Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

14 de janeiro de 2017

Leve Desespero

Beyond Despair

Quando vagava pelas ruínas da Zona em Call of Pripyat, ficava imaginando que mistérios e desafios deveriam existir naqueles prédios que eu sequer visitava. A atmosfera do jogo te convida para se manter na linha e ir somente onde é preciso ir, mas a curiosidade latejava no fundo do cérebro. E se aquilo tudo pudesse ser a base para um diferente tipo de MMO?

Em seus melhores momentos, Lifeless chega bem perto de responder essa pergunta, mas naufraga em bugs e falta de polimento. Agora uma outra desenvolvedora traz uma proposta semelhante para Beyond Despair: uma ampla região abandonada pelos Homens e por Deus, anomalias inexplicáveis, criaturas indescritíveis, a solidão, o horror.

Esse tipo de jogo de sobrevivência tem, para mim, sempre um dilema a solucionar: se tiver poucos jogadores, está condenado ao esquecimento, como o próprio Lifeless e outros projetos inacabados de Early Access. Por outro lado, se tiver jogadores demais, como manter o clima de desamparo e terror com dezenas de personagens pulando pelo campo e a permanente tela de chat vomitando "huehuehue", "gimme money", "faggot", "this gaem suks" e outras sandices?

Os desenvolvedores de Beyond Despair podem ter a resposta para esse impasse: primeiramente, o jogo tem um modo single-player. Em segundo lugar, mesmo o modo multijogador não tem nada de massivo: são até 14 jogadores por servidor, em um mapa de 4 quilômetros quadrados, o que deve deixar os encontros raros e, dada a natureza humana, adequadamente tensos.

Na minha mente não deveria ser difícil fazer um jogo com o mapa total de um S.T.A.L.K.E.R. aberto desde o início, emissões radioativas, NPCs randômicos com padrões de comportamento e uma ligeira redução na quantidade de suprimentos disponíveis. Ou apenas pegue o jogo da GSC Games, remova o enredo central e você ainda teria uma experiência superior a 99% dos survivals disponíveis no mercado.

Ainda guardo na manga o S.T.A.L.K.E.R.: Clear Sky, intocado. E, se o desespero apertar, volto para a Zona.

Ouvindo: Ministry - Just Got Paid (ZZ Top)

Um comentário:

Nulagem disse...

Dos três jogos realmente foi o que menos me cativou. Faltou empatia. Ainda assim vale o retorno.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity