Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

1 de maio de 2018

Jogando: Human Fall Flat

human-fall-flat-07

Apesar de meu filho estar trilhando agora seu próprio caminho nos jogos eletrônicos, ele não resiste à possibilidade de jogarmos cooperativamente juntos. Nossa experiência mais recente foi também uma das mais engraçadas e frustrantes em muito tempo. Human Fall Flat é uma relação de amor e ódio entre jogabilidade e jogadores.

O título da No Brakes Games se encaixa no gênero "física esquisita, tudo é permitido" onde outros jogos como Goat Simulator, Amazing Frog e I Am Bread também se enquadram. Sua diversão emerge do bizarro, do jogador esticando os limites do motor, do imponderável. No caso de Human Fall Flat, o jogo permaneceu adormecido no Steam desde seu lançamento em Junho de 2016, uma pequena gema oculta. Entretanto, bastou o título adicionar um modo multiplayer em Outubro do ano passado para explodir em popularidade, cair na rede dos YouTubers e se transformar em um fenômeno de vendas.

Não é pra menos, é um sucesso merecido. Jogar Human Fall Flat acompanhado é um convite à gargalhada. Meu filho criou um personagem cachorro e eu adotei um humano elegante. A partir daí, foi uma sucessão de momentos divertidos e inesperados, principalmente aqueles em que o jogo claramente esperava que realizássemos algo para avançar e acabávamos sabotando as mecânicas e fazendo algo totalmente diferente que nos permitia seguir em frente mesmo assim.

human-fall-flat-01

Em Human Fall Flat, seu personagem se move de uma forma muito desengonçada, "bêbados", como diria meu filho. A movimentação em linha reta ou para os lados não chega a ser comprometida, mas saltos são algo que precisa ser dominado. O processo de escalada é sensacional e diferente de qualquer outra forma que já tenha visto em outro jogo, usando os braços como alavancas para ascensão.

Ao contrário de Goat Simulator e a maioria dos jogos do gênero, aqui você tem enigmas para resolver se quiser seguir em frente. São botões que precisam ser apertados para abrir portas, caixas que precisam ser arrastadas, catapultas que precisam ser ativadas e barcos que precisam ser navegados das piores formas possíveis. Pense em Portal. Tire a Portal Gun. Tire GLaDOS. Coloque um par de pinguços no limite do coma alcoólico na Aperture Science e você começa a ter uma ideia do nível de desafio. Exceto que os níveis não seguem qualquer lógica ou história e tudo tem um clima de sonho (ou alucinação etílica).

human-fall-flat-04

Há mistérios na construção dessas fases, que ora parecem ter sido criadas única e exclusivamente para testar sua paciência, mas em outros momentos também parecem ocultar um motivo maior. Além de áreas de difícil acesso que você poderia jurar que guardariam um segredo, mas acabam se revelando vazias. A No Brake Games perdeu muitas oportunidades de guardar conquistas ou colecionáveis aqui e ali, porque nós fomos até lá e ficamos um pouco frustrados de não haver nada nesses locais. Para um Explorador como eu, me despeço do jogo com a sensação de querer algo mais.

Mas se a física insana e os níveis sem sentido convidam à diversão, eles também introduzem o principal defeito de Human Fall Flat: é complicado. O jogo te arremessa (literalmente) no meio dos cenários e não oferece muita explicação do que fazer para avançar ou exige uma sequência de movimentos que já seriam duros em um jogo de plataforma convencional, mas aqui beiram o suicídio, com personagens que não tem pleno controle de suas faculdades motoras. Triunfamos, é verdade, conhecemos o final do jogo, mas às custas de muitos momentos que foram o oposto de divertidos. Houve ranger de dentes, briga, pausa para respirar e talvez um ragequit.

human-fall-flat-11

Felizmente, é possível "quebrar" as regras e fazer seu próprio caminho, sua própria solução, principalmente em dupla. Em diversas partes, tentei imaginar como seria possível passar jogando sozinho e falhei. Em dupla, basta um dos parceiros chegar na próxima área para desbloquear o próximo checkpoint, o que permite que o outro renasça no mesmo lugar.

Entre braços quebrados, frustração, risadas histéricas, deslumbre com determinados cenários, dúvidas e saltos mortais, sentiremos falta de Human Fall Flat. Que título adorável/irritante!

Ouvindo: Swamp Terrorists - Drop the Dig

Um comentário:

disse...

Esse jogo tem algumas das melhores cenas de coop que eu já joguei

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity