Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

8 de outubro de 2017

Nova Safra do Horror - Parte 1

Scorn

Vivemos em uma fase dos jogos de horror que poderia ser definida como um renascimento. Poderia, se o horror tivesse morrido, o que jamais acontece. Mas aparentemente a franquia Resident Evil retornou às suas raízes com o sétimo capítulo da franquia principal, depois de ter injetado ação demais na sua fórmula, Outlast atingiu seu segundo jogo e consolidou seu sucesso entre sustos e YouTubers. Enquanto isso, Dead by Daylight escava seu nicho e homenageia os grandes ícones do cinema. E a infame franquia Five Nights on Freddy's trouxe, de uma forma ou de outra, uma nova geração de jogadores para o gênero e fundou seu próprio subgênero.

Mas quem enxerga abaixo da superfície, vê um caldeirão em ebulição muito maior do que os grandes nomes que recebem os holofotes. Aqueles que ousam se perder nos labirínticos porões do Steam são surpreendidos por aparições fugazes, algumas muito mais assustadoras que podem parecer, dejetos que se arrastam por corredores escuros e tentam agarrar sua atenção.

Graças à sugestão do Gledson, que atravessou o Vale da Sombra da Valve e retornou com sua sanidade praticamente intacta, temos agora um mapa dessas regiões sombrias. Essa nova safra do horror está pronta ou quase pronta para a colheita, à espera de olhos sedentos... e almas incautas.

Scorn

"O medo do sangue tende a criar o medo da carne", já avisava o primeiro Silent Hill e o chamado body horror é um dos pilares do terror cinematográfico, quando cineastas descobriram que a repulsa ao organismo nada mais é que uma reação biológica ligada ao peso da morte, dando origem ao gore. Os criadores de Scorn entenderam a mensagem, mergulharam de cabeça na viscosa fonte de H.R. Giger e engendraram um pesadelo onde tudo é carne, tudo é repulsa.

Scorn tem previsão de lançamento para 2018, para PC.

Morph Girl

O Ocidente acordou um pouco tarde para a produção oriental do horror cinematográfica. Pífios remakes falharam em capturar a essência de estranheza que uma cultura quase alienígena para nós conseguiu realizar. Hollywood terminou por desistir, mas os criadores de Morph Girl prestam aqui uma surreal homenagem aos filmes japoneses, misturando adventure point-and-click, com cenas filmadas com atores e a estrutura narrativa de uma novela visual.

Morph Girl já está disponível para PC.

The Works of Mercy

Quando Roman Polanski criou clássicos como Repulsa ao Sexo ou O Inquilino, mostrou o lento deterioramento da sanidade em ambientes urbanos onde supostamente o horror não alcançaria. Stanley Kubrick seguiria a mesma temática em O Iluminado e agora os criadores de The Works of Mercy colocam o jogador na mesma incômoda posição de acompanhar um protagonista em uma lenta espiral em direção à loucura e ao homicídio enquanto busca respostas.

The Works of Mercy tem previsão de lançamento para esse ano, para PC.

Colina: Legacy

A casa abandonada sinaliza o passado, traumas e horrores que se recusam a partir e se impregnam nas paredes físicas, no chão, na mobília, esperando a entrada de um desavisado para libertar todo o miasma acumulado. A casa abandonada pode ser uma cidade inteira, como em Silent Hill, uma espaçonave, como em Dead Space. Ou uma casa mesmo, como trouxeram os brasileiros responsáveis por Colina: Legacy, cuja inspiração em Silent Hill está presente até no título.

Colina: Legacy tem previsão de lançamento para 29 de Dezembro, para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

observer_

O futuro pode ser um paraíso tecnológico onde as máquinas nos servem, a sociedade evolui como um todo e as estrelas são alcançadas. Ou o futuro pode ser tudo de ruim que existe hoje amplificado pela mesma tecnologia que deveria nos unificar. Em observer_o ser humano não tem conforto ou privacidade nem nas profundezas de sua mente e pensamentos podem ser hackeados.

observer_ já está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Por muito pouco, não fui responsável pela análise para o Gamerview, mas os requisitos mínimos eram perigosamente acima da capacidade do meu PC e o jogo foi muito bem analisado pelo Vinicios Duarte no site.

Hellhunter

A adrenalina da caça pode ser transformada no pânico de ser caçado e Hellhunter ousa ser um híbrido de gêneros, um RPG isométrico ambientado nos dias de hoje, mas mesclado com fortes elementos do terror: o jogador incorpora um caçador de entidades sobrenaturais que precisa empregar todo seu conhecimento e todas sua perícia para utilizar os recursos corretos para caçar uma entidade desconhecida. Um erro de cálculo e o caçador se torna a presa...

Hellhunter tem previsão de lançamento para 2017, para PC.

Ouvindo: Queen - The Show Must Go On

Um comentário:

Shadow Geisel disse...

Scorn é um jogo que está me fazendo cruzar até os dedos dos pés pra que saia pra consoles. Li que ainda precisam de 200K euros pra poder finalizar, e lançar pro PS4 é uma das metas.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity