tag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post4556748057150264316..comments2024-03-20T14:06:11.594-07:00Comments on Retina Desgastada: Por Que eu Odeio a Gearbox SoftwareUnknownnoreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-52306518595416513972013-08-03T04:31:49.332-07:002013-08-03T04:31:49.332-07:00as "semelhanças" entre o curta e Borderl...as "semelhanças" entre o curta e Borderlands falam por si só, dispensando o paralelo de imagens. impossível até para o mais ferrenho dos fãs negar que houve uma apropriação indevida do estilo artístico.<br><br>sobre o ACM, eu sempre me perguntei por que era tão difícil criar um bom jogo da franquia alien, já que toda a atmosfera e universo estão prontos apenas esperando por mouses competentes para representá-los. aí eu percebi que não é nada difícil, mas pra quê se esforçar criando um jogo imersivo com uma boa história (como o Alien Ressurrection, de 1999 para PS1, que apesar de sua inegável qualidade "morreu" no anonimato) se é possível ganhar até mais dinheiro com um shooter genérico de tema militarista (coisa rara de ser ver. sarcasmo on)?<br><br>P.S: Aquino, eu já tinha visto esse vídeo de comparação do ACM. depois dele minha faixa de preços caiu de R$60,00 para o "nem de graça". um fã que se preze não deve incentivar esse tipo de desonestidade com os consumidores.Shadow Geiselhttps://www.blogger.com/profile/15993549091401875494noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-14941058714887901002013-08-03T04:29:01.195-07:002013-08-03T04:29:01.195-07:00Este comentário foi removido pelo autor.Este comentário foi removido pelo autor.Shadow Geiselhttps://www.blogger.com/profile/15993549091401875494noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-42007993584989089462013-07-31T12:00:33.367-07:002013-07-31T12:00:33.367-07:00Não é plágio, é copiar sem autorização.Não é plágio, é copiar sem autorização.Marcel C. Da Silvahttps://www.blogger.com/profile/18098294301800163722noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-27931111271490507602013-07-30T18:36:25.584-07:002013-07-30T18:36:25.584-07:00FLAME WAR!! kkkkkkEstou quase trocando o "ode...FLAME WAR!! kkkkkk<br><br>Estou quase trocando o "odeio" por "não vou com a cara". Parece que "odeio" ficou mais forte do que eu imaginava...<br><br>Cruzando os dedos para a postagem não parar no Gamevício...C. Aquinohttps://www.blogger.com/profile/05204241036802012103noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-41864189007401082082013-07-30T18:15:35.462-07:002013-07-30T18:15:35.462-07:00OPA!OPA!OPA!AGORA A BAGAÇA VAI FERVER!MEXEU COM KI...OPA!OPA!OPA!AGORA A BAGAÇA VAI FERVER!MEXEU COM KILLING FLOOR MEXEU COMIGO!TÁ MARCADO O DESAFIO ÉDER R.M.:EU COM O COSPLAY DE BERSERKER STEAMPUNK E VOCÊ COM O COSPLAY DE AXTON NA HORA E NO LUGAR QUE VOCÊ QUISER!KKKKKKKKKKKKKK!<br>Éder , é mais ou menos o que você disse mesmo, e a parte do DN Forever eu concordo 100% (mas a parte do KF evidentemente não concordo no que diz respeito á qualidade do jogo).Mas sabemos que entre " inspiração" e "influência" pra plágio há uma linha muito tênue.O que distingue um do outro são evidências e acho que as que foram mostradas são bem fortes.Mas apesar de, eu não cravaria PLÁGIO só com base nelas.Daí o meu espanto ao ler o título do Aquino.Até porque , como ele próprio disse , todas elas têm "esqueletos" portanto "odiar" por isso é muito pouco.Eu diria que o conjunto da obra ainda é "pouco odiável".<br>Aquino, pode parecer estranho, mas quando eu disse que me espantei é justamente por achar que você não queria dizer exatamente ODIAR.E você só confirmou isso.Mas opinião é opinião e cada um têm a sua e eu respeito a de todos , inclusive a dos 4.126 jogadores de Infestation (antigo WarZ) que o estão jogando neste momento que escrevo , no Steam.Eles devem achar o jogo muito bom. <br>Marcos A. S. Almeidanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-32228420521101691972013-07-30T14:55:43.436-07:002013-07-30T14:55:43.436-07:00Perceba Eder (e Marcos também) que só usei a palav...Perceba Eder (e Marcos também) que só usei a palavra "ódio" no título da matéria e não no seu corpo. Até porque não chega a ser tanto ódio assim da Gearbox...<br><br>Desde o começo eu sabia que esta seria uma postagem complicada por sabidamente não ter curtido Borderlands nem BIA. O risco de ser incompreendido era alto. Tentei ao máximo separar minha opinião destes jogos da opinião sobre a empresa, vide os parágrafos introdutórios.<br><br>Tentei também apenas expor fatos e opiniões emitidas por outros, justamente para não parecer que estava tirando tudo da minha cabeça. Por isso, o depoimento de Schreiber, a citação do Destructoid da E3 2011 (único foco dado a toda confusão do A:CM) e a reportagem da Forbes com a denúncia do Borderlands. Ao contrário do que costumo fazer, nem mesmo escrevi parágrafos conclusivos para amarrar todas as pontas. De fato, saí da minha proposta ao mencionar a "cara de pau" de Pitchford, mas não resisti!<br><br>Sobre a "coisa" de Borderlands: "coisa" aí está se referindo à frase completa "ele estão (sic) fazendo alguma coisa certa, ainda que esta coisa não tenha um jogador como eu no seu foco de ação". A "coisa" a que me refiro é a "coisa certa" que o jogo está fazendo, não ao jogo em si. Longe de mim de chamar um jogo de coisa, exceto nos casos mais extremos (já fiz isso? não lembro).<br><br>Sobre coop de Bordelands x coop de Dead Island: não experimentei o primeiro e só joguei quinze minutos do segundo. Minhas análises de ambos se baseiam na experiência solitária (para o qual Borderlands não se sustenta e nem mesmo tem essa intenção, de onde eu digo que não sou o seu foco de ação).<br><br>Sobre denúncias de outras empresas, elas virão, com certeza elas virão. Até mesmo as da Gearbox eu fui deixando passar até chegar a um volume que eu pensei: "cara, como eu odeio esta empresa!". Até a queridinha dos PC Gamers Valve tem seus esqueletos (vide http://meiobit.com/131151/jeri-ellsworth-hacker-ex-engenheira-valve-forcas-ocultas-sabotagem/). <br><br>Então, tudo na boa?C. Aquinohttps://www.blogger.com/profile/05204241036802012103noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-20098016154467400562013-07-30T14:19:50.547-07:002013-07-30T14:19:50.547-07:00Quanto ao seu maldoso comentário do Borderlands (&...Quanto ao seu maldoso comentário do Borderlands ("ainda que esta coisa não tenha um jogador como eu no seu foco de ação") nem sei o que dizer. <br>Chamar um jogo de coisa, com a clara intenção de desmoralizá-lo, simplesmente porque você não entende a popularidadde dele? Logo alguém como você, que, além de normalmente ter textos inteligentes e articulados, ter uma certa paixão secreta por shooters tipo B como o *horrível além do que as palavras podem descrever* Vivisector? E ser jogador constante de Killing Floor, aquela "coisa" que é uma tremenda salada de frutas descarada da estética zumbi/terror de todos o jogos e filmes já produzidos sobre o tema?<br><br>Bom, mas nesse caso, até que se entende seu gosto pelo Killing Floor, afinal, vocÊ até que gostou de Dead Island, que pode ser definido como o primo pobre co-op de Borderlands - mas com zumbis!!! E aparentemente tudo fica melhor com zumbis par você.<br><br>Alén do que, você *não* jogou o Boderlands até o final. Você nem mesmo jogou o Borderlands 2, que é similar mas aprimora vários aspectos. O início meio sem graça do jogo (duas armas, granadas comuns, poucos inimigos) nem se compara ao gloriosa caos dos estágios avançados, com vários tipos de armas, efeitos e modificações de equipamento que, junto com a árvore de habilidades, efetivamente muda o modo como vocÊ joga. Mas nem perca seu tempo. Você já está de mente fechada para a série.<br><br>Apesar dos pontos válidos que você apontou (DN 4ever e Aliens), no geral esse seu texto me decepcionou bastante devido ao seu discurso de de ódio subjacente. Até pode ter sido escrito com boas intenções, mas como sabiamente diz o ditado popular, o caminho para o inferno está cheio de boas intenções.<br><br>Agora, o que você podeira fazer para ser mais justo, seria escrever outras postagens com escândalos/condutas duvidosas de outras empresas (como inclusive você já fez algumas vezes anteriormente). Porque, como qualquer pessoa que se informe constantemente sabe, isso é algo que não falta (caso Bethesda versus Interplay pelo FO online, Activision e Infinite Ward, Activision e Harmonix, Team Bondi e as condições de trabalho do L. A. Noire, Jeff Gerstmann e a resenha nota 6/10 do Gamespot do game Kane and Lynch etc e tal).Eder R. M.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-15540854085945812972013-07-30T14:19:37.916-07:002013-07-30T14:19:37.916-07:00Aquino, se vamos entrar no território de que "...Aquino, se vamos entrar no território de que "nada se cria tudo se copia", vão surgir "esqueletos no armário" de meio mundo envolvido em indústrias criativas, sejam elas cinema, literatura, músicas, jogos eletronicos ou o que for.<br><br>Não estou sendo "fanboy", estou apenas tentando ser sensato. De fato, Duke Nukem Forever e Alien Colonial Marines foram duas belas decepções, mas os outros "motivos" que você postou além disso para "odiar" com tanto fervor a Gearbox podem ser classificados, no máximo, como os motivos de um troll fazendo mto esforço.<br><br>Semelhança entre um curta e o visual cel shaded de Borderlands??? Sério? É clara a influência, mas daí a ser uma razão para odiar uma empresa e chamar o comentário do Picthford de "cara de pau" por ADMITIR a semelhança é algo que só um troll enfurecido usaria como argumento. Por quê? Bom, pra começar, o visual do curta não é nada que nunca tenha sido feito antes, o próprio curta é claramente inspirado por vários outros filmes, tanto narrativa quanto esteticamente. Além do que, o Pitchford foi honesto nesse quesito, Queria que dissesse o que, que foi mera coicidência?<br><br>E o poster então... Meu Deus, Aquino, você pode fazer melhor do que isso. Isso acontece o tempo todo no cinema, posters visivelmente inspirados em outros. E nem por isso às pessoas correm aos seus blos para postar como odeiam a empresa tal por causa disso.<br><br>Voltando ao Aliens, bom, a Gearbox mentiu feio (o Pitchford, mais precisamente :D ) e entregou um produto bem aquém da maravilha que havia promovido aos quatros ventos. Mancha negríssima na história da companhia.<br><br>Já com o Duke Nukem... é complicado, e sendo que o próprio autor do remake do Duke Nukem admitiu que entende a razão do "cancelamento" pela Gearbox, vê-se que ele também entende. A Gearbox tinha uma colcha de retalhos de todos os anos de produção do 4ever quando comprou os direitos, e tentou costurar da melhor maneira que pode. O que não deu certo, como sabemos. Não é um jogo que eu chamaria de "bom", mas ao mesmo tempo, é "divertidinho" (regular), e não o fim do mundo como muitos apregoam, talvez por esperar que o jogo se equiparasse à segunda vinda de Cristo. E chega a ser engraçado certas coisas como, quando no DK 4ever só podiam ser usadas duas armas, o povo gritou em ultraje. Anos antes, quando o Halo fez isso (um game claramente derivativo tanto na estética quanto no roteiro - sendo o livro Ringworld a referência mais óbvia) foi tachado de inovador. Vai entender.Eder R. M.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-11103520356663478322013-07-30T10:52:20.469-07:002013-07-30T10:52:20.469-07:00Interessante. Já havia suspeitado das práticas da ...Interessante. Já havia suspeitado das práticas da Gearbox desde o fiasco com o Duke Nukem e depois de novo com o Aliens, mas essa história de plágio no Borderlands eu realmente não conhecia. A única coisa que ainda sustenta a imagem dela pra mim é a franquia Brothers in Arms (eu gostei, mas confesso que é mais devido ao fato de eu ser um viciado na temática da II Guerra Mundial).<br><br>Parece, então, que a Gearbox tá querendo rivalizar com a Hammerpoint (a desenvolvedora do The War Z/Infestation) pra ver quem é mais podre.<br><br>Ótimo texto, Aquino.Artur Carstennoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-23321735123656829782013-07-30T07:34:35.420-07:002013-07-30T07:34:35.420-07:00O que mais me espantou foi o título "Por Que ...O que mais me espantou foi o título "Por Que eu Odeio a Gearbox Software".Não é a característica do blog e corre-se o risco - calculado, acredito eu - de atrair "trolls" e fãs indignados.Mas se a indignação é tanta ( e pelo visto , justa) podemos encarar também como um desabafo.De minha parte, se não fosse esse texto esclarecedor, estaria alheio á todo esse imbróglio.Só não me espanta por completo porque sabemos que onde há um ser humano + dinheiro a chance de haver algum tipo de ilícito ou imoral é grande.Não, não percamos a fé no ser humano,o bem e o mal sempre existirão ,melhor se em equilíbrio.Marcos A. S. Almeidanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-7185511571128249402013-07-29T17:45:13.058-07:002013-07-29T17:45:13.058-07:00Valeu pelo toque, Raphael. Já corrigi a descrição ...Valeu pelo toque, Raphael. Já corrigi a descrição dos posteres.C. Aquinohttps://www.blogger.com/profile/05204241036802012103noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-36019487306401051442013-07-29T17:32:44.950-07:002013-07-29T17:32:44.950-07:00Aquino, no finalzinho ai, os posteres estao invert...Aquino, no finalzinho ai, os posteres estao invertidos em relação a descrição do texto.<br><br>E essas diferenças do aliens colonial mariners me surpreende ate hoje. Coitado de quem comprou na pre-venda, esperando uma coisa e ganhou outra =/Raphael AirnMusichttp://www.mansaob.com.brnoreply@blogger.com