Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

25 de junho de 2018

Multimídia

Desde a infância, sempre tive uma relação indissolúvel com a leitura e com a escrita. Aos quatro anos, lia meus gibis. Aos sete, escrevi minha própria história, com começo, meio e fim. É uma paixão que antecede jogos, filmes, música, blog. É onde me expresso melhor, é onde aprendo melhor. Na adolescência, produzia histórias para outros lerem ou fanzines. Se houvesse internet naquela época, certamente seria meu veículo, mais eficiente que um caderno passado de mão em mão.

Entretanto, a adolescência também me apresentou outro caminho. A partir de um filme tolo que nunca revi, justamente por medo de descobri-lo tolo, eu e um amigo nos tornamos obcecados pela possibilidade de conquistar o rádio, espalhar nossa voz, nossas ideias, música boa e mais sem precisar mostrar o rosto. Levou algum tempo, mas atingimos esse objetivo, primeiro em uma rádio universitária, depois em uma rádio comunitária na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Durante mais de um ano, eu cumpria horário diário na extinta Freguesia FM. Fiz curso de locução e ali, no estúdio vazio, sem funcionários ou muita estrutura, éramos eu, o microfone e uma audiência que eu não via e não me via.

Muitos anos se passaram, mas aquela experiência marcante nunca saiu da minha cabeça.

Em dez anos de blog, vi tendências brotando e fenecendo, blogs indo e vindo, a atenção do público mudando de foco ao sabor da maré. E vi também a ascensão do YouTube, com um misto de desdém e inveja. A fala ligeira, a música, os memes, a jogabilidade escancarada ocupando os holofotes e a palavra escrita passando para segundo plano. A internet que eu acompanhava desde 1998 completava sua transformação de um punhado de textos interligados para uma imensa TV aberta onde todos são produtores, todos são consumidores.

Há espaço para o blogueiro nesse cenário? Eu queria esse espaço? As dúvidas prosseguiram, abri um canal no YouTube, gravei vídeos de jogabilidade, mantive separado texto e imagem, como polos opostos do mesmo tema. Recusei convites para podcasts (mídia que sequer consumo), coloquei minha voz em um único vídeo perdido no canal, segui em minha firme convicção que o texto é supremo, meu cobertor quentinho, meu aliado desde a tenra idade,

Ainda assim, as labaredas ardiam. O radialista dentro de mim perguntava: "por quê não?".

O empurrão final veio através de um camarada do Gamerview que gravou a locução de uma das minhas análises por cima de um vídeo de jogabilidade meu. E gostei do resultado. Era a junção de texto e vídeo, para ambos os públicos e sem deixar de lado a prosa. O radialista dentro de mim voltou a perguntar: "por quê não?".

A resposta está aqui. Daqui pra frente, sempre às segundas-feiras, o canal Retina Desgastada trará uma análise minha, narrada por mim, com jogabilidade minha. Estou de volta ao microfone. Novamente sozinho, novamente sem estrutura, apenas eu e você, minha audiência.

Como dizem por aí, não se esqueçam de deixar o Like, se inscrever no canal etc etc.

Ouvindo: Danzig - Little Whip

15 comentários:

Fausto Albertoni disse...

Aquino, antes de tudo, parabéns pela iniciativa. Veja como uma forma de levar o conteúdo do Retina a um novo público, mas sem perder a essência. Aliás, uma bela contribuição a comunidade, pois a sua linha de análise é algo fora do habitual.

Por serem mídias diferentes, o feeling é diferente, mas não necessariamente inferior ao texto. Tenho fé e admiração no seu trabalho, e como fã, peço que leve os seus artigos e matérias aos holofotes dessa dessa nova fronteira.

PS: Por amor a Odin, não me venha com um "E ai galerinha do canal" (risos)

Luiz Antônio disse...

É engraçado descobrir, depois de tanto tempo acompanhando o blog, que uma das suas "cachaças" é justamente a minha profissão há mais de 25 anos: O rádio. :)

Gostei muito da sua análise de Anachronox. Jogo que está mofando na minha biblioteca Steam há mais de anos. Me deu vontade de jogá-lo.

Confesso que me espantei com a sua voz. Não que eu esperasse ouvir a voz de Peter Cullen (voz original de Optimus Prime). Mas é que, pela idade que eu acho que vc tem aproximadamente, esperava uma voz mais "velha" e vc tem voz de garotão de 20 e poucos anos.:) Mas isso não é ruim só foi, inesperado.:)

Agora vou poder ouvir suas análises enquanto faço outras coisas no PC do mesmo jeito que eu já faço com áudio books.

Enfim! Parabéns pela análise e, com certeza, assistirei e/ou ouvirei as outras.

Eder R. M. disse...

Legal, Aquino. Um número maior de mídias para que seus textos possam alcançar o público.

Só, por favor, nunca deixe de publicá-los escritos, pois posso ser da "velha guarda" nesse sentido, mas não tenho paciência nenhuma para vídeos que não sejam narrativos (sejam análises, notícias ou o que for)! Para mim, nada melhor que ler um texto no meu próprio tempo.

Luiz Carlos disse...

Apesar de preferir o texto, é sensacional ter esse conteúdo em uma nova mídia. Estranhei a sua voz nos primeiros minutos, esperava uma voz um bocado mais velha kkkkk. Parabéns e sucesso cara.

Shadow Geisel disse...

Eu assisti hoje o do Age of Empires e ficou bem legal. Bem que achei a narração profissa demais pra quem tava apenas começando. Gostei bastante. Assim que puder eu vou ver os outros, e ficarei aguardando toda segunda pra sair vídeo novo. Como o chato crítico que sou, deixo registrada como única queixa alguns comentários mais técnicos sobre aspectos do game (como se gostou dos gráficos, o que a OST tem a oferecer e assim por diante), por se tratar de vídeo de análise. Em resumo, gostei bastante.

Shadow Geisel disse...

P.S.: também achei a voz do Aquino jovem demais. Será que eu e os outros leitores do blog descobrimos o uso de um programa de emulação de voz? Há de se investigar. kkkkkk

Marcos A.S. Almeida disse...

Ficou muito bom!Faço coro aos que me antecederam, sua voz é bem jovial pra alguém com 40 e poucos anos, e isso é bom, já que ainda existe a ideia de que jogos eletrônicos é coisa de jovem, apesar dessa percepção estar caindo aos poucos.O efeito de voz de fita K7 com chiado foi proposital? Tecnicamente é o único detalhe que percebi de diferente. Bem,ao longo dos anos vemos você quebrando paradigmas pessoais, como jogar multiplayer ou criar vídeos jogando, e esse é mais um deles.Parabéns pela motivação e pela iniciativa.

Marcos A.S. Almeida disse...

Aí Luiz, és locutor ou da técnica?

Davi disse...

AEEEEEEEEEE!!! Finalmente, brother! Vou me inscrever já. Único blog que acompanho desde 2008, rsrs.

Nulagem disse...

Venho acompanhando o blog a algum tempo, raramente comento os posts, mas gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer pelo conteúdo.

Recentemente comecei a seguir o canal do youtube e achei bacana. Parabéns o/

Luiz Antônio disse...

Marcos, apesar de já ter gravado vinhetas, chamadas e até mesmo programas e de meu registro profissional me permitir atuar tanto na locução quanto na técnica, tenho que confessar que o meu "chão" mesmo é fora do aquário. Infelizmente (ou felizmente) não tenho a intimidade com o microfone que eu gostaria de ter. Gravado é tranquilo mas ao vivo, sem direito a edição, é complicado... Mas, em compensação, me sinto em casa num estúdio de edição. Ainda mais hj com a quantidade de softwares para a edição de áudio pois, quando comecei, ainda peguei o tempo dos gravadores de rolo (geralmente da marca AKAI ou AMPEX), as cartucheiras, discos de vinil, etc... Sou um dinossauro do rádio. :)

Raphael AirnMusic disse...

Eita! Um tanto inesperado por um lado, mas totalmente compreensível por outro.

Vou ver/ouvir em outro momento, mas deixo minhas felicitações e que tenha sucesso na tentativa =)

Outro dia vi um vídeo de um canal que eu gosto de resenhas de jogos de tabuleiro (shut up & sit down), onde um deles estava explicando pra crianças na escola como é a profissão de youtuber e todo o preparo para fazer um único vídeo, especialmente o texto todo que será dito durante o vídeo. Faz muito sentido você aproveitar seus ótimos textos em uma mídia atualmente mais popular.

C. Aquino disse...

Fausto, grato pelo incentivo. Penso da mesma forma. E pode ficar tranquilo: "e aí, galerinha" é algo que não está nos meus planos! :P

Luiz Antônio, olha que coincidência! Fazer rádio foi de longe a parte que mais curti na faculdade de Jornalismo, tanto que rádios comunitárias foram o tema do meu TCC.

Eder, pode ficar tranquilo também, o YouTube é uma extensão do blog, não o contrário. A escrita é e continuará sendo meu maior vício.

Luiz Carlos, todo mundo se espanta com minha voz e, até alguns anos atrás, com minha aparência também. É uma sina que persegue… :P

Shadow, camarada de blogosfera, o "roteiro" de cada vídeo é uma análise já publicada no blog. E, nesse caso, sigo mais o "feeling" que o jogo passa do que me aprofundo nos aspectos técnicos, na maioria das vezes. Dito isso, as trilhas de Anachronox, Age of Empires e, em menor grau, Deathspank, são excelentes e transcendem seus jogos.

Marcos, o efeito de fita K-7 é resultado de um headphone genérico... se não posso por enquanto resolver o hardware, vou dar uma pesquisada para ver se consigo dar uma "limpada" por software. Grato pelo incentivo mais uma vez! :D

Davi, valeu! :)

Nulagem, mais um da velha guarda, valeu pelo comentário!

Raphael, penso o mesmo. Se não pode com eles, junte-se a eles. O foco seguirá sendo texto, mas acho que posso casar as mídias lá no canal.

Muito obrigado a todos! De coração!



Marcos A.T. Silva disse...

Aquino, adoro seu blog, e certamente será um prazer acompanhar seu trabalho no Youtube. Aliás, acabei de corrigir uma grande falha minha, e me inscrevi no seu canal.

Parabéns, e sucesso! :)

Thiago disse...

Semana passada quando abri meu YouTube e vi lá na lista de Inscrições os seus vídeos, pensei... "Nããão" "Será?". Rsrs

Ficou excelente as análises, gostei bastante. Como eu cheguei a comentar lá, o canal "Nautilus" segue o mesmo padrão de reviews, sem "e ae galerinha". Se você não conhece o canal deles, deveria dar uma espiada. Você vai gostar. 😁

https://youtu.be/r8DQc_3TpcA

Deixei um video recente deles, pra você conhecer um pouco do talento deles.

Grande abraço, Aquino. Estarei no aguardo de novos vídeos! 😁👍

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity