Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de abril de 2017

Heróis Nunca Morrem

Em dado dia, passando por uma fase difícil (e quem não passa?), me veio à mente a frase: "não veja as coisas como elas são, veja como elas podem ser". E aquilo me alegrou, porque, sim, havia um caminho para melhorar. Levei talvez cinco segundos para me lembrar que aquele conselho tinha vindo de Overwatch.

join-overwatch

Um dos grandes diferenciais de Overwatch em relação aos seus antecessores é a mensagem positiva que ele tenta passar através de frases, cenários e até mesmo a diversidade de personagens. Sim, é um título onde seis pessoas estão constantemente tentando meter bala e derrubar outras seis pessoas, mas é tudo tão cercado de otimismo, exageros e uma atmosfera de brincadeira que é perfeitamente possível ignorar o mata-mata. Os próprios personagens se incentivam a acreditar que é possível vencer, se elogiam uns aos outros por ações bem-feitas, mesmo que os jogadores em si estejam mudos ou sem esperança. Não por acaso, é o título multiplayer menos tóxico de todos que já experimentei, onde a regra espontânea para o Confronto, o mapa aberto onde jogadores aguardam a oportunidade de entrar em uma partida, na verdade é não atirar.

Em seu lore, temos o Iraque do futuro, que não é um país devastado por guerras, mas uma próspera nação. Onde uma civilização de paz, harmonia e tecnologia viceja no coração da África. Um mundo em que quase tudo deu certo e aquilo que deu errado pode ser mudado, basta acreditar. Onde um grupo com um brilhante caminho pela frente foi forçado a debandar por forças acima de sua vontade, mas um punhado permaneceu firme e manteve o sonho no lugar.

"Vale a Pena Lutar Por Nosso Mundo"

A história de Overwatch se confunde com a de seu próprio desenvolvimento. Como muitos já sabiam, o título da Blizzard nasceu das cinzas do fracassado Projeto Titan. O que poucos sabiam foram as circunstâncias.

Titan 02Titan 03Titan

Em uma palestra durante a última GDC, Jeff Kaplan, Diretor Criativo da Blizzard explicou que Titan foi um dos maiores projetos da desenvolvedora, reunindo 140 profissionais para criar um MMO futurista único, que não seria baseado em nenhuma propriedade intelectual anterior da empresa. Depois de seis anos de produção, a Blizzard chegou à conclusão de que não daria certo e ele foi formalmente cancelado em 2013.

Pessoas que estavam trabalhando juntas por tanto tempo viram seu projeto aparentemente fracassar. Do time total, cem profissionais foram alocados para outros estúdios dentro da Blizzard. Os quarenta que restaram receberam um ultimato: eles teriam seis semanas para apresentar uma nova ideia ou a empresa não teria mais como mantê-los em seu quadro.

Rascunhar um novo jogo em seis semanas? Muitos diriam ser impossível. Uma outra equipe talvez tivesse arrumado suas malas ali, atualizado seus currículos e procurado outras vagas em outras empresas. Mas aqueles eram veteranos da indústria, unidos em torno de um ideal, que já tinham sofrido baixas pesadas e não tinham nada a perder.

Aqueles 40 heróis juntaram tudo que podia ser salvo de Titan e propuseram à Blizzard algo que a empresa nunca tinha feito antes: um FPS multiplayer. E propuseram também algo que era raro dentro da própria indústria. No lugar do niilismo e do futuro sombrio de Titan ou mesmo StarCraft, entrava a esperança. Não o pós-apocalipse tão comum em tantos outros títulos, não o realismo militarizado de um Advanced Warfare. Mas um título leve, de bem com a vida, com espaço para todos os tipos de jogadores, de todas as raças, nações, credos, corpos físicos.

Overwatch is Born

Keplan resume o resultado:

"Nós não fomos dispersos ao vento (...) Tínhamos um time com pouca esperança e um bocado de desespero. Fracasso é uma situação sombria. Para tirarmos a nós mesmos daquela situação sombria, nós criamos um mundo cheio de esperança. Nós precisávamos mostrar às pessoas o que o mundo poderia ser. Isso mostra que há espaço para esperança e inclusividade em nossa indústria também".

Um grupo com um brilhante caminho pela frente foi forçado a debandar por forças acima de sua vontade, mas um punhado permaneceu firme e manteve o sonho no lugar. Overwatch se tornou um dos mais meteóricos sucessos comerciais da Blizzard e hoje comemora 25 milhões de cópias vendidas, menos de um ano depois de seu lançamento.

Por que alguém resolveu vir o mundo como ele poderia ser.

Overwatch

Ouvindo: Blutengel - Nachtbringer

3 comentários:

Hawk disse...

Esse dois últimos wallpapers são fan-made? Pq tem vários personagens aí que não existem no jogo.

C. Aquino disse...

São artes conceituais criadas pela própria equipe da Blizzard. A de cima é a mais antiga, que só foi revelada agora há pouco. A de baixo é mais famosa. Jeff Kaplan falou que havia uma longa lista de personagens que não entraram no jogo final, mas que não foram esquecidos pela equipe. Então... quem sabe o que o futuro reserva?

Hawk disse...

Eu já fico na dúvida em qual herói escolher, se adicionarem esse tanto de herói aí ficará impossível eu selecionar apenas um antes das partidas.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity