Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

12 de setembro de 2016

(não) Jogando: Evolve

evolve-trouble

O melhor momento de Evolve é quando você está à bordo da nave de transporte que te leva para a superfície do planeta. Quatro dos caçadores mais perigosos do universo com características bem diferentes uns dos outros reunidos no compartimento de carga rumo ao desconhecido. A porta traseira se abre, revelando uma paisagem centenas de metros abaixo. Dá para sentir o vento batendo no rosto e a adrenalina subindo. Eles saltam para o vazio, sem medo.

Ironicamente, toda essa sequência é automática e você não controla nada. A emoção termina quando você toca o solo.

Evolve foi desenvolvido pela mesma equipe de Left 4 Dead, mas nem parece. Onde no primeiro a camaradagem entre os aliados era primordial, a tensão permanente e a surpresa uma certeza, aqui os personagens mal se dão conta uns dos outros, a caçada é um passeio e a previsibilidade triunfa.

Parece que tem um grande monstro no jogo e esse é o chamariz de Evolve: um título assimétrico, um subgênero dos jogos multiplayer que vem ganhando tração. Através dessa mecânica, um dos jogadores controla uma criatura das trevas, um assassino serial, um tubarão mortal, ou, como é o caso aqui, uma fera alienígena. Os demais encarnam personagens com muito menos capacidade que o anterior e que são a sua presa.

A teoria é essa, mas, jogando Evolve, percebi que a assimetria foi invertida e pobre daquele coitado que optar por controlar o monstro. A besta colossal com vários metros de altura e poderes exóticos, pouco mais é que um leão na savana fugindo de caçadores equipados de bazucas. A recomendação é que o monstro fuja, cace presas menores, se alimente e evolua para poder encarar os caçadores. Mas a evolução é lenta, os mapas são minúsculos e a criatura deixa para trás um rastro fácil de ser seguido, quando não é identificada por satélite ou denunciada por uma revoada de pássaros assustados. Quando se dá conta, está cercada por um domo intransponível, levando tiros de múltiplas direções de humanos que aguentam todos os castigos que ele difere. Em quatro, cinco minutos, é possível completar uma partida.

Evolve Screenshot 60Evolve Screenshot 64

Até caçadas de raposa, onde um único animal é perseguido por matilhas de cães farejadores e uma penca de humanos a cavalos, são mais justas para o animal que Evolve.

Entrei no jogo sem pagar nada. Mas esperava um nível de emoção proporcional àquele salto no vazio do começo da caçada. Encontrei um rastro luminoso me levando até um alvo do tamanho de uma casa, incapaz de se esconder. É como pescar em um barril. É possível a vitória do monstro, mas isso exige ao mesmo tempo uma grande habilidade de quem o controla e uma grande incompetência de quem o caça.

Experimentei todos os tipos de caçadores e experimentei todos os tipos de monstro. Há grandes personagens aqui e feras dignas de pesadelo. Mas, na hora da onça beber água, tudo se resume a espancar os botões das habilidades depois que o cooldown termina. Com apenas quatro habilidades disponíveis, o combate é bem menos estratégico que a maioria dos MMOs, onde você enfrenta um chefe controlado por AI. Para quem entra na pele da fera, brota no peito uma sensação de impotência: como é possível que um humano que não bate no seu joelho aguente um golpe de suas garras, um jorro de fogo ou uma pedra do tamanho de um ônibus arremessado contra sua cabeça? Eles aguentam. Porque em Evolve, a assimetria está do lado dos caçadores. O monstro é a vítima.

Evolve Screenshot 25

Para completar o sofrimento, o tempo de espera entre uma partida e outra é maior que muitas caçadas. Cada jogador precisa estar alinhado, com seu papel escolhido, com suas habilidades e vantagens selecionadas. São muitas opções de customização, mas vão pouco além de "+10% de propulsão" ou "+5% de dano", o que, no calor da batalha, pouca ou nenhuma diferença fazem. Você tamborila os dedos esperando a partida começar, esperando a tela de carregamento completar, e isso é um bocado de tempo para avaliar o que você está fazendo aqui com tantos outros jogos mais interessantes no mercado.

Reza a lenda que Evolve foi um jogo melhor. Que os mapas eram enormes, cheios de lugares para o monstro se esconder. Que ele era mais forte, evoluía mais rápido. Que apenas uma classe de caçador podia rastreá-lo e apenas outra classe poderia prendê-lo em um domo. Era um autêntico jogo de gato e rato, onde inteligência e nervos de aço faziam a diferença. Mas também reza a lenda que os jogadores reclamaram que o jogo era lento, desbalanceado(?), que tinha pouco confronto. A impressão errada afundou as vendas. A desenvolvedora jogou a toalha e mudou tudo, transformando Evolve nesse pastiche onde o que vale é "meter bala no bichão". Virou um dos títulos mais jogados no Steam por um tempo.

Agora, caiu de novo de posição. Ou, melhor dizendo, saltou para o vazio.

Evolve Screenshot 07

Ouvindo: The Sisters of Mercy - Temple Of Love

5 comentários:

Shadow Geisel disse...

Realmente estranhei isso, pois no lançamento o jogo parecia ser bem mais justo. De qualquer forma, um jogo que você depende de outras pessoas (reais) pra jogar nunca me parece uma boa ideia. Quantos jogos baseados em jogabilidade exclusivamente multiplayer entraram pra história dos melhores jogos, ou ainda permanecem nela? Já o oposto, o dos excelentes jogos totalmente off-line (como Bioshock Infinite), é a maioria esmagadora.

Kenny disse...

Adoro seus textos! Comecei a acompanhar por acidente, quando li um comentário fabuloso (seu) na steam sobre o "Alien Bug Marines". Continue o ótimo trampo!
Evolve já foi bom (proporcionava desafio) mas o balanceamento do monstrão foi bem fail.

Kenny disse...

Adoro seus textos! Comecei a acompanhar por acidente, quando li um comentário fabuloso (seu) na steam sobre o "Alien Bug Marines". Continue o ótimo trampo!
Evolve já foi bom (proporcionava desafio) mas o balanceamento do monstrão foi bem fail.

albert alves disse...

desculpe mas jogou por quanto tempo? 1 dia?. sua realidade não é exatamente o que jogo é, os jogo proporciona um lado onde o caçador HOJE tem a desvantagem. acompanho o evolve a um tempo e cada vez vejo os monstros cada vez mais poderosos, tanto que alguns deles se não souber os caçadores adequados você não consegue o mata lo. um exemplo e o Famoso Kraken onde fica voando basicamente não tem um caçador realmente efetivo contra ele, entre varias outras coisas, no time todos depende um do outro? Sim. o Evolve e isso um Grupo de caçadores que tem que fazer cada um o seu papel de forma organizada, se não você perde isso é fato. O medico faça sua função curar, o suporte auxiliar, armadilheiro encontrar e deixa lo lento ou prende lo, assault causar dano excessivo no monstro. sobre o fato de não aguentar uma pedra bom.. pra você seria justo um monstro jogar uma pedra e você morre logo em seguida? seria um suicídio do próprio jogo não acha? o Monstro hoje, não precisar ter uma grande habilidade para ganhar com ele, basta apenas jogar um pouco como caçador e ver o que cada um faz, acaba se percebendo o que cada caçador faz. Desculpe. mas você foi um tanto quanto chorão.

May (burn.it / DarkSide) disse...

Eu concordo em partes. Comecei a jogar assim que ficou free... E não era tão fácil assim ganhar do monstro... A cada atualização, parecia que eles ferravam mais os sobreviventes e davam vantagens pros monstros...

Não sei se tbm tinha a ver com os jogadores que preferiam monstro pois no começo dava pra ver qual era a "patente geral" do perfil e não só a patente do personagem... Alguns tinham o nível máximo (50, agora 75) e as partidas ficavam bem desequilibradas... Também poderia cair assim pois muita gente tava descontente mesmo sendo free e não tava sabendo jogar...

Depois de uma terceira atualização o jogo ficou difícil pro monstro e fácil pra nós sobreviventes... cheguei a ganhar 18x na sequencia (alguns amigos até mais) http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=730363498

Mas o jogo é muito instável... teve épocas em que o jogo travava se o monstro saía da partida... Não sei como era quando o jogo era pago... só sei que sinto pena de quem foi enganado por ele, uma vez que me parece que o jogo não estava totalmente acabado, e acaba sendo muito repetitivo...

Ainda não sei se tem como salvar este jogo... Eu até que gosto... jogo às vezes com meus amigos, mas nunca de monstro... fora que o tutorial antigo era muito vago e acabava morrendo praticamente nos primeiros 2 min... era muito confuso... hoje não sei se já mudaram, mas eu sinceramente não gosto de jogar de monstro...

Apesar de ser um eterno corre, corre e tomando vários olés dos monstros mais experientes, ainda assim dá pra passar umas 4/5 partidas se divertindo... depois fica bem chato!

P.S: não achei que foi muito extensa a análise... foi bem detalhada e pode ajudar muita gente a não perder tempo num jogo em que na verdade não sabe-se o que esperar! Em breve posto a minha análise! :steamhappy:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity