Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

19 de março de 2017

As Faces de Far Cry 2

Far Cry 2 - Faces 03Far Cry 2 não precisava carregar o nome do primeiro Far Cry para seguir em frente. Não apenas contém um cenário completamente diferente, como a própria tônica, o motor gráfico e a equipe de desenvolvimento não são os mesmos do jogo "anterior". Enquanto o primeiro é uma luta desesperada (até demais) pela vida em uma ilha tropical, aqui temos uma fatia da imensidão africana para explorar, com tempo para refletir sobre os horrores da guerra e apreciar o excelente trabalho de seus designers.

Uma das primeiras coisas que me chamou a atenção foi o elemento humano. É um título de entretenimento sem muitas pretensões, mas não ignora o sofrimento do povo, a brutalidade de um conflito em que nenhum dos lados está certo e todos querem se dar bem, até mesmo o protagonista. Esse meta-país imaginário é terra de ninguém, mas habitada por todos.

Far Cry 2 - Faces 02Far Cry 2 - Faces 05Far Cry 2 - Faces 10Far Cry 2 - Faces 11

O tiroteio que irrompe de tempos em tempos acaba anestesiando, mas não me canso de registrar seus personagens, vítimas e algozes, como um jornalista acompanhando o trabalho cru de um mercenário. Não chega a ser um colírio visual como foi Metro 2033, mas dois anos separam esses jogos e a vontade de criar um mundo palpável e, por que não dizer, humano, é evidente nos dois títulos.

Far Cry 2 - Faces 07Far Cry 2 - Faces 09

Far Cry 2 - Faces 08

Descontando a violência, a África de Far Cry 2 pulsa com vida própria e chega a ser hospitaleira, com indivíduos que clamam por uma boa foto. Sigo minha jornada, disparando hora minha câmera virtual, hora minhas armas e lutando contra a malária.

Ouvindo: Regina Spektor - Hero

Um comentário:

Shadow Geisel disse...

Joguei Far Cry 2 por um tempo, há uns sete anos. É um jogo muito bom, com design excelente e jogabilidade a contento. Adoro as mecânicas de dirigir e a caça aos diamantes.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity