Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

11 de fevereiro de 2022

E Se...?

michelle-de-santaUm levantamento realizado pela Universidade de Michigan em 1998 apurou que apenas 15% dos jogos eletrônicos tinham uma protagonista feminina ou personagem ativo feminino. Em 41% dos jogos, sequer havia personagens femininas.

Era de se imaginar que passados vinte anos haveria mudanças significativas nesse cenário, impulsionadas por importantes discussões nesse sentido e por uma nova geração de desenvolvedores e, por que não dizer, de jogadores de ambos os sexos. No entanto, a evolução desse cenário segue apática.

Um novo estudo, divulgado no final de 2021, avaliou os 100 títulos mais significativos lançados entre 2017 e 2021. Excluindo os jogos onde o jogador tem total controle sobre a customização de seu personagem, os títulos que apresentavam protagonista fixado tiveram resultados desanimadores: havia somente 20,8% de protagonistas femininas e 31,7% dos jogos não apresentavam nenhuma personagem feminina.

A metodologia avaliativa não foi igual nos dois estudos, de forma que uma comparação direta não é possível, entretanto os resultados da pesquisa mais recente expõem uma realidade decepcionante por si só.

Pensando nessas discrepâncias, o site Diamond Lobby (responsável pelo segundo levantamento), encomendou ao ilustrador Hossein Kalantari artes que reimaginam protagonistas icônicos como mulheres.  Nunca houve qualquer impeditivo, mesmo em seus universos ficcionais, para que elas fossem mulheres desde o começo. Destaque para Madam Chief (Johanna-117? Mary-177?), com armadura corporal completa, praticamente indistinguível de sua contraparte, em uma guerra que canonicamente teve Spartans femininas.

madam-chief

alex-huntercaptain-priceeva-da-firenzejenny-silverhandmarcia-phoenix

O que sobra de talento nessas artes falta em coragem nos grandes estúdios e produtoras.

Ouvindo: Inocentes - Amanhã Será Tarde Demais

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity