tag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post4264767997520658403..comments2024-03-20T14:06:11.594-07:00Comments on Retina Desgastada: O Horror, O HorrorUnknownnoreply@blogger.comBlogger16125tag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-36025113643265984552012-04-19T14:46:10.708-07:002012-04-19T14:46:10.708-07:00Quer um jogo profundo,inteligente e sem enredo? Jo...Quer um jogo profundo,inteligente e sem enredo? Jogue Master of Magic!Brenonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-62644857068151976802012-04-19T14:43:28.136-07:002012-04-19T14:43:28.136-07:00Obrigado pela resposta Aquino!Obrigado pela resposta Aquino!Brenonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-4047357755964593962012-04-19T14:16:37.345-07:002012-04-19T14:16:37.345-07:00@aquinoSe pensarmos assim caimos na seguinte concl...@aquino<br>Se pensarmos assim caimos na seguinte conclusão. Jogos sem "enredo", KF, sempre seram apenas jogos divertidos. Porém quando queremos algo realmente sério, maduro, profundo, temos que, obrigatoriamente, ter enredo. Eu me pergunto, será mesmo? Mas porque eu vou jogar o video-game baseado na obra de Joseph Conrad, se eu posso ver o filme, ou mesmo ler o livro? O que ele vai me trazer de diferente? Uma jogabilidade genérica? Isso porque o filme é muito além do enredo, muito além mesmo. É ai que entra a jogabilidade, coisa que nem uma outra arte tem, só o video-game e por isso ela deve utilizar-la para conseguir passar algo para o jogador, não só para te destrarir entre partes do enredo.LocoRoconoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-73002277444583568672012-04-19T14:07:12.506-07:002012-04-19T14:07:12.506-07:00Breno, a crítica de Conrad estava em mostrar os mé...Breno, a crítica de Conrad estava em mostrar os métodos cruéis e exploratórios da colonização, ainda que ele não tenha sido contundente neste aspecto. "Coração das Trevas" está mais focado em mostrar os horrores da mente humana em um ponto de vista mais intimista do que exibir o panorama geral. Décadas mais tarde, ele seria criticado por não ter dado voz aos africanos em seu texto! Visto por este prisma revisionista, nem Apocalypse Now deixa o vietnamita se expressar. Ambos os trabalhos são sobre a loucura de quem supostamente deveria ser o portador da civilidade.C. Aquinohttps://www.blogger.com/profile/05204241036802012103noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-12021500582902147012012-04-19T13:16:59.906-07:002012-04-19T13:16:59.906-07:00"uma boa história pode salvar um título com j..."uma boa história pode salvar um título com jogabilidade mediana"<br><br>Bom se eu pudesse voltar no tempo em relação a Legacy of Kain:Defiance eu não perderia meu tempo jogando o danado e iria pro youtube ver as cutscenes e batalhas mais importantes! Legacy of Kain oferece o standart de história em jogos de ação-aventura em geral: fase-cutscene-fase,etc...e funciona na serie com excessão de Defiance porque a jogabilidade sustenta o jogo e oferece desafios para o jogador superar! Existe jogos mais ousados na relação narrativa-jogos que consegue misturar os dois sem o resultado ficar aguado. Tome como exemplo Outcast,que tem uma história estabelecida,mas oferece jogabilidade não linear,exploração e desafios! Pathologic e The Void também são bons exemplos de narrativa,oferecendo ao jogador um conjunto de regras juntamente com acontecimentos inexoraveis que leva o jogador a repensar suas taticas constantemente!<br><br>Aquino ainda espero a resposta da pergunta que fiz no meu primeiro comentario!Brenonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-89237606583805874842012-04-19T13:01:37.602-07:002012-04-19T13:01:37.602-07:00Não considero to the moon como um jogo! ele é no m...Não considero to the moon como um jogo! ele é no maximo uma novela interativa! Aquino,se vc fosse recomendar to the moon,qual a pessoa mais propensa a se agradar com ele? Um eximio jogador de Adventures,que adora quebrar a cabeça para resolver o proximo enigma ou uma pessoa que tem como hobby apenas assistir filmes,escutar musica e ler livros?Pois é, to the moon cai como uma luva para pessoas que nao jogam jogos!<br><br>E eu nao tento defender mecanicas formulaicas,com excessão das formulas que dão certo(porque sera que xadrez ainda´é apreciado?) As mecanicas modernas de jogos FPS são um grande retrocesso,se comparado ao que o genero pode oferecer...<br><br>Sobre a questão de Spec Ops,vou comentar sobre o que vc comentou:<br><br>"você terá o controle de um esquadrão", pelo o que eu vi em trailers,não vamos controlar nenhum esquadrao,apenas acompanhar os NPCs imortais sobre o cenario de Dubai!<br><br>"o cenário sofrerá alterações em tempo real com tempestades de areia devastadoras geradas randomicamente".<br>Cara,duvido que isso seja verdade... pelo o que eu vi,as tempestades de areia acontece em eventos por script,e a destruição também sera por script dentro da engine,como qualquer outro FPS!O hardware de hj é muito limitado pra esse tipo de façanha!Brenonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-38346939128860718492012-04-19T12:45:57.996-07:002012-04-19T12:45:57.996-07:00Jimmy, eu também não consegui entender essa crític...Jimmy, eu também não consegui entender essa crítica ao Isaac Clarke, coitado. Às vezes é melhor um silêncio (que você pode achar que é pensativo ou furioso) do que um "nooooooooooo" largado de forma cafona na cena (ouviu, senhor George Lucas?).C. Aquinohttps://www.blogger.com/profile/05204241036802012103noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-31944553994203812952012-04-19T12:36:53.891-07:002012-04-19T12:36:53.891-07:00O que eu quis dizer sobre tempo, é que todo ano é ...O que eu quis dizer sobre tempo, é que todo ano é lançado um novo Call of Duty... mas 1 ano é tempo necessário para se lançar um jogo AAA como um Call of Duty?Por isso tem tanta reclamação sobre bugs e reciclagem de conteúdo.<br>É necessário lançar um novo FIFA ou PES todo ano?<br>Se tempo de desenvolvimento não significasse qualidade era só lançar um bioshock todo ano por exemplo que estava tudo certo!<br>Agora não confundir com jogos que tiveram seu lançamento adiado por pausa ou abandono do projeto como Duke Nuken e outros...<br>Max Payne 3 tb me deixa com um pé atrás porque parece ter sido adiado tantas vezes mais por desleixo do que por cuidado com o desenvolvimento.<br>-<br>RocoLoko:<br>Gráficos e trilha sonora também são tão essenciais quanto a jogabilidade na minha visão.<br>-<br>Breno, utilizei o exemplo de Dead Space pois toda a resenha sobre o jogo criticava a aparente "indiferença" de Issac Clarke, que não falava nem reagia nas cutscenes(parece que deram ouvidos a isso porque em DS2 eles é tagarela e metido a fodão).Jimmy666https://www.blogger.com/profile/05829993969661910371noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-674355836175029172012-04-19T12:11:58.026-07:002012-04-19T12:11:58.026-07:00Jimmy, a proposta da postagem foi assinalar justam...Jimmy, a proposta da postagem foi assinalar justamente que existe uma possibilidade de Spec Ops: The Line NÃO ser mais um clone de Call of Duty. E ele também está em desenvolvimento por mais de dois anos, como Bioshock Infinite (se é mesmo que tempo de desenvolvimento significa qualidade).<br><br>Marcos, faço suas minhas palavras: The Line precisa de um ritmo menos frenético do que a média e sem heroísmo para que jogabilidade e enredo sigam no mesmo compasso. Se haverá público para isso? Também acho que não haverá. Tampouco sou profeta, mas creio que The Line venderá mal, quer seja o novo "Coração das Trevas", quer seja mais um clone na linha de produção.<br><br>Breno, nem sempre jogabilidade formulaica condena um jogo. To The Moon é um exemplo recente de magnífica experiência acoplada a uma jogabilidade frouxa. E os fãs de Sonic imploram por um título que reproduza exatamente a velha fórmula... Se a Yager conseguir contar uma história instigante usando os clichês de jogabilidade da geração CoD, já terá dado um passo além dos líderes de mercado.<br><br>Sobre a jogabilidade de The Line, que eu não comentei, para focar na origem de seu enredo: você terá o controle de um esquadrão (algo que a Gearbox vem fazendo desde Half-Life: Opposing Force e Brothers in Arms...) e o cenário sofrerá alterações em tempo real com tempestades de areia devastadoras geradas randomicamente.<br><br>LocoRoco, acredito que possam coexistir dois tipos de jogos: sem enredo e com enredo. Ninguém liga pro enredo de Killing Floor e é divertido pra caramba! Mas o primeiro Half-Life se levantou acima dos FPS de sua época por apresentar NPCs e uma história melhor trabalhada do que a média. Nethack não tem enredo, mas sua jogabilidade envolve. Ninguém quer saber da politicagem do Reino do Cogumelo e Mario vende como água no deserto. Mas eu acho que há espaço para jogos com temáticas profundas, com enredo, e que uma boa história pode salvar um título com jogabilidade mediana (não ruim, porque aí ninguém se sente compelido a seguir...).C. Aquinohttps://www.blogger.com/profile/05204241036802012103noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-81340840786059283222012-04-19T11:37:39.694-07:002012-04-19T11:37:39.694-07:00Na minha visão, um jogo se caracteriza pela sua jo...Na minha visão, um jogo se caracteriza pela sua jogabilidade e PONTO. Essa é a essência de um jogo, não importa enredo, trilha sonora, cut-scenes ou gráficos. Esses itens citados são complementos. Importantes ou interessantes? Sim, mas não essenciais. Isso porque é na jogabilidade que o video-game se inova. O enredo, a história, tem nos livros, a "trilha sonora" na música, o visual nas artes plásticas e cinema. E a jogabilidade apenas nos jogos, e é por causa dela que os chamamos de jogos, não de filmes. <br> Acredito que atualmente as produtoras estejam se concentrando muitos em outros aspectos para desenvolver, e esquecem a jogabilidade.<br>Se você quer desenvolver em um jogo o conceito de horror e guerra, não coloque um jogabilidade genérica, mas ao contrário, faça a jogabilidade a principal maneira de desenvolve-lo.<br> Eu sempre me lembro do jogo nethack, no qual descobri aqui no retina. Em que não tem história, gráficos ou trilha sonora, porém é uns dos jogos com a jogabilidade mais complexa que eu pude jogar, e isso, para mim, é a característica de um bom jogo.<br><br>Obs: desculpe as repetições.LocoRoconoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-77804053027209720112012-04-19T09:50:56.200-07:002012-04-19T09:50:56.200-07:00Na verdade criticos de jogos elogiam histórias fra...Na verdade criticos de jogos elogiam histórias fracas e jogabilidade fracas! Colocar esse pessoal em perspectiva é sempre um mal negocio! Hj em dia se associa muito a imagem de um RPG a história quando na verdade na concepção do genero esses jogos mal tinham uma história!E isso não é necessariamente ruim! Hj em dia o pessoal fica horas e horas debatendo sobre a história de jogo X,porque só tem isso para debater,pois o jogo em si é uma porcaria!Brenonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-2737043820428525292012-04-19T09:38:02.836-07:002012-04-19T09:38:02.836-07:00Mas esse é o problema central hoje em dia.Críticos...Mas esse é o problema central hoje em dia.<br>Críticos de jogos baixam a nota de um jogo caso o enredo seja ruim ou o personagem central não seja carismático ou tenha personalidade...Críticas feitas ao primeiro Dead Space por exemplo.<br>Mas ué, "jogo" é algo primeiramente feito para divertir, para se jogar.A história de um jogo nunca pode ser fator primário na avaliação de um jogo.<br>Existem casos isolados como BIOSHOCK onde um jogo fantástico possui uma história e ambientação fantásticas, parabens para a produtora que consegue fazer isso.<br>Um RPG por exemplo deve ter uma boa história, mas a própria jogabilidade vai contribuindo para que isso aconteça(ao menos deveria).<br>Sei lá...Jimmy666https://www.blogger.com/profile/05829993969661910371noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-16028237581879567642012-04-19T09:33:08.831-07:002012-04-19T09:33:08.831-07:00So para por em perspectiva: Trailer do filme ápoca...So para por em perspectiva: Trailer do filme ápocalipse now<br>http://www.youtube.com/watch?v=IkrhkUeDCdQ<br><br>se os game designers querem fazer filmes eles bem que poderiam aprender com os mestres do oficio! Não tenho esperança pra esse Spec OpsBrenonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-2861457347169480052012-04-19T09:19:30.106-07:002012-04-19T09:19:30.106-07:00Em se tratando de um jogo, nao adianta mesmo que o...Em se tratando de um jogo, nao adianta mesmo que os designers,roteiristas e atorez de voz emulem genios como Dostoyevski ou atores de qualidade como o finado Tony Jay! Se tudo que vc tem pra mostrar como jogo é a velha formula de tiro em terceira pessoa extremamente linear com saude regenerativa, AI retardada e compassos magicos então o jogo ja é mediocre por definição(mediocre no sentido,meio bom,meio ruim)!<br><br><br>Um exemplo que se encaixa perfeitamente no que eu falo é Legacy of Kain:Defiance. A história do jogo continua incrivel,marca registrada da serie Legacy of Kain. Porem o jogo ficou uma porcaria de um clone de Devil Mai Cry,abandonando a exploração,os puzzles e o combate contextual em troca de um simples jogo generico de ação.<br><br>Tem um blogueiro que coloca essa questão de história em perspectivade uma maneira bem melhor do que eu escrevi aqui(infelizmente é em ingles):<br><br>http://crystalprisonzone.blogspot.com.br/2012/02/whether-they-love-or-hate-story-in.html<br><br>http://www.mediumdifficulty.com/2012/04/10/not-just-solid-food-but-real-food/<br><br>Aquino vc pode confirmar se Conrad realmente criticou o colonialismo,ou vc confundio com a obra de Coppola!E que eu li parte de uma obra de Conrad e ele nao me pareceu ser tao liberal assim,pelo menos na forma de mostrar a história!Brenonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-58617390723971828882012-04-18T20:07:36.783-07:002012-04-18T20:07:36.783-07:00A única forma de fazer jus ao trailer é usar uma n...A única forma de fazer jus ao trailer é usar uma narrativa tensa e sem heroísmo, de ritmo cadenciado e sem pirotecnia exagerada.Ou seja: totalmente contrária ao que vemos hoje nos "campeões de venda".A pergunta é:existe público pra um jogo como o que descrevi acima?Ou melhor:existe um público GRANDE pra isso? Acho que não. Então a mesma sentença para duas abordagens: se ele for igual ao que existe , será um fracasso e se for muito diferente, também será um fracasso.<br>...mas como sou péssimo adivinho, e fraco como "analista" de jogos, só saberemos quando for lançado!Marcos A. S. Almeidanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711325618594710321.post-11438706851585685152012-04-18T19:36:22.813-07:002012-04-18T19:36:22.813-07:00Quando eu leio uma notícia do tipo:"tal país ...Quando eu leio uma notícia do tipo:"tal país bane tal jogo", já me vem a mente que é alguma coisa forçada pra dar marketing para um jogo.<br>Dispenso mais um shooter genérico, o próximo que irei jogar será Bioshock:Infinite.<br>Primeiro porque é uma sequencia de dois jogos maravilhosos, e segundo porque está tendo tempo suficiente para ser desenvolvido, diferentemente desses clones de Call of Duty que saem toda semana!Jimmy666https://www.blogger.com/profile/05829993969661910371noreply@blogger.com