Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

25 de fevereiro de 2017

2000!

Esta é oficialmente a postagem número 2000 do blog! Isso significa que desde Março de 2008, escrevi 2000 textos para o Retina Desgastada, alguns minúsculos, outros enormes, descontando também o que foi publicado no spin-off pouco conhecido (e pouco usado) Retina Desgastada Remix.

Segundo o Blogger, tivemos 1.265.430 visualizações de página desde 2009, quando adicionei o Google Analytics ao código HTML. Desse total, houve cerca de 900 mil visualizações originadas no Brasil, 146 mil vindas dos Estados Unidos e as demais distribuídas em diversos países, incluindo Ucrânia e Polônia.

Analisando o gráfico do Analytics é possível ver que a era de ouro dos acessos já passou e o blog está em uma progressiva queda em direção à irrelevância.

stats-week

No gráfico por dia é possível ver o impressionante pico de audiência propiciada por uma única menção no Meio Bit Games, em 2011:

stats

Mas a maioria esmagadora dos visitantes vem do Google, perto de 99% dos acessos, alguns deles visitantes recorrentes que digitam "retina desgastada" (a expressão mais pesquisada!) na caixa de busca ao invés de retinadesgastada.com.br na barra de endereços. Mas boa parte do tráfego é de pessoas que buscam sobre um determinado assunto, visitam uma página e partem sem deixar vestígios. De mais de um milhão de visualizações desde 2010, apenas 1069 tiveram origem no Twitter, perdendo até para o Facebook, onde o blog não tem presença oficial, com 1242 visualizações geradas.

Meu navegador favorito, o Firefox, responde por cerca de 27% dos acessos, confirmando seu ocaso. O Google Chrome lidera com folga, trazendo 49% dos visitantes do blog. Enquanto isso, 16% dos usuários insistiram em usar o Internet Explorer durante esses anos todos. Mudando as estatísticas para somente os últimos 30 dias temos:

  • Google Chrome subindo com 58% de uso;
  • Firefox caindo mais ainda para amargos 17% e...
  • ... Internet Explorer subindo para 18% e ultrapassando seu antigo carrasco.

As postagens mais acessadas tampouco são as minhas favoritas, mas os algoritmos e a voz do povo quiseram assim:

Entrada Visualizações de página

Jogando Resident Evil 4 com o Mouse

31 de mai de 2009, 16 comentários

16963

Como Encontrar o Seu Lugar em DCUO e Xingar Muito ...

23 de mai de 2013, 18 comentários

8855

eGamers e o Retina Desgastada

26 de mar de 2011, 9 comentários

7216

(não) Jogando: Resident Evil 4

11 de fev de 2009, 6 comentários

6109

Botando os Dinossauros Pra Brigar

1 de out de 2010, 8 comentários

5826

A Bruxa Está Solta!

27 de set de 2008

2249

Fantásticos Fundos de Twitter

8 de nov de 2010, 5 comentários

1936

Pô, PC!

27 de abr de 2011, 9 comentários

1404

O Legado de Tron (Parte 3)

7 de jan de 2011, 5 comentários

1201

A Grande Lista das Trilhas Gratuitas (revisada e a...

29 de nov de 2012, 23 comentários

1069

 

Se minhas contas estão certas, essas 2000 postagens conviveram com 10.731 imagens publicadas (uma impressionante média de 5 imagens por postagem, o que não faz muito sentido). E tivemos 8820 comentários, uma média de mais de 4 por texto publicado. Desse total, cerca de 10 foram banidos por conteúdo agressivo contra mim ou outros leitores, uma taxa que considerado excepcionalmente baixa na tal "blogosfera gamer". De spam... bem, eu diria que o volume de spam que tentou entrar na caixa de comentários deve ter chegado a 80 mil, talvez mais, a vasta maioria bloqueada automaticamente.

E tudo isso, texto das postagens e texto dos comentários cabe em um único arquivo XML de 31 MB. Prodígios do mundo digital. Se compactar, cabe em 4.5 MB.

Curiosamente, fiz uma postagem idêntica, quando atingi a marca de 1000 publicações! Foram necessários 3 anos e meio para atingir o primeiro milhar e cinco anos e dois meses para completar mais outro milhar, o que mostra que o ritmo de produção definitivamente caiu por aqui. Mas, nesse período também passei a escrever sobre jogos (e outros assuntos) no Código Fonte e, mais recentemente, no Gamerview, e nem tudo é republicado por aqui.

Para todos que acompanharam essas 2000 publicações, nem que tenha sido apenas uma, meu grande obrigado! Mais estão a caminho e ainda teremos bastante estrada pela frente.

Vault-Boy-Thumbs-Up-700x389

Ouvindo: Welle Erdball - Der Telegraph

14 comentários:

Tais Fantoni disse...

Parabainz, aquino! mas não deixe a ostentação subir pela sua cabeça :P hahah.

Meu bloguinho, coitado, só tem 142 publicados (e 49 rascunhos, heuehueheuehu). Bons tempos em que tinha tempo pra ele. e sei como é esse lance de declínio; reparei o mesmo no meu caso.

Thiago disse...

Parabéns Aquino, o conteúdo do seu blog é excelente e você escreve muito bem. Espero que o blog continue, até o dia em que você vai dividir essas páginas com seu filhão! 😄

Shadow Geisel disse...

PArabéns Aquino. Hoje em dia a prática de alimentar um blog está cada vez mais em declínio. Raros são os blogueiros que conseguem manter certa frequência. Com qualidade então nem se fala.

"No gráfico por dia é possível ver o impressionante pico de audiência propiciada por uma única menção no Meio Bit Games, em 2011.."

Isso que eu acho "engraçado" sobre blogs. Ser blogueiro é praticamente um voto de castidade socio-digital, no sentido de que (quando você assume o compromisso) você está sozinho no mundo, à própria sorte. Não existe nada parecido com uma rede para divulgação de blogs de qualidade, e o interesse em boa leitura das pessoas parece diminuir cada vez mais, muito embora que sejam obrigados a usar uma ferramenta (a internet) que demanda isso.

Sobre o blog não ter página no facebook, acho que você devia considerar mudar essa situação. Meu blog aumentou consideravelmente a quantidade de acessos depois que passei a divulgá-lo no Face, Twitter e com os vídeos no canal do Youtube. É fácil, de graça e não custa muito tempo, então, por que não fazer?

Lucs disse...

Parabéns Aquino!

Ah... Percebi a presença de Resident Evil 4 nas top postagens...
E como anda a segunda chance desse jogo incrível? (fica melhor com um controle)
hahaha
A adaptação no Steam é melhor

Marcos A. S. Almeida disse...

Parabéns Aquino. A frequência de postagens está muito boa se comparada há anos atrás. Que venham mais mil postagens!

PS: E com o Microsoft Edge? Ninguém acessa com ele além de mim? Ou ele é contabilizado como Explorer?

Luan disse...

Escuta o Luc, Aquino. Cai logo de cabeça no RE4.

Nunes Neto disse...

Parabéns Aquino, acompanho o Retina a bastante tempo, e só tenho a agradecer a você pelas postagens maravilhosas, o Retina Desgastada é como uma segunda casa para mim, espero que ele continue por muitos anos. Grande Abraço!

Rabisco Virtual disse...

Vim parar aqui no Retina por acidente, procurando algo sobre Fallout 3. Me encantei com os textos do blog, e apesar de pouco comentar, sempre que possível estou de olho no anda sendo postado.

Sobre o "declínio", é algo natural aos dias de hoje. Até mesmo Clube do Hardware está abandonando seus artigos em texto e partindo para os vídeos. Porém há pessoas que nutrem apreço por uma boa leitura, e como diria Aquino, texto é texto. Porém, o Facebook é uma mão na roda, e pra quem já usa Twiter, já é meio caminho andado.

E que venham mais 2 mil publicações, preferencialmente ainda em 2017. hahahaha...Sucesso nobre Aquino.

Helder disse...

Se o retina desgastada acabar eu explodo a internet.

Felipe Duarte disse...

Faço das palavras do Helder as minhas
Entrar frequentemente no retina pra dar uma espiadinha nos novos posts já virou parte de minha rotina, hahahahaha!

Parabéns pelo excelente trabalho, Aquino, os acessos podem até estar diminuindo, mas temos alguns poucos de nós sempre aqui muito dispostos a ouvir o que você tem a falar, meu caro!

\o

Raphael AirnMusic disse...

Úrra! Que venham mais 2k postagens! =D

Loris S. disse...

Parabéns Aquino! Acompanho o blog desde 2009 com muito orgulho!

Anônimo disse...

Pô Aquino, quando postar nos outros canais, coloca o link aqui.

Prestigiaremos seu serviço também em outras águas.

PS: O feedly acusa 29 seguidores.

Airon de Souza disse...

"é possível ver que a era de ouro dos acessos já passou e o blog está em uma progressiva queda em direção à irrelevância"

É um fenômeno que está acontecendo com todo conteúdo em TEXTO no Brasil. Hoje em dia apenas o audiovisual tem vez, infelizmente. Mas se vc não tem pretensões financeiras, dane-se os acessos. Continue o bom trabalho.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity