Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

29 de janeiro de 2017

Games Done Slow!

stalker-call-of-prypiat-07

Geralmente eu não me preocupo com quanto tempo levo para vencer um jogo. Vou no meu ritmo, nos horários que a vida atribulada me permite, apreciando com moderação, sem pressa, explorando o cenário, morrendo, tentando de novo. Mas recentemente me deparei com a necessidade de descobrir quanto tempo é necessário, porque estou produzindo análises para o Gamerview e tem prazo de entrega. O problema, entretanto, quando você vai analisar um jogo que não foi lançado, é que ninguém terminou ele ainda, e consequentemente ninguém sabe quanto tempo demora...

Enquanto tentava solucionar esse dilema e descobrir se o jogo atual é uma daquelas experiências curtas ou um devorador de tempo, o camarada Thiago Gianelo por uma destas coincidências do destino me recomendou o site How Long to Beat.

Não resolveu minha dúvida, porque, surpresa!, ninguém terminou o tal jogo ainda...

Mas é uma excelente dica para praticamente todos os jogos que já foram lançados. Com dados fornecidos pela própria comunidade de usuários, você pode descobrir quanto tempo leva para vencer somente a história principal, quanto tempo leva para vencer as sidequests também ou mesmo quanto tempo leva para conseguir aquela platina de 100%.

Também é uma ótima ferramenta para eu me dar conta de que, definitivamente, sou lento. Pegando apenas o exemplo dos títulos mais recentes que completei:

A exceção que eu encontrei foi Alpha Protocol. Bateu 15 horas de jogo aqui e a média global que combina todos os estilos de jogo no How Long to Beat também foi de 15 horas.

E como seria essa diferença para um jogo em que eu realmente, realmente explorei com vontade? S.T.A.L.K.E.R.: Call of Pripyat tem a resposta. Minha peregrinação pela Zona me consumiu 39 horas muito bem gastas, no meu ritmo. Um sujeito que tenha "completado" 100% do que o jogo tem a oferecer teria demorado em média 33 horas, segundo o How Long to Beat.

Trinta e três horas para ver todos os segredos da Zona? Faça-me o favor... sigo na minha velocidade, saboreando cada minuto.

Ouvindo: The Prodigy - Omen

6 comentários:

Shadow Geisel disse...

Fallout 4: média geral: 147 horas ao todo. Minha média: 240 horas! 0_0
Troféu Every Nook and Crane garantido...

Gledson A. disse...

Uma vez um professor meu de literatura me disse que ele demorava o tempo necessário para terminar um livro, mesmo que isso significasse passar um ano lendo aos poucos o mesmo. Acho que isso se aplica aos jogos também, tive essa sensação nos últimos tempos pois sempre dá um sensação ruim ao tentar "apressar" a passagem do jogo.

Fun facts: o site possui algumas quinquilharias interessantes. Além da medição de horas necessárias para se jogar determinado jogo, pode-se avaliar validade da informação através das cores de cada placar (quanto mais azul, melhor). Isso ajuda muito, principalmente se tu procurar por jogos muito novos onde a média pode não refletir a realidade.

Outra coisa interessante também são as reviews. Tem uma sessão lá para ver esse tipo de informação também, apesar de que, geralmente, são bem curtas.

Luiz Antônio disse...

Eu sempre consulto o site How long to beat antes de começar um jogo e isso já me rendeu muitas frustrações, pois nunca consigo terminar um jogo dentro do tempo médio que o site informa... Já notei que geralmente eu demoro o dobro do tempo médio informado e isso, durante um tempo, me deixava frustrado. Ficava questionando a minha própria habilidade e rapidez durante o gameplay. Hoje já nem esquento com isso. Já notei que tem gêneros de jogo que, para mim, são mais fluidos e outros mais truncados em que o tempo não rende e a vontade de seguir adiante são menores. O mesmo acontece com livros: Alguns eu devoro e outros são como um auto-flagelo infinito.

Concordo em partes com o Gledson, o problema em demorar muito tempo para finalizar um jogo ou um livro, aproveitando-os em doses homeopáticas, é que, se os intervalos entre uma jogatina (ou leitura) e outra forem muito longos eu acabo perdendo “o fio da meada”. Eu acabo esquecendo como era os controles, o que eu tinha que fazer, em que ponto estava a história, etc... E daí eu tenho que voltar uma (grande) parte da história e, em alguns casos, recomeçar novamente. E com tantos jogos bons que eu ainda nem comecei e com tão pouco tempo disponível, os jogos (e livros) mais truncados pra mim acabam ficando no limbo mesmo. É uma pena porque, muita coisa boa acaba ficando pra trás...

JClove disse...

Quando descobri o Hltb anos atrás achei sensacional mas em pouco tempo parei de consultar justamente pelo fato de meu gameplay lerdo destoar sempre das médias.hehe
Cansei de pegar jogo que seria "rápido de terminar" lá e levar o dobro do tempo XD

Loris Simon disse...

Também uso o HowLongtoBeat, acho o site bom, mas também não posso me basear muito nele. Uso mais para "catalogar" meus jogos, notas e reviews pessoais.

Raphael AirnMusic disse...

Tbém uso mais para catalogar o que estou jogando no momento e só uso as estimativas de tempo para ter uma noção mesmo.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity