Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de novembro de 2018

Crônicas da Nemédia ou Um Guia de Conan Exiles Para Principiantes

Você começa o jogo pelado, com uma mão na frente e a outra atrás. Ou provavelmente não, porque a opção Sem Nudez é ativada por padrão, mas sabe-se lá no que você andou mexendo antes do jogo começar. Esse guia pretende tornar sua vida de exilado a mais tranquila possível, considerando que nove em cada dez seres vivos nesse jogo desejam sua morte.

É perfeitamente possível jogar Conan Exiles no modo Solo. Uma das vantagens é não precisar utilizar mais o recurso BattleEye, que é um sistema anti-trapaça obrigatório para quem irá jogar em servidores. Remover o BattleEye acelera um pouco o lento processo de carregamento do jogo. Você pode remover o BattleEye clicando com o botão direito do mouse no nome do jogo, em sua lista lateral na Biblioteca do Steam e escolhendo a opção Uninstall BattleEye. Se mudar de ideia e desejar testar a sorte no modo PvE ou PvP, o jogo oferece instantaneamente a chance de reinstalar o serviço.

Conan Exiles 13

Agora que você está sozinho nesse mundão, é importante saber que você pode morrer de fome, sede ou ataques de inimigos.

A fome é relativamente fácil de combater nesse começo, desde que você não veja problema algum em comer insetos e larvas. Basta usar o botão de interação (normalmente E) em todo arbusto que encontrar pela frente e logo terá uma boa coleção de fibras vegetais, insetos e sementes. Se inseto não é sua praia, providencie logo uma fogueira, onde será possível adicionar as sementes e fazer uma sopinha bem básica.

Já que você fez uma fogueira, já pode cozinhar umas carnes. Evite comer carne crua. Cozinhar é rápido e evita o risco de intoxicação alimentar. Para tirar carne dos animais que você matar, desça o machado nos cadáveres até não sobrar nada. Pode ser uma picareta também e mais pra frente você terá facas especiais para resultados melhores e/ou mais rápidos.

Não há itens de cura ou regeneração automática nesse início do jogo, então comer e comer muito é sua forma de se curar. Mas não se entupa de alimento, seu bastardo glutão! Cada comida restaura sua vida por um intervalo de tempo, então espere acabar a restauração anterior antes de começar a próxima.

Sede é um problema grave e o um indicador amarelo vira um indicador vermelho muito rápido. Mas não se preocupe com o indicador vermelho, ele não irá durar muito tempo: você estará morto em segundos. Então, se estiver amarelo, corra para o rio mais próximo ou aprenda a fazer um cantil. Nesse início do jogo, é conveniente se manter próximo aos vários rios que o mapa oferece. Para beber água de um rio, basta entrar na água e apertar o botão de interação.

Conan Exiles 14

Por último, temos combate como uma necessidade vital. Embora você até possa matar seus inimigos com o mesmo machado ou picareta que usa para coleta, uma arma dedicada é muito, muito mais eficiente. Conselhos válidos para qualquer jogo são essenciais aqui: evite lutar contra mais de um inimigo por vez, aprenda o momento de se esquivar, entenda as animações de ataque e as melhores formas de encadeá-las e não tenha vergonha de fugir. Se você tiver uma barra de fadiga cheia, conseguirá escapar de qualquer luta. O perigo é não saber para onde correr e terminar fugindo da frigideira para o fogo. No modo Solo, grandes inimigos são uma sentença de morte a menos que você esteja muito, muito bem equipado (ou com mods). Se uma criatura parece maior do que o normal, não encare.

Além de carne, os seus oponentes poderão render outros saques depois que você passar o machado ou qualquer outra ferramenta neles: ossos, couraça, cabeças. Guarde tudo, você nunca sabe o que irá precisar no futuro. Baús de madeira e armários serão fundamentais tão logo você aprenda a construir seu primeiro cafofo.

Tenha sempre um saco de dormir preparado. Ele é o seu ponto de ressurreição até você fabricar uma cama decente. Quando explorar um lugar novo e ameaçador, deixe um saco de dormir próximo. Em Conan Exiles, todos os seus itens ficam armazenados no seu cadáver em caso de morte e você terá que recuperá-los nu (ou de tanguinha), com metade da vida. É bem menos desagradável se você não precisar cruzar quilômetros nessas condições.

É possível desabilitar a perda de itens e ressuscitar com tudo equipado nas configurações de "servidor" do seu jogo solo. Embora essa limitação seja uma tradição de jogos de sobrevivência, Conan Exiles é assolado por um bug que pode tornar seu cadáver "invisível", impossibilitando o resgate do seu equipamento. Passei por essa situação três vezes antes de capitular. O corpo acaba reaparecendo depois que você reinicia o jogo por completo, mas é uma perda enorme de tempo e paciência.

Conan Exiles 21

Se for alterar qualquer coisa nas configurações, atender o telefone ou ir ao banheiro, lembre-se de que o jogo não tem pausa, mesmo no modo Solo. Enquanto você está fazendo um sanduíche no mundo real, um crocodilo pode estar fazendo um sanduíche do seu personagem.

Nas configurações de servidor, eu também recomendo desabilitar a Hecatombe no modo solo. É uma mecânica interessante no papel, mas brutal na prática. Com a Hecatombe ativada, de tempos em tempos sua base sofrerá um ataque de forças hostis que vão tentar matar tudo que estiver lá e destruir suas construções até os alicerces. Em minha primeira e única Hecatombe fui forçado a encarar 8 invasores simultâneos, morri quatro vezes, ressuscitei em minha cama e os matei, mas não antes de eles destruírem o equivalente a uma hora de trabalho pesado de coleta de recursos.

De tempos em tempos acontece outro evento, uma tempestade de areia de proporções cataclísmicas que varre o mapa inteiro. Tente não ser pego no meio dela sem um abrigo. Na falta de uma construção ou cavernas, fique próximo a grandes rochas ou embaixo de arcos naturais para minimizar o dano recebido. Um ícone de "abrigo" aparece na tela se você estiver mais ou menos protegido.

Conan Exiles 24

Golpes Rápidos

  • Ao contrário de muitos jogos de sobrevivência, o mapa é sempre o mesmo, não importa quantas vezes você reinicie o jogo.
  • Tudo no mapa tem respawn, incluindo inimigos humanos, criaturas, plantas e até rochas!
  • Esse mapa interativo pode ajudá-lo a localizar pontos interessantes.
  • Diferentes ferramentas podem extrair recursos diferentes do mesmo objeto. Experimente usar uma picareta em uma árvore.
  • Arcos não disparam sozinhos: você precisa arrastar e soltar as flechas para o mesmo slot onde o arco está para carregá-lo.
  • Você pode interagir com as paredes, portas e chão de sua casa usando a tecla de interação. É possível a partir daí deletar o objeto, se desejar.
  • Você não precisa jogar fora uma ferramenta ou arma quebrada. É possível repará-la, se você tiver os recursos necessários no seu inventário e é muito mais econômico do que fazer outra.
  • Existe um limite máximo de nível de 50. Ou seja, não será possível maximizar todos os seus atributos ou talentos, então escolha com cuidado que caminho de evolução quer seguir.
  • A barreira de energia que circunda a região é mortal. Basta um toque para matar.
  • O botão V habilita uma espécie de modo foto. A combinação Alt+Z desabilita a interface para captura de telas (um truque que eu claramente não sabia até agora).
Ouvindo: L7 - Bad Things

3 comentários:

Marcos A.T. Silva disse...

Belo guia. Só quero ver se não vou enlouquecer jogando ao mesmo tempo Conan Exiles, Red Dead Redemption 2 e Zelda: Breath of the Wild. :D

C. Aquino disse...

Cê é louco! Três jogos IMENSOS ao mesmo tempo!

Marcos A.T. Silva disse...

Sou meio maluco mesmo...hehehehe Só quero ver se sobra o tempo que eu preciso.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity