncio incômodo.<br><br>Na época do lançamento do jogo diziam que isso era a forma da obra de apresentar a culpa. "Um jogo violento contra a violência" ou algo do tipo. Não o via somente dessa forma, mas sim como essa frieza causada pela repetição me deixava cada vez mais em sintonia com o personagem.<br><br>O impeto de matar, o frenesi, tudo lhe é dado e tudo lhe é tirado da mesma forma instantânea, te deixando mentalmente nu a toda aquela violência. No começo você sente culpa, mas depois, com o desenrolar da estória, você não sente mais. Não há porque sentir.<br><br>É meio confuso. O final verdadeiro te oferece um questão de moral dúbia a se pensar, entre outras coisas... e quase entramos na área dos spoilers, desculpa.<br><br>Não irei estragar para aqueles que não terminaram. Só digo que vale muito a pena ter que morrer diversas vezes só para poder vivenciar essa obra de forma completa.<br><br>E que venha Hotline Miami 2.Gledson A.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-18241868852013613942015-02-13T06:27:23.365-08:002015-02-13T06:27:23.365-08:00Luiz, sim, achei o jogo "apelão" também....Luiz, sim, achei o jogo "apelão" também. Para avançar não basta habilidade, mas também um bocado de sorte, já que o padrão de patrulha de alguns alvos é aleatório. Um erro no final e você recomeça a fase do zero...<br><br>Marcos e Marcos, esse é um jogo que eu vou lamentar muito não ter a capacidade ou a paciência de concluir. Estava sinceramente curtindo adoidado.<br><br>Tais, inicialmente o Steam nem estava aceitando minha review. Dava erro. Achei que fosse pela formatação. Ou pelos palavrões... mas era bug mesmo. No final, acabou indo do jeito que está.<br><br>Anônimo 1, assinaria cada linha do seu comentário! Não poderia ter descrito melhor aquela época e meu sentimento atual. Com o agravante que eu estava gostando de Hotline Miami!<br><br>Anderson, vou dar uma olhada nesse artigo aí. Estou fortemente tentado a ver um gameplay do jogo para ver como a história avança... é muito enigmática.<br><br>Anônimo 2, minhas impressões INICIAIS do The Witcher estão aqui: http://blog.retinadesgastada.com.br/2014/09/adiando-witcher.html<br><br><br>C. Aquinohttps://www.blogger.com/profile/05204241036802012103noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-9899989824649374552015-02-13T05:41:22.087-08:002015-02-13T05:41:22.087-08:00Vejam só como são as coisas: o Anônimo e o Anderso...Vejam só como são as coisas: o Anônimo e o Anderson expõem 2 pontos de vista sobre o mesmo jogo e voltam a me deixar com uma pulga atrás da orelha: volto a jogar pelo o que ele ainda pode proporcionar ou deixo de lado por que a lista é grande? Os argumentos do Anderson são muito bons...<br><br>Anônimo, o que você descreveu é exatamente o que nós passamos , e esse é um dos motivos pelos quais eu considero essa época a "Era de Ouro " dos jogos.Não é só a criatividade que estava em ebulição nessa época, tudo o que envolvia os jogos era novidade. Digo isso com saudade mas sem nostalgia.Marcos A. S. Almeidanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-22119858039349729532015-02-13T05:18:57.883-08:002015-02-13T05:18:57.883-08:00Poxa, e eu pensando que você iria gostar do jogo e...Poxa, e eu pensando que você iria gostar do jogo e uma pena.Aguardo ansiosamente sobre suas impressões de The witcher.Anônimonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-3317001213108740692015-02-13T03:55:59.613-08:002015-02-13T03:55:59.613-08:00Como O marcos disse, é uma pena você não ter conti...Como O marcos disse, é uma pena você não ter continuado. E enredo começa a andar pra valer só quando o segundo protagonista entra em cena chegando ao ponto de quebrar a quarta parede. Se não for mesmo até o final ecomendo ao menos esse artigo pra entender o pq dos telefonemas e todos os assassinatos no jogo.<br><br>http://www.gamasutra.com/blogs/RamiIsmail/20121029/180408/Why_Hotline_Miami_is_an_important_game.phpAndersonhttps://www.blogger.com/profile/13639420178409697861noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-25237139729376553702015-02-12T22:28:11.027-08:002015-02-12T22:28:11.027-08:00Nos velhos tempos, muito antes de existir a steam,...Nos velhos tempos, muito antes de existir a steam, num tempo em que a maior velocidade de internet no Brasil eram 56K por conexão discada (e somente para alguns privilegiados que podiam comprar os famosos hard modens US Robotics) os jogos tinham quase a obrigação de serem difíceis e longos pois isso aumentava a sua longevidade e justificava o seu preço (que não era barato), era a época de ouro dos hoje chamados old school.<br><br>Naquele tempo, até mesmo a pirataria estava engatinhando e os downloads eram longos e tinham a triste mania de parar aos 99% por queda na conexão (sem direito a continuar de onde parou).<br><br>Então, quando se comprava um "joguinho" só restava ao gamer tentar até conseguir não importando quanto tempo isso levasse.<br><br>Hoje, quando pego um jogo que me faz repetir a mesma fase durante várias vezes, na terceira tentativa eu já começo a lembrar dos jogos que comprei na promoção de fim de ano da steam e que ainda nem baixei.<br><br>Eu não me obrigo mais a "vencer" um jogo se eu não estiver gostando muito dele.<br><br>Afinal, como eu já li numa postagem aqui no blog e concordo plenamente:<br><br>A vida é curta e os jogos são muitos (e baratos). :)Anônimonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-21790498818855217412015-02-12T18:07:54.173-08:002015-02-12T18:07:54.173-08:00Belo texto, hein aquino! transmitiu muito bem o fr...Belo texto, hein aquino! transmitiu muito bem o frenesi do jogo nesse parágrafo gigante! vi que você postou primeiro no steam e achei por um momento que fosse algum erro de formatação, hahaha.Taishttps://colchoesdopantano.wordpress.com/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-3809509570536149242015-02-12T17:58:06.610-08:002015-02-12T17:58:06.610-08:00A música é simplesmente sensacional!É um bom jogo ...A música é simplesmente sensacional!É um bom jogo mas as diversas tentativas pra passar muita das vêzes por apenas 1 cômodo realmente cansa.Pra quem gosta de jogos de tentativa e erro, com uma pitada a mais de dificuldade, é um prato cheio. Marcos A. S. Almeidanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-37527387462873864922015-02-12T15:50:43.303-08:002015-02-12T15:50:43.303-08:00Poxa, é uma pena tu não ter conseguido dar continu...Poxa, é uma pena tu não ter conseguido dar continuidade. Ja finalizei 4 vezes esse jogo, sendo que uma dessas foi seguida. A história é muito foda também, mas ouvi falar de jogadores que não aguentaram justamente pela dificuldade que força o jogador a repetir o mesmo cômodoMarcoshttps://www.blogger.com/profile/15592572446968576034noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-82410053689408252642015-02-12T13:11:59.531-08:002015-02-12T13:11:59.531-08:00Ainda ontem "tentei" jogar esse jogo nov...Ainda ontem "tentei" jogar esse jogo novamente e, para meu espanto, consegui passar da 1ª fase depois de umas mil tentativas + ou -.<br><br>Eu comprei ele numa promoção da Nuuvem e achei o jogo uma versão psicodélica de Postal 1 mas... É muito "morre e repete" pro meu gosto (o jogo é muito apelão). Em pouco tempo a minha paciência esgota e eu fujo correndo para o silêncio e a devastação de New Vegas (onde ainda existem lugares que não explorei) e sinto como se estivesse voltando para casa.<br><br>Abçs<br><br>LuizAnônimonoreply@blogger.com