Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

24 de abril de 2019

Modificando: Conan Exiles

Conan Exiles 132

Confesso que minha longa jornada por Conan Exiles não teria sido tão prazerosa ou até mesmo possível até o final sem a ajuda de mods. Com o foco do jogo nas batalhas de clãs de jogadores e na construção de estruturas majestosas, a sina do jogador solitário que persegue o fiapo de história dessas terras selvagens é árdua.

A Funcom colocou escassos recursos para esses descivilizados que se recusam a jogar como deve ser jogado, mas os modders foram lá, adicionaram funcionalidades que deveriam fazer parte do jogo desde o princípio, facilitaram alguns aspectos, aperfeiçoaram outros. Ainda que cada atualização de Conan Exiles significasse um jogo de dados que poderia determinar a morte ou a permanência de um mod, ainda que alguns desses projetos tenham sido abandonados nas brumas do tempo por seus criadores, sem sua tocha lampejando na escuridão do abandono, esse exilado aqui não teria triunfado.

Forjados a Ferro e Fogo

Pickup+: Esse é o mod preferido de 11 em 10 jogadores de Conan Exiles, mesmo entre aqueles que jogam online. Com esse mod é possível pegar de volta qualquer objeto que você tenha posicionado no mundo do jogo, um recurso que, por incrível que pareça, não está habilitado por padrão. Por padrão, se você coloca uma parede em um lugar errado, a única forma de removê-la é destruindo, o que provoca perda de tempo e recursos. Com Pickup+, você pega o que deseja de volta para o seu inventário, incluindo aliados e animais de estimação.

Wayfarer Teleportation: As distâncias colossais do mapa das Terras do Exílio são um obstáculo para quem deseja se tornar um Explorador. Existe um recurso nativo de teleporte no jogo, mas é extremamente dispendioso e permite o transporte só de ida e apenas para locais específicos (e perigosos). Ainda que eu tenha construído a tal Sala dos Mapas, sentia a necessidade de uma solução mais prática. Esse mod permite a criação de uma rede de estátuas mágicas espalhadas em qualquer lugar do mapa. A partir de uma estátua, é possível acessar qualquer uma das outras que você tenha deixado.

Conan Exiles 90

O teleporte costuma extrapolar a memória do jogo e a geometria dos lugares pode demorar para carregar. Haja o que houver, não pise na "água" ou vai cair para fora do mapa. Ignore o photobombing do Zabu...

Kerozard's Paragon Leveling: Para quem planeja jogar Conan Exiles por um longo, longo tempo, esse mod estende o nivelamento do personagem além do limite de 60. Depois do nível 60 você continua ganhando pontos de bônus para investir em seus atributos e adquirir habilidades, além de ter uma linha própria de bônus adicionais. Terminei o jogo com nível 72, graças a esse mod.

Drag Thralls in Water: Outra funcionalidade na qual a Funcom não pensou... Em Conan Exiles, você produz escravos espancando NPCs até a inconsciência e os arrastando com uma corda até a Roda da Dor, onde sua vontade será quebrada. Entretanto, não é possível arrastar "candidatos a vaga de trabalho" através de rios e, com um grande rio cortando o mapa ao meio, isso é um impasse e você só pode "contratar" novos funcionários na mesma margem onde você construiu uma Roda da Dor. Esse mod permite arrastar seus estagiários rio abaixo sem problemas.

WYSIWYG Wheel of Pain: Falando na Roda da Dor... originalmente ela não mostra seu "futuro terceirizado" sofrendo na roda, carregando um modelo genérico no lugar. Mais bizarro ainda: mesmo vazia, a Roda da Dor mostra o modelo genérico parado ali. Esse mod ajuda na imersão e exibe o escravo real girando no instrumento e não mostra ninguém quando a Roda da Dor está desocupada. Se você tiver um Feitor administrando a instalação, ainda é possível escolher a pose em que ele tomará conta dos seus "trabalhadores involuntários".

Animal Spawn Variety: Depois de algumas dezenas de horas, você irá memorizar quais criaturas aparecem em cada canto do mapa. Esse mod altera a tabela de aparições, permitindo uma maior variedade de criaturas, incluindo algumas raras e mais poderosas do que o normal. Se você começar o jogo com esse mod, obviamente não irá perceber a diferença.

Conan Exiles 85

Até hoje não sei se o mítico lobisomem faz parte do jogo originalmente ou se foi adicionado pelo mod. Ainda assim, é uma visão perturbadora na noite.

Better Thralls: Originalmente no jogo, é possível andar com apenas um servo ao seu lado ou um animal de estimação. Com esse mod, é possível formar um bando que pode chegar a quatro indivíduos e/ou criaturas. O resultado é capaz de devastar a maior parte dos inimigos do jogo, então use com cautela. Lembrando que, se você pessoalmente não der o golpe fatal em um inimigo, não irá adquirir pontos de experiência. Com uma tropa de quatro seguidores, é bem mais difícil ser o responsável pelo golpe final... o que atrasou minha evolução.

SP_Boss_HP: Se existe um mod fundamental para quem joga sozinho, é esse aqui. Por padrão, os chefes de Conan Exiles tem uma quantidade absurda de pontos de vida, para que sejam desafiadores para clãs e jogadores jogando com os amigos. Para o jogador solo, mesmo com uma tropa de servos e animais e o equipamento certo, determinados chefes são impossíveis de serem vencidos. Esse mod reduz significativamente a quantidade de pontos de vida de todos os chefes. É um pouco desbalanceado quando você está com nível 60 ou superior, mas, dentre os mods similares, esse é um que segue funcionando apesar de várias atualizações do jogo.

Fashionist: Um mod para um público muito, muito específico, os colecionadores de armaduras! Com esse mod, é possível fabricar manequins para exibir sua coleção assim como utilizar o estilo visual de uma determinada armadura sem perder os bônus e atributos de outra armadura melhor.

Conan Exiles 116

No estilo!

Big & Small: Nem todas as pessoas tem a mesma altura e é exatamente isso o que o mod faz! Ele adiciona aleatoriedade ao tamanho dos NPCs, o que facilita na imersão do jogo. Entretanto, é possível que apareçam NPCs que parecem crianças ou adolescentes e outros que são quase titânicos.

LegendaryArmor: Depois do nível 60, é possível usar Chaves Lendárias (obtidas com chefes) para abrir Baús Lendários. Dentro desses baús existem armas capazes de tornar obsoletas qualquer arma que você consiga fabricar (um dos muitos desequilíbrios dessa reta final de Conan Exiles). Esse mod permite que você encontre também peças de armadura lendárias nos baús, com bônus de proteção contra Calor ou Frio. Sem o escudo especial que obtive contra Calor, não teria sido possível explorar adequadamente a região Vulcânica e confrontar os horrores que lá se escondem...

Com a Benção de Crom!

Minha experiência com Conan Exiles foi única porque foi minha. Existem diversas formas de viver o jogo, incluindo aquelas que a Funcom oficialmente sustenta. Para todas essas possibilidades, existe uma constelação de mods, muitos deles utilizados em servidores públicos e aprovados por seus administradores.

Para instalar um mod, você precisa adicioná-lo em sua respectiva página no Steam Workshop. Espere alguns minutos ou horas para o Steam fazer o download. Embora eles tenham sido baixados, isso não significa que eles foram implementados no jogo. É necessário abrir Conan Exiles e ir na opção Mods do menu principal. Habilite aqueles que você deseja usar, movendo-os para a coluna do meio da tabela (Selected Mods ou Mods Selecionados) e reinicie o jogo. Uma vez inscrito em cada mod, futuras atualizações serão baixadas e aplicadas automaticamente.

ModMenu_Small

Lembrando que atualizações do jogo podem "quebrar" mods e até travar a jogabilidade. Nesse caso, será necessário identificar o mod problemático e removê-lo na opção Mods do menu principal. Essa é uma estrada por qual também trilhei.

Para o bem ou para o mal, agradeço de coração a esses feiticeiros do código, a esses mestres arcanos nas artes profanas do Unreal Editor e à boa vontade dos mestres do Steam e da Funcom que permitiram que tais criações rastejassem de seus alcovas ocultas e se revelassem para os desesperados.

Ouvindo: Slayer - South of Heaven (live)

5 comentários:

Wah2404 disse...

Parabens pelo conteudo, me ajudou bastante

Unknown disse...

Esses manequins que estao as armaduras na imagem 4, sao do mod ou sao de alguma expansão?

C. Aquino disse...

Eram do modo Fashionist. Não sei se ainda funciona, já que se passou um tempo desde essa lista.

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho estava procurando um mod de manequins e vc me ajudou muito

Aristhon disse...

Estou jogando a algum tempo, fiz modificações, mas voltei ao original, o desafio será manter o jogo por longo tempo, muito boa suas observações e descrição do jogo, parabéns!!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity