Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

5 de setembro de 2016

Mão na Massa

Harold Halibut

Animação com bonecos (ou massinha), usando a técnica do Stop Motion, é uma das artes mais trabalhosas que existem e que exige uma dose quase infinita de paciência. Desenvolver jogos é outra arte bastante trabalhosa nos dias de hoje e que também exige paciência e dedicação.

E é por isso que dá para contar nos dedos os jogos criados com Stop Motion.

Mas Harold Halibut está querendo entrar nesse seleto segmento e parece promissor:

Cenários, bonecos, vestuário, tudo foi construído e animado artesanalmente e pode-se perceber o esmero em cada detalhe. A história irá acompanhar o personagem homônimo que nada mais do que o faxineiro de uma espaçonave que caiu em um planeta aquático. Caberá ao jogador desvendar alguns mistérios, no tradicional estilo dos adventures, e, possivelmente descobrir uma forma de tirar a nave dessa situação.

A única oportunidade que tive de jogar algo levemente parecido foi com The Neverhood. O anárquico jogo foi todo criado com massinha de modelar e tem uma trilha sonora tão ímpar que figura até hoje entre uma das minhas favoritas, mesmo não tendo avançado quase nada no jogo. Infelizmente, saiu do mercado, não foi portado para sistemas modernos e é praticamente impossível fazê-lo rodar em qualquer Windows lançado nos últimos quinze anos.

The Neverhood

O sucessor espiritual de The Neverhood é Armikrog, desenvolvido por parte do time original e bancado através de uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo. Mas Armikrog não só não atingiu o mesmo padrão de qualidade do original, como também chegou cercado de controvérsias relacionadas ao seu criador.

Mas Armikrog e The Neverhood não são os únicos representantes do estilo, com o MobyGames listando 34 títulos que utilizam a técnica do Stop Motion de alguma forma.

Em breve, Harold Halibut poderá ser o 35º da lista. Por enquanto, o jogo não tem data de lançamento nem plataformas anunciadas.

Ouvindo: Thommaz Kauffmann - Fear II

2 comentários:

Raphael AirnMusic disse...

Que tonto, fui indicar um outro e não é feito de massinha, mas sim de papel... de qquer maneira, é bem bacana, embora curtinho, o nome é Lume.

Esse da postagem parece muito bacana, vou ficar de olho! ;)

Kenny disse...

Esse Neverhood tem pra play1. Tlvz por emulador vc rode!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity