Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

24 de junho de 2019

8 Jogos Que Foram Cancelados Para Surgirem Jogos Diferentes

(publicado originalmente no Código Fonte)

Um dos destaques da E3 desse ano, a maior feira de jogos eletrônicos do planeta, foi a revelação oficial do jogo baseado nos Vingadores dos quadrinhos, produzido pela Square-Enix e desenvolvido pelo estúdio Crystal Dynamics. Aproveitando a febre dos personagens no cinema, o título tem tudo para ser um sucesso em 2020.

Entretanto, o que pouca gente sabe é que essa não é a primeira tentativa de se produzir um jogo baseado na equipe de super-heróis. Na indústria dos jogos eletrônicos, frequentemente, um projeto cancelado não significa necessariamente uma oportunidade perdida, mas pode abrir portas para um jogo melhor no futuro, sobre o mesmo tema ou com a mesma equipe de desenvolvedores.

Selecionamos oito momentos em que isso pode ter acontecido no passado:

1) The Avengers

the-avengers-jogo-cancelado

O projeto cancelado da finada THQ seria um título cooperativo para quatro jogadores em primeira pessoa e colocaria os Vingadores em confronto com os alienígenas metamorfos Skrulls. O jogo teria relação com o Universo Cinematográfico da Marvel mas seria baseado em uma história original criada por Brian Michael Bendis, baseado na saga Invasão Secreta.

Cancelamento: The Avengers foi cancelado quando estava quase em pronto, em 2012. O cancelamento foi uma tentativa de reduzir custos e impedir a falência da produtora, que acabou acontecendo mesmo assim.

Marvel's Avengers foi anunciado pela primeira vez em 2017, fruto de uma colaboração entre os estúdios Marvel e a produtora Square-Enix. Após dois anos de silêncio, o jogo ressurgiu durante essa E3 2019. Detalhes da jogabilidade ainda não foram divulgados. O título deve ser lançado em 15 de maio de 2020, para PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows e Google Stadia.

2) Streets Of Rage

streets-of-rage-jogo-cancelado

A famosa franquia de pancadaria da era dos 16-bit passaria por um reboot em 2012, com o projeto sendo capitaneado pela produtora Sega e pela desenvolvedora Ruffian Games, a mesma responsável por Crackdown 2. Deveria ser o segundo projeto da empresa e repaginava o jogo original com um tom mais sombrio e um novo tipo de visão tridimensional.

Cancelamento: O protótipo do remake foi criado em apenas dois meses, mas a Sega terminaria cancelando tudo em 2012 em um redirecionamento de foco, para privilegiar outras marcas de seu catálogo, como Sonic e Football Manager.

Streets of Rage 4 ignora a modernização, mantém a numeração da série e se apoia fortemente na nostalgia. Preservando a visão lateral e optando por um visual inspirado nos gráficos clássicos, o novo jogo ainda não tem data para ser lançado e nem plataformas anunciadas, mas está deixando os fãs ansiosos pelo retorno.

3) Star Wars: Battlefront 3

star-wars-battlefront-iii-jogo-cancelado

Em uma Galáxia muito distante, o terceiro título da franquia de tiro baseada em Star Wars estava sendo desenvolvida pela Free Radical Design em um projeto que se arrastou por quase dois anos. A produtora LucasArts desejava um título muito mais ambicioso do que os dois jogos anteriores, com batalhas monumentais indo da superfície de um planeta até o espaço na mesma sessão.

Cancelamento: Star Wars: Battlefront 3 teria sido cancelado com 99% do desenvolvimento concluído, em 2008, devido aos seus custos elevados. O fracasso do projeto levaria a Free Radical Design a declarar falência e ser posteriormente comprada pela Crytek.

Star Wars Battlefront é fruto da compra dos direitos da franquia Star Wars pela Disney e a formação de uma aliança com a produtora EA Games para o desenvolvimento de novos jogos. Entre os diversos projetos planejados estava o remake da série Battlefront, que zerou a numeração. Apesar do sucesso ter gerado uma sequência, ainda há dúvidas se algum dia haverá, de alguma forma, um terceiro Battlefront.

4) Prey 2

prey-2-jogo-cancelado

A continuação do obscuro primeiro Prey daria uma guinada na série, ampliando seu escopo. O jogo desenvolvido pela Human Head Studios e bancado pela produtora Bethesda colocaria o jogador no papel de um caçador de recompensas humano em um mundo alienígena buscando respostas sobre seu passado.

Cancelamento: Após um estrondoso e promissor anúncio original, Prey 2 mergulhou em um silêncio constrangedor e constantes rumores de cancelamento por problemas de qualidade. Em 2014, a Bethesda confirmou oficialmente que o jogo não estava mais sendo produzido.

Prey não guarda qualquer relação com o título original de 2006 ou com sua cancelada continuação, além do nome. A Bethesda convocou o estúdio Arkane para desenvolver uma história completamente diferente, com traços de survival horror e alienígenas capazes de mudar de forma.

5) Tom Clancy's Rainbow 6 Patriots

rainbow-six-patriots-jogo-cancelado

Em 2011, o título surpreendeu muita gente com um trailer dinâmico e tenso. Nesse novo título da franquia, o jogador deveria combater uma milícia dentro dos Estados Unidos que ameaçava a ordem pública, um tema conturbado para o público. Com ênfase no trabalho individual, foco no enredo e decisões difíceis no caminho, o jogo parecia um passo ousado para a série.

Cancelamento: Após anos de silêncio, a produtora e desenvolvedora Ubisoft confirmou o cancelamento em 2014 para buscar novos caminhos para a marca e lançar um produto para a geração seguinte de consoles.

Rainbow Six: Siege teve seu desenvolvimento iniciado no instante em que Patriots foi cancelado. Com um motor gráfico superior, longe de polêmicas e ênfase profunda no trabalho em equipe em partidas multiplayer, o título foi gradativamente se tornando um sucesso no meio do e-Sport e provou ser uma decisão bem tomada pela Ubisoft.

6) Titan

titan-jogo-cancelado

A desenvolvedora e produtora Blizzard trabalhava a portas fechadas em um novo MMORPG, desta vez de ficção-científica, para ser uma alternativa a World of Warcraft e ao mesmo tempo funcionar como uma nova propriedade intelectual da empresa, a primeira desde StarCraft, de 1998. O projeto teria sido iniciado em 2007 e ficado um longo tempo em estudos e protótipos.

Cancelamento: A Blizzard é uma máquina de projetos paralelos que nem sempre veem a luz do dia. Depois de sete longos anos, Titan foi oficialmente cancelado em 2014, sem nunca ter sido formalmente apresentado. A era dos MMORPGs havia passado e a Blizzard desejava algo novo.

Overwatch nasceu das cinzas de Titan: seus desenvolvedores foram orientados a aproveitar de alguma maneira os recursos já prontos e apresentar uma proposta ou precisariam ser desligados da produtora. Trabalhando com afinco em tempo recorde, conceberam um jogo futurista cooperativo multiplayer e atingiram um sucesso inesperado no mercado.

7) Doom 4

doom-4-jogo-cancelado

A produtora e desenvolvedora id Software cancelou Doom 4 não uma, mas duas vezes. O projeto original foi anunciado em 2008 e seguiria o mesmo estilo do resto da franquia, mostrando a chegada dos demônios na Terra, continuando a partir de Doom 3. Com o sucesso de títulos militares como Call of Duty, o desenvolvimento do quarto jogo foi reiniciado e adotou uma atmosfera de guerra aberta contra os demônios, abandonando o terror.

Cancelamento: A produtora Bethesda adquiriu a id Software em 2009. Em 2012, enviou a ordem de cancelar a versão “guerra total” de Doom 4 em favor de reiniciar a franquia uma terceira vez, recuperando a ação frenética e o clima de horror dos três primeiros jogos.

Doom é um novo reinício de uma franquia que nunca se preocupou em evoluir seu universo. Doom II já era basicamente uma expansão do primeiro, Doom 3 era o primeiro jogo refeito com gráficos muito superiores. O novo Doom de 2016 atualizou os gráficos mais uma vez, mas também trouxe de volta a ação desenfreada do início da série e isso agradou os jogadores em cheio. Doom Eternal está vindo para dar continuidade a essa tendência, com mais elementos de ação e violência.

8) Fallout Online

fallout-online-jogo-cancelado

Quando a produtora Interplay Entertainment vendeu os direitos da marca Fallout para a produtora Bethesda, aparentemente reteve a possibilidade de lançar um MMORPG ambientado no mesmo universo. O jogo foi anunciado em 2009, mas sem nenhuma prévia de jogabilidade, apenas artes conceituais e um cadastro para receber novidades.

Cancelamento: A Bethesda e a Interplay disputariam nos tribunais a validade de Fallout Online. Há quem sustente que a Interplay não tinha condições financeiras para o desenvolvimento de um MMORPG e estaria manobrando em busca de um acordo indenizatório. De um jeito ou de outro, as duas empresas acertaram as contas em um acordo extra-judicial e o jogo foi cancelado em 2012.

Fallout 76 pode não ser o MMORPG que os fãs tinham em mente. Assolado por bugs no seu lançamento e decisões de design equivocadas, o jogo luta para encontrar seu público. Durante essa E3, a Bethesda se comprometeu a corrigir todos os problemas, adicionar novo conteúdo e novos modos e seguir dando suporte a longo prazo, o que pode acabar levando o jogo a dar a volta por cima.

Ouvindo: Public Enemy - 1 Million Bottlebags

Um comentário:

Caio disse...

Interessante notar que a maioria dos jogos que foram cancelados foram substituídos por versões inferiores, com exceção do Doom os outros títulos não chegaram a causar um impacto substancial quando foram lançados.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity