Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

3 de agosto de 2019

Como Remover as Bordas Negras em Beyond: Two Souls no PC

Beyondtwosouls Screenshot 2019.08.03 - 14.01.07.22

Beyond: Two Souls é mais um magnífico trabalho da Quantic Dream (com análise em breve por aqui) que busca forte inspiração na estética cinematográfica. Essa obsessão de David Cage e sua trupe chega ao ponto de forçar uma resolução de tela de cinema na experiência dos jogadores e, a menos que você esteja jogando com um monitor ultra-wide, aparecerão obrigatoriamente duas barras negras na parte superior e inferior da tela para simular esse efeito.

Tem gente que não se incomoda, tem gente que não suporta e esse é um problema que o jogo já trazia desde sua versão para PlayStation 3. Nos consoles, alterar essa configuração exigia conhecimento de causa e espírito ousado. Nos PCs, é tão fácil quanto baixar um programa e executá-lo, já que os arquivos do jogo estão instalados no HD.

Para remover as bordas negras em Beyond: Two Souls no PC basta baixar um executável dos porões de um fórum da internet. Para facilitar ainda mais esse processo, estou hospedando o arquivo sem senha nos servidores do blog e compactado como ZIP.

  1. Baixe aqui o beyond-two-souls-letterbox-remover.zip.
  2. Descompacte o executável onde quiser no seu PC.
  3. Abra o executável. O Windows 10 vai reclamar que não é reconhecido e é potencialmente perigoso etc. Ignore o alerta ou viva com as barras negras no jogo.
  4. O programa precisa saber onde Beyond: Two Souls está instalado no seu computador. Mostre o caminho onde está o arquivo executável do jogo:


    letterbox-remover


  5. Aperte Start e aguarde dois ou três segundos. Confirme a operação. E pronto!

Perceba que o jogo não "estica" a imagem e que, na verdade, as barras negras eram impostas por cima da renderização da cena:

Beyondtwosouls Screenshot 2019.08.03 - 14.08.54.81

Em contrapartida, percebi que a posição dos menus e mensagens de confirmação mudou levemente no jogo. Se a tela cheia incomodar, você pode reverter o processo: essa solução cria um backup do arquivo executável original. Navegue até a pasta de instalação do jogo, apague BeyondTwoSouls.exe e renomeie BeyondTwoSouls.exe.bak para BeyondTwoSouls.exe, para restaurar a visualização para a forma como David Cage concebeu.

Ouvindo: The Bratislava Symphony Orchestra - The End

3 comentários:

Shadow Geisel disse...

Acredite se quiser, eu só percebi as barras depois que estava editando meu post e vi as fotos. Curioso pela sua análise.

Marcos A.T. Silva disse...

Bela dica, Aquino. Mas infelizmente, finalizei o jogo com as barras. Não que isso diminua a qualidade da experiência, mas enfim... Valeu pela informação.

ButerflyEffect disse...

eu tbm só percebi as faixas dps de hrs de gameplay

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity