Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

4 de dezembro de 2016

A Sombra do Gigante

Voodoo 04

Interessante como as menores coisas tomam proporções colossais.

Sigo o Indie Gala no Twitter, um site que começou com pacotes indies, passou a vender títulos comerciais e agora está investindo na produção de jogos (a exemplo do GMG e o mal fadado Lifeless). Notei que eles estavam anunciando promoções de jogos da Disney, mas todos os links me levavam para a página principal. Uma busca pelos nomes dos jogos não retornava nada na loja. Nem mesmo uma busca por "Disney". Como quem não quer nada, reclamei com eles pelo Twitter.

E fui brindado com uma pérola de gentileza do responsável pelas mídias sociais:

indie-gala

"Esse jogo é bloqueado por região. Talvez seja por isso que você infelizmente não o está vendo. Saudações!"

"O.O

Bem, obrigado pela resposta!

Eu sou brasileiro. Esse deve ser o motivo, provavelmente."

"Ah -- você já é de um lugar tão bonito! Você não pode ter tudo

:p"

":D"

A postagem poderia terminar por aqui, mas o mesmo sujeito me procurou alguns minutos depois para falar sobre Voodoo, o jogo em desenvolvimento que a Indie Gala está promovendo com unhas e dentes e que está lutando para alcançar sua meta no Kickstarter. Ele ou ela havia visto meu blog e descoberto que, bem, falo sobre jogos. Então me cedeu três chaves de acesso para a versão pre-alpha do jogo, reservada para backers e imprensa.

O que me levou a correr pelado pelas savanas africanas.

Colossal

Por "pre-alpha", deve-se entender que o jogo ainda está muito inacabado. E sujeito a bugs, como travadas e queda de servidor. Mas, no exato instante em que você avista o Izimu no horizonte, você esquece imediatamente tudo isso. Sua primeira reação é fugir do gigante, para bem longe. Sua segunda reação é pensar em como irá conseguir derrubá-lo.

Voodoo 03Voodoo 14

Voodoo não esconde que busca inspiração no clássico Shadow of the Colossus, com criaturas de dimensões épicas. O Izimu, um titã africano do tamanho de um prédio, impõe respeito. A música que toca no instante em que você entra no raio de ação do gigante te motiva para a batalha. Para derrubá-lo, você precisa seguir uma série de passos que são mais fáceis de entender do que realmente executar. A adrenalina sobe. Um erro de cálculo e ele irá esmagá-lo com um pisão ou com uma rocha arremessada.

Mas Voodoo não se contenta em ficar à sombra do passado. O jogo possui um estilo único, perceptível mesmo nessa versão preliminar. Ao focar nas tradições africanas, o projeto da desenvolvedora italiana Brain in the Box consegue atingir um visual ímpar, tanto nos cenários, quanto na caracterização do colosso e de seu personagem, um guerreiro tribal que vaga sem roupas, mas possui uma máscara e tatuagens únicas que o distinguem dos outros jogadores.

Em termos mecânicos, o jogo não irá se deter apenas nas batalhas contra os Izimus. Haverá um sistema de fabricação de itens, armas e construção de base, características herdadas do gênero survival multiplayer. Jogadores poderão cooperar entre si, formando tribos, até porque é impossível para um único indivíduo derrubar um dos gigantes. Mas também poderão perseguir e matar outros jogadores, formar clãs, evoluir tecnologias, declarar guerra e tudo mais. Essa parte ainda não está presente no pre-alpha, que busca foco mesmo no embate com Atlas, o único colosso que encontrei no vasto mapa.

A campanha do jogo no Kickstarter é para completar a investida final no desenvolvimento. Dos 30 mil euros necessários para a meta, menos de 6 mil foram arrecadados em cerca de 10 dias. Ainda faltam 28 dias de campanha e torço para o sucesso de Voodoo.

Voodoo 19Voodoo 23

Os dois primeiros leitores que deixarem um e-mail, usuário de Steam ou Twitter para eu fazer contato irão receber as outras duas chaves para o pre-alpha do jogo no Steam. Não sei se isso garante acesso à versão final de Voodoo um dia, mas, pelo menos você poderá vagar pelado pelo mato e batalhar um gigante sem que ninguém chame a polícia.

E já foram distribuídas as chaves!

Ouvindo: Hirasawa Susumu - Kagea

4 comentários:

Tais disse...

Bom, why not? Contato cê já tem, mas qualquer coisa me chama no twitter xD: @taisfantoni

Renato Medeiros disse...

Gostei! [email protected]

C. Aquino disse...

Já mandei as chaves, pessoal. Renato, dá uma olhadinha na caixa de Spam, porque às vezes os emails que mando da conta do blog param lá quando se trata de Outlook ou Hotmail (coisas da Microsoft...).

Shadow Geisel disse...

"Não se pode ter tudo..." kkkkkkkkkkkkkkk. Muito fofa mesmo a resposta dele.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity