Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

22 de janeiro de 2018

Álbum de Férias

Minecraft - Filho de Peixe 02

Depois de ter utilizado o modo Criativo do Minecraft para desenvolver uma pequena narrativa (que não foi concluída), meu filho , esse eterno impaciente, cansou da brincadeira e usou o modo para explorar mais rápido os limites do jogo.

É importante entender que o motor gráfico da Mojang pode gerar, em teoria, um mapa randômico que pode ser maior que a superfície da Terra. Com o grande volume de diferentes biomas que o jogo traz de fábrica, muitos jogadores que não vão muito além do seu horizonte, podem não conhecer toda a beleza que seus algoritmos podem gerar em um único mapa. Normalmente, é necessário colocar o pé na estrada e contar com a sorte em suas explorações.

Minecraft - Filho de Peixe 83Minecraft - Filho de Peixe 94

Depois de anos, é claro que já vimos tudo (ou quase tudo). E adicionamos mods para ampliar a oferta de biomas, criaturas e estruturas adicionadas ao jogo para manter a sensação de descoberta sempre acessa. Com o voo veloz do modo Criativo, a criança se solta e vaga por um mundo cujos limites são praticamente inalcançáveis.

Minecraft - Filho de Peixe 13Minecraft - Filho de Peixe 21

Para minha surpresa, ele documentou sua jornada a esmo em 94 fotografias. Fiz uma seleção das dez melhores, de um mapa que não conheço, de lugares que nunca fui, de ângulos improváveis.

Minecraft - Filho de Peixe 15Minecraft - Filho de Peixe 22Minecraft - Filho de Peixe 26

Recentemente, ele me confessou que queria voltar a sentir o mesmo deslumbre com Minecraft de nossos primeiros mapas: encontrar lugares fantásticos, criaturas jamais vistas. Contei para ele que isso é agora impossível. O mundo cúbico pensado por Notch tantos anos atrás se tornou familiar e aconchegante. Não importa quantos mods sejam adicionados, o medo da noite não retorna, a incerteza da viagem foi trocada por preparo e segurança. É o que acontece quando se domina um jogo, qualquer jogo.

É um momento em que podemos parar de sentir aquela adrenalina e começar a sentir algo diferente: contemplação. Satisfação. Plenitude. Ou tédio, também pode acontecer.

Minecraft - Filho de Peixe 51Minecraft - Filho de Peixe 75

Mas, olhando essas fotos, não me vejo abandonando Minecraft. Não ainda. Há novas camadas, novas possibilidades, novos deslumbres. Basta ir além do horizonte.

E ensinar o garoto como desativa a interface para tirar fotos...

Ouvindo: Godsmack - Changes

6 comentários:

Helder disse...

Sempre que eu leio as aventuras do seu filho, chamo minha namorada pra ver e a gente fica com vontade de ter uma criancinha.
mas a gente lembra das viagens que quer fazer e desiste, mas nossa, q foda haha

Anônimo disse...

Aquino, qual a versão de Minecraft que você usa? Queria instalar mods mas fico em duvida de qual versão usar, pois não sei ao certo quais as que suportam mais mods.

Joe disse...

O Minecraft pode ser muito bonito.
Ainda mais se colocar um texture pack realista em HD XD

C. Aquino disse...

Anônimo, eu estou usando 1.10.2 agora, mas o melhor suporte para mods, disparado, ainda é o 1.7.10 (pode ser 1.7.2 também). Tem bem menos na versão que estou usando, mas ela crasha menos. Meu filho reclama que tem pouca variedade de mods e sente falta de vários que funcionavam antes... então, talvez eu faça um downgrade para 1.7.10.

C. Aquino disse...

Joe, eu usava uns texture packs muito bacanas no 1.7.10. Fui testar agora e o framerate despencou... :(

Mas não abro mão dos shaders (Optifine)!

C. Aquino disse...

Helder, tudo tem seu tempo. Meu filho veio depois de sete anos de casamento! Felicidades pra vocês!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity