Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

13 de fevereiro de 2018

Modificando: Fallout: New Vegas

Fallout New Vegas 02

Assim como fiz com o terceiro exemplar da franquia, minha jornada por Fallout: New Vegas tampouco foi exatamente como seus desenvolvedores queriam. A produtora Bethesda pode ter seus defeitos, mas suporte ostensivo à comunidade de modders não é um deles.

Para preservar ao máximo a visão original da Obsidian sobre o universo de Fallout, não joguei a campanha com nenhuma alteração drástica de jogabilidade, concentrando-me mais nos aspectos estéticos da experiência e adicionando um pouco mais de imersão aqui e ali.

Segue, então, minha lista de mods para New Vegas, um pouco mais curta do que aquela adotada para Fallout 3, mas ainda assim uma lista satisfatória:

Essenciais

Fallout New Vegas 06

Fallout Mod Manager - FOMM: Ferramenta fundamental para gerenciamento e ativação de mods no jogo, permitindo descompactação, ordenamento de carga e outras tarefas de administração.

4GB Fallout New Vegas: Permite que o jogo reconheça 4GB de RAM ou mais no sistema e faça uso dessa memória, melhorando a performance.

New Vegas Script Extender (NVSE): Altera o executável do jogo para permitir o uso de scripts que estendem sua funcionalidade para criadores de mod.

NVAC - New Vegas Anti Crash: Esse mod previne a maioria das travadas e fechamentos abruptos do jogo. Não sei se ele é realmente o responsável, mas New Vegas fechou na minha cara uma quantidade muito menor de vezes que seu antecessor, o tecnicamente problemático Fallout 3. Exige a instalação do NVSE.

Visuais

Fallout New Vegas 48

NMCs_Texture_Pack_For_New_Vegas: O motor gráfico de Fallout 3 está claramente defasado, mas pode ser incrementado com texturas de maior qualidade, sem queda na performance. Acabei optando pelo pacote pequeno, mas esse mod oferece suporte também a texturas colossais até 2K de resolução.

EVE - Essential Visual Enhancements: Para quem utiliza armas de energia ou explosivos, esse mod adiciona efeitos visuais impressionantes que irão transformar cada batalha em um espetáculo de luzes e cores, incluindo mortes e ataques críticos impressionantes. Quem utiliza armas de projéteis também é beneficiado com mais sangue e buracos de balas.

Wasteland Flora Overhaul: Melhora significativamente a qualidade e a quantidade de vegetação no Mojave pós-apocalíptico.

Interior Lighting Overhaul: Melhora a qualidade da iluminação em lugares fechados, permitindo, por exemplo, que a luz externa se infiltre por janelas e trabalhando as sombras a partir de outras fontes de luz internas.

Nevada Skies - Weather Effects: Não apenas melhora a qualidade do céu que se estende por toda a região como também adiciona efeitos climáticos de primeira linha, como temporais e tempestades de areia radioativa que obscurecem toda a visão. Sua configuração padrão é um pouco exagerada, mas a frequência dos eventos e outros ajustes podem ser modificados a partir de um item no inventário. Instalei em conjunto com o módulo Brighter Nights, para garantir uma boa visibilidade durante as noites.

Mods, Mods Sempre Mudam

Infelizmente, muitos mods de qualidade e elogiados exigem a instalação de alguns ou até mesmo todos os DLCs do jogo. Mais infelizmente ainda, cometi o erro no passado de ter comprado somente a versão básica do jogo e adquirir os DLCs separados agora custaria mais do que o investimento inicial, mesmo em promoção.

Ainda assim e embora New Vegas não tenha entrado em minha Lista de Favoritos, é certo que nossos destinos voltarão a se cruzar em algum futuro indeterminado. Seus DLCs serão meus, novos mods, novos horizontes irão se abrir. E, quem sabe, nessas estradas empoeiradas, em algum canto obscuro saído da mente de um modder, eu reencontre meu Fallout perdido.

Ouvindo: Aerosmith - Something

4 comentários:

Luiz Antonio disse...

Notei que vc citou que o mod NMCs_Texture_Pack_For_New_Vegas não tem custo de performance e gostaria de saber se os outros mods (juntos ou separados) tem algum impacto significativo na performance do jogo?

Pergunto porque meu PC já está bem desatualizado e seria interessante qualquer mod que melhorasse o jogo mas que não diminuísse os, já poucos, fps do jogo vanilla.

Curiosidade: A dlc Honest Hearts trouxe, na época, um elemento, até então, inédito na franquia: Chuva (sem precisar de mods).

QuestForMaiWaifu disse...

Tenho certa preguiça com mods, Kotor 1 e 2 já achei tenso, mais no 1 porque para usar as texturas tem que baixar outro programa. Muita coisa e certos mods tem que instalar antes ou depois para não ter conflito.

Modding é uma diversão aparte é preciso ter paciência e tempo. New Vegas e Skyrim foram para o fim da minha lista porque quero usar tudo o que tenho direito. E isso significa muita coisa.

Então no topo da minha lista vai ficando jogos como Risen, Risen 2 e Bloodlines que não tem tanto mods.

Vou guardando esta lista para quando eu decidir jogar.

Takeshi disse...

Pra New Vegas eu só precisei de um mod de sprint, o mod de texturas melhoradas e algumas armas bacanas (nada muito OP).

C. Aquino disse...

Luiz, o framerate aqui ficou estável, mas é bom informar que a máquina está bem acima do padrão da época que New Vegas foi lançado. Se o PC tem dificuldade para rodar o jogo sem mods, dificilmente um mod irá melhorar isso. Mas qualquer mod que melhore a estabilidade do jogo, como o NVAC, já é mais do que bem-vindo aqui.

Quest, modding é quase um meta-jogo, por que envolve muitos ajustes, tentativa e erro e pesquisa em fórum, dependendo do caso. Minecraft que o diga…

Takeshi, juro que fiquei tentado a instalar o de sprint porque o protagonista não anda, nem corre, ele rasteja pelo Mojave, mesmo com carga mínima! Mas quando eu descobri o mod, já estava depois da metade do jogo, então terminei sem ele mesmo. Mas é uma boa escolha para uma eventual segunda passada por New Vegas.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity